Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Aumento de frota: Brasil chega a ter 1 carro para cada 4 habitantes

Compartilhe nas redes sociais:

De acordo com estudo feito levando em conta os registros do Denatran e as estimativas de população do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2013, o país possui 45,4 milhões de veículos, totalizando um carro para cada 4,4 habitantes. Há 10 anos este número era de um para cada 7,4 habitantes.

Outro dado importante é que das 10 cidades que mais possuem veículos, nove são da região Sudeste, sendo São Caetano do Sul a cidade com mais frota, totalizando uma média de dois carros a cada três pessoas, com 99.000 automóveis para 156.000 habitantes.

Entre os motivos deste aumento de frota está a maior renda per capita, sendo que nesta cidade ainda há a vantagem de ter o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Urbano) do país. E o secretário Marcelo Ferreira de Souza, interino de Mobilidade Urbana da cidade ainda completa dizendo: “Além disso, o ABC é um dos berços da indústria automobilística do Brasil. A população é apaixonada por automóvel”.

Na visão do economista Ladislau Dowbor, do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP, a situação é preocupante devido ao fato da infraestrutura favorecer os transportes individuais e não os coletivos, fazendo com que diversas pessoas usem o carro para fazer compras e ir trabalhar nos mesmos horários, causando os grandes congestionamentos.

Veja o infográfico do G1:

carro_2

Deixe sua opinião:

O que acha deste aumento de frota nas cidades? Acha que é positivo ou o aumento descontrolado pode gerar ainda mais transtornos no trânsito? Acredita que haja uma solução para este caso?


Compartilhe nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *