Topo

Câmbio automático consome mais combustível?

A evolução tecnológica que vem acontecendo no ramo automobilístico faz com que sejam questionadas até onde vão as suas vantagens.

Um exemplo disso é a suposição de que o câmbio automático consome mais combustível e o quão verdadeira é essa afirmação.

O câmbio automático proporciona mais conforto para quem está dirigindo, evitando que se troque a marcha e, por isso, acaba sendo preferido pelos motoristas.

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

Mas existem aqueles que não querem abandonar o manual, seja por gostarem de possuir um maior controle sobre o carro, ou por gostarem de dirigir, e têm um argumento para isso na ponta da língua.

Mas será que isso é verdade ou apenas um boato que espalham por aí?

É bom estar ciente desta resposta antes de comprar seu carro novo.

Câmbio automático consome mais combustível?

Imagem: Getty Images

Será que o câmbio automático consome mais combustível?

O câmbio automático consiste em uma situação cada vez mais comum nos veículos da atualidade que proporciona o conforto de não se preocupar com a realização constante de mudanças de marcha.

Esta tecnologia, que pode ser muito interessante, tem os inconvenientes relacionados com o seu uso, como a possível perda de desempenho do veículo quanto à potência e velocidade, além do fato de que passa também a gastar uma quantidade maior de combustível quando está presente no automóvel.

Por que câmbio automático consome mais combustível?

De acordo com especialistas neste assunto, o câmbio automático possui uma estrutura muito mais complexa para ser instalado, levando a um gasto de até 15% a mais de combustível porque as suas trocas de marchas ocorrem com rotações mais altas.

Isto significa, de maneira prática, que quando é utilizado, este câmbio faz com que o conversor de torque acabe desperdiçando a energia mecânica que foi transferida para ele pelo motor do carro, não usando toda a sua força e desperdiçando combustível.

Além disso, em diferentes momentos o câmbio automático acaba não possibilitando a escolha da marcha correta, levando a um aumento da aceleração que gasta mais combustível na câmara de combustão do que nas modalidades manuais.

Como evitar que câmbio automático consuma mais combustível

Apesar desta situação conhecida de que a existência em um veículo de câmbio automático aumenta a quantidade de combustível gasto é possível conseguir evitar que este consumo seja muito alto como o preconizado em diferentes locais.

Uma destas formas consiste na própria evolução deste tipo de tecnologia, que conta na atualidade com uma transmissão mais poderosa e proporciona um funcionamento melhor, mas com gasto de combustível menor do que as suas primeiras versões.

No momento de adquirir um veículo com esta tecnologia alguns cuidados podem garantir um menor gasto de combustível com o uso deste tipo de câmbio, como a escolha daqueles que possuam mais de 5 marchas.

Os modelos mais novos geralmente já vem nesse padrão, e estão, praticamente, consumindo a mesma quantidade de combustível que os carros com câmbio manual.

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

Por isso, na hora de escolher o automóvel é importante atentar-se, também, para o ano de fabricação do veículo, já que quanto mais novo ele for, melhores serão as tecnologias instaladas, e assim, maior será a economia.

Aproveite uma seleção incrível com os vídeos sobre seguro auto que você não pode perder, ;)

Isto se justifica porque quando o câmbio automático conta com uma quantidade maior de marchas reduz a emissão de poluentes e ainda passa a usar rotações mais baixas pela maior quantidade de escolhas possíveis em marchas, ficando com isso mais econômico.

Podem ainda ser feitas ações para conseguir reduzir o consumo de combustível em carros com este câmbio específico por meio do seu uso do programa normal e não o esportivo, podendo também optar por rotações mais baixas.

O ideal é manter a rotação sempre abaixo dos 3000 rpm, pois assim, irá economizar energia e demandar menos combustível.

O motorista também deve prestar a atenção para o consumo médio do carro, já que com os congestionamentos das grandes cidades, o consumo de combustível tende a ser maior nesse ambientes, e a diferença entre o consumo dos dois tipos de câmbios pode aumentar.

Uma dica interessante para quem possui carro automático é deixar o câmbio na posição N (neutro) quando o carro estiver parado, (por exemplo em congestionamentos ou quando o semáforo estiver vermelho).

E ainda, dependendo do trajeto, o ideal é deixar o câmbio no modo manual, o que permite ao motorista trocar as marchas no momento certo.

E claro, independente do tipo de câmbio presente no carro, veículos com pneus calibrados adequadamente economizam combustível.

