dcsimg

Como calcular seguro de veículos

Quando se deseja adquirir um seguro de veículo, muita gente se atenta apenas ao valor final desse produto. Mas, você sabe como é feito esse cálculo?

A primeira coisa é que não se deve confundir os produtos existentes no mercado, pois o seguro auto é regulamentado pela Susep e segue uma série de regras. Já a proteção veicular, é disponibilizada por associações e não passa por inspeções.

Clique aqui e faça o seu seguro auto em 30 segundos.

Portanto, o que vamos falar é sobre seguro de veículos que seguem alguns critérios comuns, independentemente da seguradora.

São considerados vários fatores para que seja formado o preço final, no geral, estão ligados ao risco. Isso quer dizer que quanto maior o risco de sofrer um sinistro, o aumento do seguro será proporcional.

Como calcular seguro de veículos

Fatores que influenciam no preço do seguro de veiculo

Como já dito, os atores são bastante variados, mas alguns deles podem ser bem definidos. Confira quais são.

Índice de roubo e furtos: quanto mais visado o modelo do veículo é pelos bandidos, maior será o valor do seguro. Existem modelos que estão na lista dos mais roubados, eles têm um seguro muito mais alto, mesmo que o valor de mercado do carro não seja tão elevado. Para se ter uma ideia, esse fator pode ser responsável por 60% do preço final.

Perfil do motorista: os motoristas mais jovens possuem pouca experiência ao volante, aumento o risco de acidentes. Além disso, o seu histórico vai influenciar, se ele possui multas ou já ter se envolvido em acidentes, faz com que o custo seja mais elevado.

Aproveite e faça a cotação do seu seguro auto!

Tipo de garagem: pode parecer bobagem, mas o tipo de garagem em que o carro fica, influencia. Se em casa e no trabalho ele fica em um estacionamento fechado e com portão, há redução do preço. Em contrapartida, o oposto também é valido e carros que ficam estacionados na rua, não levam muita vantagem.

Utilização do veículo: carros que são usados eventualmente, tem um seguro de veículo mais barato. O valor tende a crescer gradualmente conforme o uso, sendo acrescentado se o carro é utilizado para ir a faculdade, para trabalho etc.

Local de residência: há essa diferença, sendo que existem algumas áreas de risco classificadas pelas seguradoras. Locais onde há mais assaltos, a tendência é que o valor acompanhe.

Coberturas contratadas: conforme os tipos de coberturas contratadas, é que será definido o valor. Se a proteção for mais simples, o preço será menor. Quanto mais coberturas forem adicionadas, o aumento do custo será proporcional.

 

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário