dcsimg

Como é determinado o valor de um seguro de carro?

Quer saber como é determinado o valor de um seguro de carro? Encontre aqui dicas para te ajudar a saber quanto você vai pagar.

Como é determinado o valor de um seguro de carro?São muitas informações e dados estatísticos que as seguradoras usam para determinar quanto cada cliente pagará no seguro do seu carro. Uma dessas informações é o índice de roubo e furto.

Clique aqui e faça o primeiro passo para o seu seguro auto em 30 segundos.

O índice de roubo só cresce

O índice de roubo só cresce. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, somente na cidade de São Paulo, em 2016 foram registrados 27.865 roubos à veículos de janeiro a setembro. Outra informação nada tranquilizadora para quem tem carro sem seguro: nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, a recuperação dos veículos roubados ou furtados não chega a 50%.

A melhor das tecnologias embarcadas como imobilizador eletrônico de ignição, alarme e outros atrasa o roubo em até três minutos. Para contornar a situação e tentar diminuir os riscos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que todos os veículos saiam de fábrica com rastreador antifurto. Essa obrigatoriedade vem sofrendo constantes adiamentos e até o momento não foi implantada e nem existe previsão.

Quer comprar um carro, mas não sabe se é uma boa hora? Siga nossas dicas e descubra, ;)

De um lado há pressão das montadoras alegando que a instalação do equipamento aumentaria o preço final dos carros em no mínimo R$ 600,00 e sendo o mercado consumidor brasileiro sensível a preço, qualquer aumento impactaria negativamente as vendas. Além disso, vários modelos de veículos já saem ou saíram de fábrica com o equipamento, mas o consumidor não ativava o sistema. Outra desvantagem é que o imobilizador não impede o roubo, apenas localiza o carro depois dele ter sido levado e não livra o proprietário da perda causada por danos parciais ou por causados a terceiros.

A ineficiência do equipamento, a complexidade da infraestrutura de telecomunicações necessária para o funcionamento do sistema, o alto custo e a não obrigatoriedade da ativação do serviço indica que haverá mais adiamentos e poderá elevar o valor de um seguro de carro. Por isso o seguro ainda é a principal proteção para evitar prejuízo com roubo ou acidentes com o carro.

Há carros que são mais vulneráveis a furtos que outros

Para identificá-los, o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) centro de pesquisa dedicado ao estudo da reparação automotiva contabilizou o Índice de Furto avaliando os itens de segurança dos veículos comercializados no país de acordo com a quantidade e a qualidade dos dispositivos de proteção. Assim identifica para o consumidor os veículos mais bem equipados com dispositivos que dificultam a violação ao patrimônio.

Aproveite e faça a cotação do seu seguro auto!

Quer economizar com a contratação do seguro auto? Conheça algumas opções mais em conta, :)

Os componentes avaliados foram os imobilizadores (dispositivos antifurto, interligados ao módulo de injeção, que tem a função de bloquear a partida do motor caso não seja utilizado a chave correta do veículo), os alarmes (sistemas originais que alertam a violação do veículo através de avisos sonoros e/ou luminosos), e as travas de volante (tem a função de impedir mecanicamente a rotação do volante após a retirada da chave), vidros laterais laminados, a chave do veículo (item principal para que o veículo seja ligado e que possui diversas características de funcionamento e diversos tipos de segredos mecânicos e eletrônicos) e a posição da bateria (um item muito importante e que pode ser vital para que o alarme do veículo não seja desabilitado com facilidade). Sendo que a chave e o alarme são os itens de maior peso no cálculo do índice, seguidos pelo imobilizador.

Os veículos foram avaliados em uma escala que varia de 0 a 5 estrelas. Entre os mais seguros estão o sedã Chevrolet Cruze LTZ, o primeiro colocado na avaliação, seguido pelo Ford Ka Sport. A Honda aparece na terceira colocação, com o monovolume Fit e o sedã Civic empatados com o Cobalt e o Cruze LT da GM. Em sexto lugar estão Novo Gol e Fox da Volkswagen, Fiat (Palio, Novo Palio, Novo Punto e Grand Siena), Nissan (March) e Renault (Sandero). Nas últimas posições estão os chineses Chery QQ e a JAC, representada pelos modelos J3, J3 Turin, J5 e J6.

Como saber o valor de um seguro de carro

Os riscos do roubo de carros e os itens de segurança, são apenas alguns dos itens que irão ajudar na formação do valor de um seguro de carro. Existem muitos outros itens, como:

Idade de condutor: quanto mais jovem o motorista mais caro ele pagará pelo seguro. Isso acontece pelo fato dele ter pouca experiência ao volante e maior probabilidade de se envolver em acidentes.

Tempo de habilitação: esse fator também está ligado a experiência ao volante e seus riscos.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Sexo do motorista: a diferença em relação ao sexo é resultado das estatísticas. As mulheres tendem a sofrer menos sinistros e tem o seguro mais barato.

Modelo do veículo: o valor do seguro vai reparar as perdas com o carro e quanto mais caro ele for, maior será o seguro.

Local de residência: locais considerados perigosos por terem um alto registro de roubos, acabam elevando o valor.

Estacionamento: proprietários que estacionam o carro na garagem, tanto em casa como n trabalho, tendem a pagar menos.

Rastreadores: apesar de não impedir o roubo, esses equipamentos ajudam na localização do veículo, tendo um alto índice de recuperação.

Coberturas: de acordo com a proteção escolhida se pagará um valor por isso. Uma cobertura simples contra roubo e furto apenas, sai mais barata que uma completa que inclui colisões, danos a passageiros, terceiros e outros.

Agora que já sabe como o valor do seguro é calculado é só escolher o seu e proteger o veículo, lembrando de como deixá-lo mais barato. Faça sua cotação no SeguroAuto.org e veja o valor de um seguro de carro para você.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Seguro de automóveis - 1 de agosto de 2016 às 20:47

Sua idade, sexo e estado civil são principais pontos avaliados pelas seguradoras para calcular o custo de seu seguro. Mas a avaliação não para por aí. Esses dados vão ser analisados em conjunto com outras.

Rony Valdo da Silva Carvalho - 24 de julho de 2016 às 18:31

Olá,

Gostaria de fazer uma cotação pessoalmente.

Aguardo retorno.

José Pereira Filho - 15 de novembro de 2015 às 19:02

Olá,

Quais carros são mais roubados?

Obrigado

Seguro Auto BH - 2 de abril de 2014 às 13:14

Olá,
Infelizmente alguns carros são mais visados para roubo, porque a Indústria do desmanche é grande no Brasil. E para estes carros o seguro fica mais caro.

Até mais.

Sanaira Silveira - 16 de novembro de 2015 às 16:15

Boa tarde José,

Veja nosso artigo sobre carros mais roubados http://www.seguroauto.org/10-carros-mais-roubados/
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário na home-page do nosso site e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.

Obrigada!

Sanaira Silveira - 29 de julho de 2016 às 19:45

Boa tarde Rony,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Trabalhamos com cotações on-line, caso tenha interesse, preencha o formulário em nosso site para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.

Precisando de
um seguro para
o seu carro?

Cote seu seguro auto.
Faça a cotação do seu seguro online
SOLICITAR