dcsimg

7 dúvidas de seguro auto que você deve saber

7 dúvidas de seguro auto que você deve saberNa hora de contratar um seguro, muita gente ainda possui dúvidas de seguro auto sobre como ele funciona o que inclui de cobertura, como contratar e muitas outras. Por isso organizamos as dúvidas mais comuns para poder auxiliar quem pretende adquirir esse serviço e ainda separamos algumas dicas.

Dúvidas de seguro auto

1 – Carro roubado em uma cidade diferente da que foi feita o seguro

Uma dúvida que pode seguir é se a seguradora irá ressarcir o valor do veículo caso o roubo ocorra em uma cidade diferente da qual o seguro foi contratado. Se o motorista estiver em viagem e acontecer o roubo, sim ele estará coberto, porém se ele mentir sobre a cidade de residência apenas para pagar mais barato sobre o seguro a reposta é não.

2 – Outra pessoa bateu o carro

O seguro é valido para o segurado, porém em casos eventuais outros motoristas podem utilizar o carro desde que eles sejam maior de idade, possuam habilitação e não estejam embriagados. Nessas condições a seguradora irá arcar com o prejuízo, porém vale lembrar que se a condução por outro motorista for habitual não haverá ressarcimento.

3 – Serviços extras valem a pena

As seguradoras muitas vezes oferecem serviços extras como motorista particular e encanador. Para verificar se eles realmente são vantajosos é preciso levar alguns pontos em consideração como a frequência que você precisa utilizar esses serviços, se existe disponibilidade de atendimento em sua região e também o preço que se pagará por eles.

4 – O que é a franquia

Quando se contrata o seguro é estipulado um valor chamado de prêmio, esse é o que todo mundo chama de valor do seguro e dá direito as coberturas. Porém quando existe um dano ao veículo e o seguro é acionado, o segurado precisa arcar com parte do valor do dano, esse recebe o nome de franquia.

Dessa forma o segurado vai ter uma coparticipação no concerto de veículo, sendo que uma parte caberá a segurado e outra a ele. As porcentagens da franquia podem ser negociadas e variar conforme o que for acordado na contratação do seguro.

5 – Como é calculado o valor do prêmio

Normalmente se leva em consideração a marca e modelo do veículo e os fatores considerados de risco. O perfil do condutor costuma ter influência no valor do seguro e quanto mais jovem maior será o valor.

Os hábitos relacionados ao uso do veículo também influenciam como, por exemplo, deixar ele em garagens, histórico de sinistro e itens de segurança como alarmes e rastreadores.

6 – Catástrofes naturais

Um item que muitas vezes não está incluso nas apólices dos seguros e a maior parte das pessoas não se atenta é em relação aos desastres naturais. Em casos de enchente o carro só estará coberto se contar com essa proteção.

7 – O que é o bônus

O bônus é um benefício que os segurados podem conseguir e esse concede descontos no valor do prêmio. A quanto mais tempo se tiver um seguro sem o registro de sinistro vai garantir um percentual maior de bônus que é convertido em desconto.

Fique de olho nessas dúvidas de seguro auto e faça uma contratação consciente. Aproveite as facilidades do SeguroAuto.org e deixe seu carro protegido.

Comentários

Sanaira Silveira - 23 de Maio de 2016 às 20:04

Boa tarde Adrielle,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Entre em contato com a seguradora responsável para que possamo te ajudar.
Caso tenha interesse em fazer uma cotação, preencha o formulário em nosso site para que possamos entrar em contato com você.

Abraço.

Adrielle - 16 de Maio de 2016 às 19:46

Boa tarde,

Venho por meio desde, para tirar dúvidas com vocês. Qual o procedimento em caso de morte de um assegurado, pois queremos saber se o valor do seguro cobre o resto das parcela do carro, como faço para ter mais esclarecimentos?

Obrigada

Postar um comentário