Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Batida de carro: como acionar o seguro se bater em um carro?

Você tem dúvidas sobre como acionar o seguro se bater em um carro? Não se preocupe, neste artigo você verá exatamente como agir caso se envolva em uma batida de carro.

É comum que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre situações envolvendo o seguro auto, entre essas dúvidas talvez a mais recorrente seja como acionar o seguro se bater em um carro.

Afinal, por mais que sejamos orientados no momento da contratação do seguro, quando um sinistro ocorre pode sempre bater aquele ‘branco’, fazendo com que a gente esqueça todas as orientações recebidas.

Por isso, preparamos este artigo com uma espécie de passo a passo para você não se perca no caso de se envolver em uma batida de carro e você danificar o seu veículo e o de outra pessoa. Veja a seguir o que você deve fazer e como acionar o seguro se bater em um carro.

Batida de carro: como acionar o seguro se bater em um carro?

O que devo fazer se me envolver em uma batida de carro?

A primeira coisa que você precisa fazer ao se envolver em uma batida de carro é manter a calma e verificar se você ou outras pessoas se machucaram. Caso haja feridos, solicite um socorro médico o mais rápido possível e, se a pessoa estiver muito machucada, não mecha com ela.

Caso não haja feridos, ao menos gravemente, verifique se os veículos possuem condição de serem retirados do caminho e o faça, se não houver, sinalize imediatamente a área do acidente com o triangulo e mantenhas o pisca alerta aceso.

Esse é o momento em que você deve estabelecer uma comunicação pacífica com o outro motorista envolvido na colisão e começar a tomar as providencias para resolver a situação.

Como acionar o seguro se bater em um carro?

Se você ver que os danos aos veículos nãos foram graves, procure resolver o conserto com o outro motorista de maneira particular. Arcando com os reparos com seu dinheiro, muitas vezes sai muito barato pagar o conserto particular em uma oficina do que acionar o seguro e arcar com a franquia.

Mas, se você achar que os danos terão um valor alto de reparo, então será preciso acionar o seguro. É importante que você não se esqueça de chamar as autoridades responsáveis e registrar um boletim de ocorrência, antes mesmo de entrar em contato com o seguro.

É fundamental que todas as pessoas envolvidas na colisão registrem o B.O. contando sua parte do ocorrido, para que o policial possa descrever com detalhes o acidente. Depois disso, será preciso que os envolvidos assinem o boletim de ocorrência, mostrando que concordam com o que foi detalhado no documento. Se você for o responsável pela colisão precisará desse boletim para acionar a sua cobertura de seguro.

Depois de registrar o B.O., pegue todos os contatos das pessoas envolvidas, e se possível de algumas testemunhas que estavam presentes na hora da batida. Assim que tiver todos os contatos dos envolvidos e testemunhas, o B.O. e o orçamento do conserto do veículo, sim, será necessário fazer um orçamento para o conserto antes de contatar a seguradora, você poderá acionar o seguro.

Acionando o seguro em caso de colisão

Agora que os primeiros passos já foram tomados é hora de acionar o seguro para solicitar os reparos necessários. Esse acionamento pode ser feito através da central telefônica de atendimento da sua seguradora, através do site da empresa, e-mail, ou em alguns casos, aplicativo de celular. Você encontrará todas as possibilidades de contato com a seguradora na sua apólice de seguros, ou no seu cartão do segurado.

Ao entrar em contato com a empresa de seguro tenha em mãos o número da sua apólice e seus documentos pessoais como carteira de motorista, documentação do carro, etc., esses dados serão solicitados.

Informe sobre o sinistro fornecendo todos os dados coletados a respeito, o número do boletim de ocorrência, os dados de contato das testemunhas e as fotos do acidente, caso você tenha tirado e o orçamento do conserto. Pode ser que, mesmo recebendo essa última informação, a seguradora solicite que você providencie um orçamento para os reparos em uma ou mais oficinas credenciadas a ela.

Análise de sinistro da seguradora

Depois de seguir todos os passos até aqui, você precisará aguardar. Pois, a seguradora terá um prazo para analisar a documentação entregue e realizar uma vistoria técnica nos veículos a serem consertados, caso você tenha danificado também o outro veículo e possua a cobertura para terceiros. Essa análise técnica avaliarás três quesitos importantes que são:

  1. Constatação dos danos promovidos pelo sinistro;
  2. Previsão do conserto, para analisar o valor dos reparos necessários;
  3. Análise de tipo de sinistro, perda parcial, caso ainda haja a reparação dos danos, ou perda total, promovendo a indenização integral, conforme estipulado em apólice.

Como funciona o seguro para terceiros em casos onde há batida de carro?

Se você possui a cobertura para terceiros do seu seguro, não há com o que se preocupar. Esse seguro, também conhecido como RCF-V – Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos serve exclusivamente para cobrir danos, sejam materiais, corporais, ou morais causados a outras pessoas em sinistros onde você seja o responsável.

No entanto, ele poderá ser acionado apenas se você que é o segurado for o responsável pelo acidente. Vale dizer que, ao acionar o seguro para terceiros você não precisará pagar a franquia para ter acesso a cobertura.

Ou seja, se você se envolveu em uma batida de carro, e teve o seu veículo e o de outra pessoa danificado. Precisará aciona a cobertura de seguro escolhida por você para realizar os reparos em seu veículo, mediante o pagamento da franquia do seguro. Agora, se houve danos ao outro veículo envolvido na batida, você deverá acionar o seguro para terceiros, mas não precisará pagar nenhuma franquia. Mas, se você não foi o responsável pela colisão, você precisará apenas que o culpado acione seu seguro, ou simplesmente cuide dos reparos do seu veículo.

Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas em relação a uma batida de carro e como acionar o seguro se bater em um carro. Mas, se você ainda tiver dúvidas, entre em contato com a nossa equipe e peça mais informações.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *