dcsimg

15 carros que perderam mais valor em 2014

15 carros que perderam mais valor em 2014Como se sabe, a Autoinforme publica, anualmente, um completo ranking com os veículos que mais perderam o seu valor, no mercado automotivo. E, no ano de 2014, não foi diferente.

O ranking responde pelo nome de Prêmio Maior Valor de Revenda, e é realizado, há dez anos, pela Agência AutoInforme. Esse ranking serve, exclusivamente, como um termômetro eficiente para as montadoras buscarem novas estratégias para reverter possíveis quadros negativos – e manter estratégias que estão funcionando – e, também, para o consumidor, que vê no seu bem automotivo uma possibilidade futura de venda e não quer sair com um prejuízo baseado na desvalorização do seu modelo de veículo.

E, no ano de 2014, o campeão desse ranking, mas não entre os menos desvalorizados, e, sim, pelos modelos mais desvalorizados, foi o Hyundai Azera, com o maior poder de desvalorização após um ano de uso.

Esta foi a primeira vez que o ranking foi seguido de uma premiação. Caso se mantenha assim, a novidade pode ser ainda mais proveitosa para o consumidor, já que nenhuma montadora quer figurar nas piores posições do ranking, o que pode tornar o mercado ainda mais competitivo.

Como funciona o cálculo do ranking

O ranking proporcionado pela Agência Autoinforme tem o objetivo de apresentar, ao consumidor e montadoras, a depreciação média dos automóveis em solo nacional, em um período que compreende os meses de novembro de 2013 e de 2014.

Para isso, é realizada uma mostra comparativa do valor médio que se ofertava uma versão zero-quilômetro de determinado modelo de veículo, durante o mês de dezembro de 2013, e o mesmo valor que esse modelo analisado em 2013, ou seja: um seminovo, ano 2013, era ofertado no mesmo mês do ano seguinte.

Para isso, é utilizada, como base para a comparação precisa, os valores da Tabela Molicar, que é um termômetro acurado dos valores de mercado.

A depreciação, portanto, funciona da seguinte forma: quanto menos procurado é um veiculo, mais depreciado ele será. É a boa e velha ideia da oferta e demanda. Se não há procura no mercado, o seu valor cai. Se há bastante procura, desvaloriza menos.

Outro quadro é interessante para se notar a desvalorização do modelo, e que acontece quando os automóveis que são considerados mais populares não tenham as suas vendas fortes o suficiente, no período analisado, que consiga absorver a oferta do veículo na revenda. Além disso, a instabilidade econômica e condições de financiamentos também podem contribuir para esse quadro.

Confira, abaixo, o ranking com os 15 veículos que mais perderam valor em 2014 e pode ser boas alternativas de compra pensando no poder de revenda:

E você, o que achou dessa lista com os 15 carros que mais perderam valor em 2014?

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário