dcsimg

Tire suas dúvidas sobre o seguro auto

Tire suas dúvidas sobre o seguro autoApesar de ser um produto bastante conhecido o seguro auto ainda gera muitas dúvidas não somente entre quem está interessado em adquirir um como também em quem já tem. Algumas dessas são bastante comuns e acabam gerando confusão na hora de utilizar o seguro, por isso confira a resposta para algumas dessas perguntas.

Dúvidas sobre o seguro auto

  1. Posso contratar um seguro estando com o nome sujo?

Isso é possível, pois as seguradoras podem se negar a vender o serviço por conta de restrição ao crédito. Porém isso não quer dizer que o valor cobrado será o mais barato do mercado, pois é uma prática comum as seguradoras elevarem o preço como uma garantia.

Clique aqui e faça o seu seguro auto em 30 segundos.

  • Se eu optar em renovar o seguro com outra seguradora, eu perco o bônus?

Não. Para quem não sabem os bônus são espécie de pontos que o motorista adquire de acordo com o tempo que possui o seguro e por ser um bom motorista, isso significa que se ele não tem registros de sinistro maior será a pontuação dele. Esses bônus podem ser utilizados para se conseguir descontos quando a apólice é renovada e por mais que se mude de segurador esses pontos não são perdidos, por isso se optar por mudar o fornecedor ainda sim os bônus poderão ser usados.

  • O que é a indenização integral?

Quando o veículo sofre algum sinistro como roubo e furto é preciso que seja pago o valor integral do veículo para o segurado uma vez que esse não existe mais. Em casos de colisão é feita uma avaliação do conserto e caso esse ultrapasse 75% do valor total do veículo será paga a indenização integral, ou seja, o valor total do carro, pois não compensa arrumar ele. A indenização integral é paga nos casos em que ocorra a perda total.

Você pode entender melhor sobre a perda total também!

  • Como funciona a franquia?

Primeiro é preciso saber o que é a franquia para depois entender o seu funcionamento. A franquia é um valor que o segurado paga em caso de sinistro, ou seja, a seguradora paga uma parte do valor com conserto e o segurado entra com uma participação também. É importante ressaltar que a franquia só será cobrada em casos de indenização parcial.

O valor da franquia a ser paga vai depender do que está especificado na apólice, podendo o seu valor variar de acordo com isso. Porém, é importante ressaltar que quanto maior for o prêmio (valor do seguro), menor será a franquia.

Fizemos um artigo sobre como escolher a franquia ideal. Veja qual é a sua!

Aproveite e faça a cotação do seu seguro auto!

  • Se eu viajar para fora do país e ocorrer um sinistro o seguro cobre?

Isso vai depender muito do que está discriminado na apólice, mas a grande maioria delas apenas garante cobertura no território nacional. Mas para quem pretende viajar para os países do Mercosul precisa contratar o seguro Carta Verde que garante essa proteção em mais países. Porém conversando com a sua seguradora é possível muitas vezes encontrar seguros que oferecem coberturas diferenciadas que irão abranger também outros países.

  • No caso de enchentes e alagamentos, meu veículo está coberto?

Isso vai depender do que está especificado na sua apólice, se optou por uma mais simples que inclui apenas roubo, fruto e incêndio, a resposta é não. Já se tem uma cobertura mais abrangente e isso inclui enchentes e alagamento pode ficar tranquilo. Por isso na hora de fazer a contratação é importante verificar essa informação.

  • Como meu perfil influencia no valor do seguro?

Para calcular o valor do seguro são levadas em consideração diferentes informações para que se possa traçar os riscos. O perfil do motorista é um desses pontos avaliados, pois de acordo com as estatísticas a maior parte dos acidentes são causados por motoristas jovens do sexo masculino, por isso esses tendem a pagar mais pelo seguro. Porém é importante rizar que não é apenas isso que é utilizado para se chegar ao valor final.

  • Meu carro novo foi roubado, qual será o valor pago pela seguradora?

Os carros zero quilômetros até 90 dias após a sua compra deve ser ressarcido no valor da nota fiscal, afinal não seria justo o segurado receber por um carro usado. Porém acima desse prazo será pago o valor estipulado na apólice ou usando como base as tabelas especificadas, normalmente a Fipe.