Manutenção em carros com câmbio automático e com câmbio manual

A manutenção preventiva nos carros passa a ser outro aliado porque, quando existem peças com mal funcionamento ou desreguladas, o problema pode se agravar ainda mais.

Cote agora o preço do seu Seguro Auto!

A melhor cotação, com as melhores corretoras, pelos melhores preços.

Por isso, um ponto que merece a atenção do motorista é quanto a manutenção dos câmbios, já que quando eles funcionam bem, também podem reduzir o consumo de combustível e ainda evitar acidentes.

A manutenção do câmbio manual tende a ser mais barata, no entanto, pode ser mais recorrente, já que esse tipo de peça é mais sensível e possui maior facilidade para apresentar defeitos.

Enquanto que o câmbio automático tende a quebrar menos, porém, sua manutenção é mais cara, já que trata-se de um equipamento mais sofisticado.

Cuidados com o câmbio automático

Como dito acima, a manutenção do câmbio automático é mais cara quando comparada a manutenção do câmbio manual.

Além disso, seu funcionamento é fundamental para um bom funcionamento do carro.

Por isso, algumas atitudes, comumente realizadas pelos motoristas, devem ser evitadas.

A primeira delas é achar que a posição P do câmbio substitui o freio de estacionamento.

Isso não é verdade, e pode acabar prejudicando o funcionamento do câmbio.

Outra questão que poucas pessoas sabem é que não é possível fazer o carro com câmbio automático “pegar no tranco”.

Essa manobra de dar um empurrão no carro engatado não funciona nesse tipo de veículo, e pode levar a quebra do câmbio.

Conclusão

Portanto, é realmente fato que o câmbio automático consome mais combustível quando está presente em um veículo, sendo que este gasto aumentado está se tornando menor com as novas versões e que alguns cuidados em seu uso podem reduzir este consumo aumentado.

A tendência é que essa diferença seja cada vez menor, já que as inovações na área automobilística são frequentes.

Dentro de pouco tempo é possível que os carros com câmbio automático consumam até menos combustível do que os carros com câmbio manual, utilizando apenas a tecnologia.

Vai contratar um seguro auto? Não perca dicas infalíveis para escolher a melhor seguradora, ;)

Em contrapartida, também vale frisar que algumas pessoas utilizam o câmbio de forma errada, não passando a marcha no tempo correto, o que também traz prejuízos para o câmbio, podendo até quebrar a embreagem e trazer problemas para o motor.

E ainda pode fazer com que o consumo de combustível aumente.

Então, acima de tudo, é preciso analisar também a dirigibilidade e ações do motorista.

Avalie nosso post

Artigos relacionados

sensor de temperatura carro

Saiba tudo sobre Sensor de Temperatura do Carro

Data: 20/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
o que é abalroamento

Descubra o que é abalroamento!

Data: 15/02/24

Tempo estimado de leitura:

2 min
Categoria: Manutenção Carro Leia agora
quantos pontos perde a cnh

Descubra com quantos pontos perde a CNH

Data: 07/02/24

Tempo estimado de leitura:

3 min
Categoria: Dicas de Direção Leia agora

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • M
    Marco Antonio… says:

    Oi,

    Câmbio automático é útil para deficientes físicos, idosos enfraquecidos e pessoas com dificuldade para aprender a dirigir ou motoristas extremamente preguiçosos. Ocorre sim, um considerável aumento no consumo de combustível: estou há dois meses com um Honda Fit automático 12/13 que está fazendo 7,6 km/litro com gasolina na cidade. Meus carros anteriores, mecânicos, faziam 10 km.

    Att


  • A
    Antonio says:

    Oi,

    Estou na dúvida de qual carro eu compro, Fox 1.6 2014 ou Onix 1.4 2014, qual é o melhor?

    Obrigado


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Antonio,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • S
    Sérgio says:

    Olá!
    Tenho uma Zafira 2012 2.0, automática e uma Meriva 2008 1.8, manual e afirmo que o consumo é o mesmo em ambas, então não dá para afirmar que o câmbio automático consome mais combustível, pois isso vai depender de uma série de fatores.

    Até mais.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Sérgio,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Nossos textos são feitos através de pesquisa de dados, onde pegamos o resultado da maioria, claro que, dependendo do carro, isso pode variar.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • J
    Joel Carvalho says:

    Boa noite!
    Carro mecânico, só mesmo se for castigo!


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Joel,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraços

  • E
    Eduardo says:

    Olá,

    É fácil, quando usar um carro automático acelere normalmente, quando o giro estiver subindo, tire o pé do acelerador de leve para que passe de marcha antes do programado, isso fará com o carro fique mais econômico.

