Se você pensa em trocar de carro, deve estar se perguntando qual seria a melhor opção. Mas um fator é extremamente importante: a desvalorização do modelo após um ano de uso.
Entre tantas marcas que o mercado de automóveis oferece, com diversos modelos, diferentes desempenhos, acessórios, consumo de combustível, capacidade do porta-malas, acabamento interno, etc., a escolha pode ser facilitada quando se pensa nos modelos que perdem menos valor após um ano de uso.
Esse é um dado importante, quando se sabe que, no Brasil, em geral os carros perdem muito valor de revenda em relação aos carros zero quilômetro, mesmo que estejam com baixíssima quilometragem e há pouco tempo saíram da concessionária. Mas essa depreciação não é a mesma para todos os veículos, ela ocorre de maneira diferenciada.
O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!
É possível saber quais são esses carros conhecendo a pesquisa para o Selo Maior Valor de Revenda 2017, com dados fornecidos pela Agência AutoInforme. Por treze anos a Autoinforme publica a pesquisa sobre a depreciação de veículos e em 2017 foi realizada a quarta edição da escolha dos veículos que registram menor depreciação após um ano de uso.
O carro campeão do Selo Maior Valor de Revenda 2017 foi o Honda HR-V, com uma desvalorização de “apenas” 8,8% depois de um ano de uso.
Talvez pareça muito para o proprietário, mas em comparação com outros veículos do mercado brasileiro, esse percentual é baixo. Em termos de comparação, por exemplo, o Mitsubishi ASX, cuja desvalorização em um ano foi de 19,8%.
Desde seu lançamento, em março de 2015, o HR-V surpreendeu em seu segmento de mercado, o crossover. Até 2015, a procura foi tanta que existia uma lista de espera de 10 meses para conseguir esse modelo. A própria Honda, naquele ano, considerou isso extraordinário, segundo seu presidente no Brasil, Sr. Akiyama. No ano de 2015, a marca havia vendido 51.155 unidades, passando a ser o utilitário esportivo mais vendido do país.
O HR-V foi um lançamento bem sucedido e é responsável pelo crescimento da Honda no mercado brasileiro, que continuou em 2016 e 2017, mesmo em um momento de baixa do setor automotivo brasileiro.
Como é calculada a depreciação
A depreciação de um carro é um dos critérios que você deve considerar na hora de comprar. Essa informação mostra se a futura revenda do carro será fácil ou não, indicando a proporção da perda caso se resolva vender o carro.
A depreciação do carro é feita através da comparação do preço médio anunciado do carro, num período de um ano, considerando-se o mesmo mês, no ano anterior e no corrente ano. A diferença mostra o percentual de depreciação em um ano. Os preços são retirados da Tabela Molicar, que leva em conta a média de valores praticados pelo mercado e não os valores estabelecidos pelas montadoras. No último ranking foram incluídos 115 veículos.
A Molicar elabora uma tabela que demonstra o valor comercial dos veículos atualmente em circulação no Brasil. A pesquisa existe desde1994 e está se tornando referência para o setor do mercado automobilístico. Seus levantamentos são baseados no valor de mercado, levando em consideração fatores como quilometragem do veículo, região e itens opcionais existentes. A consulta é feita no site www.molicar.com.br.
Desvalorização
A desvalorização de um carro, através desses critérios, ocorre basicamente como resultado da oferta e da procura por um determinado modelo. Assim, os carros mais procurados para compra perdem menos valor ao longo do tempo. Portanto, os modelos que menos desvalorizam correspondem aos mais procurados, porque são revendidos com facilidade.
Nem sempre os veículos que sofrem mais depreciação são mais simples ou baratos. Assim como nem sempre os mais valorizados são os populares. Em alguns momentos, um veículo pode ter uma alta demanda, com oferta reduzida, por uma série de fatores. Nesse caso, o seu preço se mantém próximo ao valor de compra, por um período mais longo.
A procura por determinados modelos está relacionada com as condições locais, o tamanho, a disponibilidade de revendedores, a atenção dada aos consumidores no pós-venda, o tipo de combustível em determinado momento econômico, a adaptação do veículo às condições das vias e estradas e à moda entre segmentos de consumidores.
Lista dos 20 carros que ocupam as melhores posições na lista do prêmio Selo Maior Valor de Revenda 2017:
Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.
1 – Honda HR-V
Desvalorização em um ano: 8,8%
2 – Jeep Compass
Desvalorização em um ano: 9,1%
3 – Chevrolet Ônix
Desvalorização em um ano: 9,2%
4 – Nissan Kicks
Desvalorização em um ano: 9,3%
5 – Toyota Corolla
Desvalorização em um ano: 9,3%
6 – Fiat Toro
Desvalorização em um ano: 9,3%
7 – Volkswagen up!
Desvalorização em um ano: 9,3%
8 – Honda Fit
Desvalorização em um ano: 9,7%
9 – Hyundai HB20s
Desvalorização em um ano: 10,2%
10 – Honda City
Desvalorização em um ano: 10,3%
11 – Renault Duster Oroch
Desvalorização em um ano: 10,4%
12 – Honda Civic
Desvalorização em um ano: 10,5%
13 – Toyota Etios Hatch
Desvalorização em um ano: 10,5%
14 – Toyota Etios Sedã
Desvalorização em um ano: 10,6%
15 – Hyundai HB20
Desvalorização em um ano: 10,7%
16 – Chevrolet Prisma
Desvalorização em um ano: 10,8%
17 – Peugeot 208
Desvalorização em um ano: 10,8%
18 – Volkswagen Gol
Desvalorização em um ano: 10,9%
19 – Fiat Mobi
Desvalorização em um ano: 19,9%
20 – Volkswagen Fox
Desvalorização em um ano: 11%
2 Comentários
Bom dia,
Gostaria de saber a desvalorização de um Jetta 2013, automático, teto solar?
Obrigada
Bom dia,
Creio que há um erro de digitação na desvalorização do Fiat Mobi, que seria de 10,9%. Correto?
Att.