  • Se eu bater o carro quando estiver bêbado recebo o valor da indenização?

Não. Nesse caso o segurado deixa de cumprir com os seus deveres tomar os devidos cuidados na hora de proteger o carro. Por isso estando sobre o efeito do álcool ou drogas ele perde o direito a indenização.

  • Deixei o carro no serviço de vallet e ele bateu. Eu tenho direito a indenização?

Sim. Primeiro tente conversar com a empresa responsável pelo serviço, se não for possível resolver a situação acione a seguradora que ela irá pagar a indenização e assim você não será prejudicado.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Leia mais artigos sobre:

Comentários

João - 27 de março de 2016 às 13:24

Bom dia,

Acabei batendo o meu carro, acionei o seguro, ele cobre outra parte de pintura que o carro precisa? Ou somente a danificada pela colisão? Porque?

Obrigado

Sanaira Silveira - 30 de março de 2016 às 13:35

Bom dia João,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Por favor, entre em contato com o seu corretor para que possa tirar sua dúvida mediante ao seu contrato.
Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário na home-page do nosso site para que possamos entrar em contato com você.

Obrigada

Carlinhos Gonçalves dos Santos - 14 de outubro de 2016 às 02:50

Boa noite, Prezados,

Estou tentando fazer uma cotação de um seguro para uma aquisição de um veículo Ford Ka Sedan e no preenchimento meu CPF e o CEP da minha Cidade também não é aceito, como devo fazer?

Muito obrigado e boa noite a todos, excelentes comentários dos leitores.

Sanaira Silveira - 18 de outubro de 2016 às 16:20

Boa tarde Carlinhos,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Você pode tentar preencher o formulário com outro navegador?
Caso não dê certo, me envie seus dados no sanaira.mc@gmail.com que preencho pra você.

Abraço

Rafael Drumond - 30 de janeiro de 2017 às 09:29

Olá a todos,

Resumindo o fato:
Meu carro foi roubado em 03/12/16.
No dia 06/12/16 eu o havia recuperado e já estava na oficina indicada pela seguradora. O mecânico responsável disse que levariam 2 dias para me devolver o carro, se já tivesse recebido as peças necessárias.
Até o momento em que escrevi isso, 30/1/17, o carro não havia ficado pronto, e estou sem uma previsão segura.
A respeito do prazo que as seguradoras tem para reparar o carro, li alguma coisa sobre 30 dias.
Mas, são 30 dias para autorizar o orçamento e o serviço ou para devolver o carro pronto?

Abraços e obrigado!

Sanaira Silveira - 30 de janeiro de 2017 às 11:44

Bom dia Rafael,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Entre em contato com seu corretor para que ele possa tirar suas dúvidas.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Airton de Souza - 2 de março de 2017 às 11:59

Olá,

Tenho uma dúvida,
Se eu invado uma preferencial e o outro carro, pra não bater em mim, desvia e acaba sofrendo um acidente (batendo em uma árvore e derrubando motos) sem me envolver no acidente.
Posso acionar o meu seguro contra terceiros?

Obrigado.

Sanaira Silveira - 2 de março de 2017 às 20:20

Boa tarde Airton,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Entre em contato com seu corretor para que ele possa tirar sua dúvida.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Edda - 11 de abril de 2017 às 12:05

Bom dia, tenho duas dúvidas:

1) Meu veículo roubado foi encontrado após 15 dias e está no Pátio Legal RJ. O DUT já foi nomeado pra segurada e a mesma já estava com toda documentação em mãos quando encontraram o veículo. Recebi e-mail com instruções da Seguradora pra retirada do veículo. A mesma já enviou a documentação. Mas, questiono, no momento em que o DUT está em nome da HDI, isso não me isenta da responsabilidade deste veículo e não me dá o direito da indenização total?

2) Em caso de eu ser ainda a responsável pelo veículo, eu tenho que pagar a franquia pra conserto?

Aguardo ansiosa

Sanaira Silveira - 17 de abril de 2017 às 13:42

Bom dia Edda,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Por favor, entre em contato diretamente com a seguradora responsável para que possam ajuda-la.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Atenciosamente.

Postar um comentário