    Até mais


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Eduardo,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • R
    Renato says:

    Bom dia, tenho um Spin ltz 1.8, automático, bebe menos que um Fox 1.6.

    Att.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Renato,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • M
    Mauro says:

    Bom dia,

    Entendo que o consumo de combustível é uma preocupação na aquisição de um veículo, afinal, o preço desse precioso líquido, em nosso país, é um dos maiores em escala mundial. O que não entendo é a preocupação com este item (consumo de combustível) quando falamos na aquisição de um veículo que pesa, aproximadamente, 1.500 quilos como, por exemplo, o Cruze.

    Desculpem minha sinceridade.

    Atenciosamente.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Mauro,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • P
    Paulo says:

    Oi,

    Amigos, o melhor câmbio automático que existe é o CVT do Corolla, de 4 marchas, portanto esses comentários de que precisa mais é sem noção e sem conhecimento!

    Até mais


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Paulo,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Nossos artigos são feitos através de pesquisa de dados, não colocamos nada “sem noção e sem conhecimento” em nossos textos.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • C
    Carlos Alberto… says:

    Bom dia,

    Discordo plenamente com o artigo. O cambio automático, quando for bem regulado (preferencialmente em oficina credenciada e com profissional qualificado) não traz consumo elevado de combustível quando o veiculo for bem conduzido. Infelizmente, veículos automáticos são confundidos com automatizados e quero deixar claro que ambos são totalmente divergentes.
    Procure informações em sites especializados com pessoas que entendam do assunto.
    Nem todos estão habilitados a prestar informações dignas de credibilidade.

    Até mais


  • J
    Jose Carlos says:

    Olá,

    Estou querendo comprar um Aircros 2013, cambio automático, mas tenho dúvida sobre o cambio. Alguém pode me ajudar?

    Obrigado


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Jose,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • A
    Ary Vinicius says:

    Bom dia,

    Estou pensando em comprar um Chevrolet Cruze 2012. Estou querendo um automático, mas tenho medo do consumo de combustível.
    Gostaria de saber a diferença de consumo entre esse carro manual e automático.

    Grato.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Ary,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • L
    Luiz Antonio… says:

    Olá,

    O carro automático de 4 marchas consome mais combustível do que o carro automático de 5 marchas ?

    Grato


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Luiz,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • W
    Wagner Rogério… says:

    Bom dia!

    Estou pensando em comprar um Chevrolet Cruze 2014. Estou querendo um automático, mas tenho medo do consumo de combustível.
    Gostaria de saber a diferença de consumo entre esse carro manual e automático.

    Grato.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Wagner,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Sugiro que você entre em contato com o fabricante para que possam te ajudar.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • C
    Carlos Vinicius… says:

    Olá,

    Estou na dúvida em comprar um Etios 2017, mecânico ou automático. Estou querendo muito comprar um automático. Mas estou na dúvida que o automático possa beber muito mais que o mecânico.
    Pode me informar o consumo do Etios mecânico e do Etios automático?

    Obrigado


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Carlos,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Para sua dúvida, pedimos que procure o auxílio de um profissional no assunto para que possa te ajudar.
      Caso tenha interesse em fazer uma cotação, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos parceiros entre em contato com você.

      Abraço

  • M
    Marcia Correa… says:

    Boa noite,

    Gostaria de uma opinião tenho um AirCross 1.6, câmbio automático, penso em trocar por outro carro com câmbio automático. Só que menos beberrão. Qual seria a sua indicação?

    Obrigada
    Marcia Correa


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Marcia,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você para tirar suas dúvidas e melhor atende-la.

      Abraço

  • V
    Vander dos… says:

    Olá,

    Quero saber qual gasta mais combustível, câmbio automático ou mecânico no Honda City.

    Obrigado.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Vander,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Procure um profissional no assunto para que possa tirar sua dúvida.
      Se tiver interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário em nosso site para que possamos entrar em contato com você.

      Abraço

  • R
    Rodrigo says:

    Bom dia,

    Tenho uma dúvida, o que vale a pena investir em um UP automático 1.0 ou um ONIX 1.4 automático, qual seria mais em conta no quesito preço x consumo x desempenho para cidade movimentada?

    Obrigado.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Rodrigo,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos parceiros entre em contato com você para tirar suas dúvidas e oferecer o serviço de seguro que mais se encaixa em seu perfil.

      Abraço.