dcsimg

Quando a vistoria prévia é obrigatória no seguro auto?

Quem possui carro sabe que é muito arriscado ficar rodando com ele sem que tenha um seguro. Mas, na hora de contratar esse serviço é preciso passar por uma vistoria prévia.

Muitos podem estar se perguntando, mas o que é essa tal de vistoria? Eu realmente preciso fazer isso, não é só escolher as coberturas e assinar a apólice?

Clique aqui e faça o seu seguro auto em 30 segundos.

A vistoria prévia é uma análise que a seguradora fará do veículo, ou seja, ela verá as condições em que o carro se encontra, se existe alguma avaria ou alguma problema que impeça uma determinada cobertura. Tudo isso seguindo a regulamentação da Susep.

Esse procedimento costuma ser realizado em um posto credenciado ou com um especialista indo até o local. Somente após a aprovação e constatação de que não há problemas é que o seguro começa a vigorar.

Quando a vistoria prévia é obrigatória no seguro auto?

Situações em que a vistoria prévia é obrigatória

Basicamente sempre que se vai segurar um veículo ele precisa passar pela vistoria, mas outras condições também podem exigir esse procedimento. Veja algumas.

Quando há troca de seguradora – Se pretende renovar o seguro com outra seguradora pode ser exigido que o veículo passe por uma vistoria. Isso vai depender das normas de cada empresa, algumas dispensam o procedimento.

Aquisição de seguro para veículo usado – Se for segurar o carro pela primeira vez, se ele for usado o seguro exigirá que a vistoria seja realizada.

Aproveite e faça a cotação do seu seguro auto!

Incluir novas coberturas – Na hora de adicionar coberturas ao seguro, o carro passará por uma nova vistoria. Isso é feito para avaliar as condições em que ele se encontra e se não há nenhum problema que impeça a adesão a coberturas adicionais.

Renovação do seguro após vencimento: Se o seguro não foi renovado dentro do prazo de vigência, após esse período será exigida uma nova vistoria.

Situações em que a vistoria prévia é dispensável

Em contrapartida existem também situações nas quais a seguradora não irá exigir a vistoria do veículo.

Aquisição de seguro para carro Zero km – Pelo fato do carro ser novo a segurado entende que ele está em boas condições e dispensa a vistoria. Entretanto, é preciso enviar toda a documentação para a seguradora, como a nota fiscal do veículo.

Renovação do seguro – Se o seguro for renovado com a mesma empresa e estiver dentro do período de vigência, a vistoria prévia também costuma ser desnecessária.

Vale ressaltar que apenas dessas seres as situações mais comuns, cabe a cada seguradora determinar as suas regras. Podendo ocorrer da vistoria prévia seja exigida ou dispensada em diferentes situações das citadas.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Comentários

Neuza Maria Vicente - 6 de agosto de 2017 às 16:03

Bem, fiz o terceiro seguro do meu carro, algumas seguradoras dão bônus, posso cobrar?

Obrigada

Postar um comentário