dcsimg

As distrações dos motoristas no trânsito

Tem gente que já é mais distraída por natureza, porém ao pegar no volante é preciso sempre estar atento a tudo o que acontece a sua volta, isso porque uma simples distração pode causar um grave acidente. Mesmo sabendo disso muitos motoristas ainda arriscam e acabam fazendo outras atividades que podem desviar a sua atenção.

Por isso veja quais são as principais causas de distração ao volante e se previna delas.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos existem estatísticas que avaliam o que distrais os motoristas e sus consequências, por isso veja alguma delas.

  • Em 2013, 3.154 pessoas foram mortas em acidentes de trânsito por conta de motoristas distraídos. Apesar de isso apresentar uma redução de 6,7% em comparação ao ano anterior o número de feridos subiu de 421 mil para 424 mil.
  • Dos motoristas com idade inferior a 20, 10% alegou estar distraído no momento do acidente.
  • Dos acidentes causados por motoristas menores de 20 que envolvem vítimas fatais representam 27% do total.
  • Cerca de 660 mil motoristas por dia dirigem mexendo em celulares ou outros equipamentos eletrônicos. Veja como essa combinação pode ser fatal nesse texto que falamos sobre o uso do celular ao volante.
  • O risco de se envolver em um acidente aumenta 3 vezes ao fazer outras atividades como mandar uma mensagem de texto.
  • 20% dos jovens e 10% dos adultos admitem mandar mensagens de texto enquanto estão ao volante.
  • Cerca de 25% dos acidentes de trânsito são resultado do uso do telefone celular.
  • Segundo a Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh falar ao celular enquanto se dirige diminui em até 37% a concentração.
  • Uma pesquisa do Erie Insurance indicou que 2% dos acidentes estão relacionados ao uso do rádio. Isso entra na lista das coisas que te tornam um mau motorista, então vale ficar de olho nela.

No Brasil

No Brasil também já foram levantados os itens que mais distraem os motoristas, por isso é preciso ficar atento a eles para não se envolver em acidentes.

Segundo uma pesquisa do Portal do Trânsito com 121 motoristas1% deles admitem que usam o celular enquanto estão no trânsito.

Dirigir e mandar uma mensagem pode aumentar o risco de acidente em até 400%.

Segundo estudos da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), 100% dos motoristas sabem que dirigir e falar ao celular aumenta o risco de acidentes, porém 84% fazem isso

Uma pesquisa do Centro de experimentação e segurança viária (Cesvi Brasil) revelou que o motorista tem sua atenção desviada a cada 9 segundo, seja para olhar para o passageiro com que se está conversando, cuidar das crianças ou outras atividades. Isso representa 18% do tempo em que ele está ao volante.

Para ajustar o rádio o motorista leva cerca de 1,5 segundos o que corresponde a percorrer 25 metros a 60 km/h, espaço suficiente para se envolver em um acidente.

As propagandas também podem ser uma distração, isso porque para processarmos essa informação o cérebro leva um decido de segundo, no qual a sua atenção está focada em outra coisa que não o trânsito.

Ao fumar o motorista dirige apenas com uma mão o que pode elevar o risco de acidentes.

Segundo pesquisas da ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) cerca de 25 a 30% dos acidentes são causados por pessoas com sono ou cansadas.

Pessoas que estão a mais de 19 horas sem dormir levam cerca de 5 segundos para reagir a situações inesperadas, enquanto o normal é 1,8 segundos.

Comer enquanto dirige também pode ser uma distração isso porque além de focar na comida estará com uma mão ocupada a segurando.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Uma pesquisa da Associação Americana de Automóveis indicou que mesmo após deligar uma ligação ou enviar uma mensagem de texto o motorista ainda permanece distraído por 27 segundos. Uma velocidade de cerca de 60km/h esse tempo é suficiente para percorrer cerca de meio quilometro.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário