Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

10 coisas que te tornam um mau motorista

Você é realmente um bom motorista ou tem suas dúvidas? Pois você pode estar fazendo algo que te torne um mau motorista e nem sabe…

Sabia que sua profissão ou signo também podem interferir nisso e te tornar um motorista pior?

Às vezes, você até dirige bem, pode ter algumas atitudes que prejudicam a condução do carro, resultando nas buzinas irritantes. Que tal ver se você faz alguma dessas coisas?

Vale a pena rever suas atitudes de mau motorista. Preparado?

10 coisas que te tornam um mau motorista

Imagem: Getty

1 – Música (se ouvir de forma errada)

A música e uma grande distração para os motoristas, mas mesmo assim muitos não ficam sem ela no trânsito. O fato de ter que trocar a música pode fazer com que se desvie o olhar por alguns instantes e isso pode gerar uma ultrapassagem em um sinal vermelho ou até mesmo um acidente.

Cantar junto com a música, apesar de parecer relaxante, pode fazer com que sua atenção seja parcialmente desviada e assim os seus reflexos ao volante diminuem significativamente.

2 – Dirigir doente

Pode parecer estranho, mas um simples resfriado pode diminuir (e muito) a sua concentração. Um estudo realizado em 2012 detectou que as pessoas doentes demoram mais para reagir, além de se distraírem facilmente. Isso é valido não apenas para resfriados, mas para muitas outras doenças.

3 – Fazer sempre o mesmo caminho

Fazer todos os dias o mesmo caminho faz com que nosso cérebro se acostume com ele e assim a atenção diminua. Para evitar esse tipo de problema, o ideal é sempre buscar rotas alternativas. Isso ajuda também a evitar roubos e sequestros, já que mudando o caminho, o percurso não fica “marcado”.

4 – Prestar atenção (demasiada) nas propagandas

As propagandas nas laterais de ruas e estradas estão lá para chamar a sua atenção e isso pode ser uma excelente distração. Segundo um estudo, propagandas relacionadas a dinheiro, fama ou sexo fazem com que o motorista acelere. Em contrapartida, as de avisos de abuso, prisão ou de guerra fazem com que o carro perca velocidade e também saia da faixa.

5 – Ser do signo de libras

O que começou como uma brincadeira de uma seguradora americana acabou virando um levantamento e os motoristas de libra são os piores condutores, seguidos de aquário e áries. Já os que conduzem melhor são os de gêmeos. Você concorda com isso?

6 – Olhar demais para as placas de sinalização

Uma cidade nos Países Baixos conseguiu diminuir o número de acidentes removendo algumas placas de sinalização. Apesar de esse resultado ser bastante estranho, a explicação está no fato de que, quando não há sinalização, o motorista se sente menos seguro e assim presta mais atenção ao trânsito.

7 – Ser advogado

As seguradoras norte-americanas realizaram um estudo em 2010 e descobriram que 44% dos advogados haviam sofrido um acidente anterior ao fazer o seguro. As profissões que aparecem na sequência são profissionais financeiros e enfermeiros. Também acha que isso influencia?

8 – Dirigir com crianças no carro

Um estudo australiano percebeu que em uma viagem de carro de 16 minutos, em média, os pais desviam o olhar da estrada cerca de 3 minutos e 22 segundos para olhar para as crianças. Além disso, eles tendem a ajustar o retrovisor não para observar o carro atrás, mas sim as crianças na cadeirinha.

9 – Sonhar acordado

Mesmo quando, aparentemente, não há nenhuma distração na estrada, ainda assim existe a possibilidade de se distrair. Isso acontece porque a nossa capacidade de concentração acaba sendo curta e nós divagamos, o que provoca muitos acidentes.

10 – Não se preocupar em economizar combustível

Com os preços altos dos combustíveis, os acidentes tendem a diminuir por dois motivos. O primeiro é pelo fato de as pessoas dirigirem menos para tentar economizar. Já o segundo caso seria que, evitando freadas e aceleradas bruscas, consome-se menos combustível, então, sem perceber, para tentar economizar as pessoas acabam dirigindo melhor.

Então como ser um bom motorista?

Lógico que você não precisa levar em conta as estatísticas de ser do signo de libras ou atuar como advogado. Precisa apenas prestar mais atenção no trânsito. E quanto as demais dicas, vale a pena redobrar a atenção e não se distrair muito com as músicas, propagandas e crianças no carro. Com motoristas conscientes é possível fazer um trânsito muito melhor. E você, como faz sua parte?

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *