October 20 2011

Guilherme da Luz

Seguro Obrigatório DPVAT

Seguro Obrigatório DPVAT: Um seguro indispensável para proteger as vítimas de trânsito no Brasil.

A cada 31 segundos acontece um acidente de trânsito no Brasil e infelizmente,eles não têm hora nem lugar. Por outro lado, alguns deles ainda são possíveis de serem evitados através da agilidade, direção defensiva e atenção dos motoristas. Mas quando isto não é possível, o seguro DPVAT está presente para proteger e auxiliar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil.

O seguro obrigatório (DVPAT) não é apenas mais uma taxa a ser paga quando você licencia um veículo. Mas esta sigla de 5 letras tem um significado muito importante para salvar vidas: Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Ou seja, é um seguro obrigatório para danos pessoais que são causados por veículos automotores de vias terrestres e que tem o objetivo de amparar as vítimas de trânsito em todo o Brasil, sem se preocupar em saber de quem foi a culpa do acidente ocorrido.

O DPVAT é um seguro obrigatório criado em 1974 pela Lei 6.194, e determina que todos os veículos automotores de via terrestre precisam pagar esta taxa para circular nas ruas e estradas de todo o Brasil. Com isso, o pagamento deste seguro irá garantir às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações, mesmo que os culpados pelos acidentes não queiram arcar com a sua responsabilidade.

Sendo assim, qualquer indivíduo que for vítima de um acidente (ou seu beneficiário, em caso de morte) envolvendo um veículo tem o direito de requerer a indenização DPVAT. A indenização é paga individualmente, não importando o número de vítimas que o acidente tenha causado, e como mencionado anteriormente, sem depender da apuração dos culpados no acidente. As indenizações serão recompensadas sob a forma de reembolso de acordo com as despesas comprovadas com o atendimento médico-hospitalar.

É importante ressaltar que os acidentes ocorridos fora do Brasil não têm cobertura do DPVAT e assim como no caso dos veículos estrangeiros em circulação no país, é preciso contratar um seguro específico para este tipo de acidente, como por exemplo, o Seguro Carta Verde.

Os pedidos de indenização devem ser feitos através das seguradoras credenciadas junto ao convênio DPVAT e que estão autorizadas a receber este seguro para você. O valor da indenização por morte e invalidez permanente é de R$13.500. O reembolso para despesas médicas e hospitalares é de até R$2.700

Lembre-se que o prazo para solicitar o seguro DPVAT é de no máximo até 3 anos após o acidente.

Atualmente, não há multas ou encargos se o seu DVPAT estiver atrasado. Porém, sem o seguro obrigatório quitado o veículo não é considerado licenciado, dessa forma, você não estará em dia com a legislação e teoricamente não tem permissão para utilizá-lo.

Em caso de acidente, a pessoa pode saber mais na web ao completar algumas lacunas com as informações necessárias para fazer o requerimento: data do acidente, tipo de veículo envolvido, identificação da placa e indenização solicitada.

Para solicitar a indenização é preciso apresentar os documentos na seguradora de sua escolha

Dentre os documentos necessários para fazer o requerimento estão: RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico. O site oficial do DPVAT explica também mais detalhes que o beneficiário precisa saber para fazer o pedido.

Se você for dirigir, dirija defensivamente para prevenir ou minimizar os acidentes de trânsito. É comprovado que a maioria dos acidentes são causados por falha humana, negligência ou imprudência.

Já que não é possível evitar a maioria dos acidentes, vamos pelo menos tratar com respeito e muito cuidado as vítimas do trânsito para que estas pessoas se recuperem rapidamente, sem problemas crônicos e assim viver tranquilamente e felizes.

Você pode solicitar uma cotação de seguro de carro através do nosso formulário na página principal e aproveitar para tirar as suas dúvidas sobre DPVAT através dos nossos parceiros.

A cada 31 segundos ocorre um acidente de trânsito no Brasil. E seguro DPVAT é um direito de todo o cidadão: Um verdadeiro aliado para proteger as vítimas nas estradas.

Sobre o autor: Guilherme da Luz

Guilherme da Luz, redator e tradutor, nascido em Florianópolis. Formado em Comunicação Social pela Universidade do Sul de Santa Catarina, já trabalhou em várias agências de propaganda em Santa Catarina e como freelancer, em Londres. Traduziu e segmentou campanhas publicitárias para o Brasil para clientes como YouTube, Wella, Chevrolet, Volvo, Sotheby's e Benetton. Participou também da organização dos Festivais Cannes Lions e D&AD.

Gostou do nosso artigo? Que tal aproveitar e realizar uma cotação de seguro auto e receber excelentes propostas através dos parceiros do site seguroauto.org?
Clique Aqui!

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário