Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Cancelar o seguro do carro para economizar pode não ser uma boa opção. Veja só!

Entenda melhor nesse artigo o porquê cancelar o seguro do carro para economizar pode não ser uma boa opção.

O país está vivendo um momento de crise, e muitas pessoas têm buscado maneiras de economizar, avaliando em seus orçamentos o que é possível ser cortado ou alterado, a fim de gastar menos. Nesses momentos os seguros de vida, casa ou mesmo o seguro do carro podem se tornam uma opção de corte.

Mas, cancelar o seguro do carro para economizar pode não ser uma boa opção! Por quê? Acompanhe esse artigo e entenda.

Cancelar o seguro do carro para economizar pode não ser uma boa opção. Veja só!

Para que serve o seguro de carro?

O seguro de carro é um contrato de prestação de serviços, feito entre um cliente e uma empresa, no qual, ele paga um valor determinado para que caso algum acidente como enchente, colisão, incêndio e roubo ou furto aconteça, a seguradora arque com os custos para conserto ou indenização do veículo perdido.

Sem o seguro do carro você estará assumindo o risco sozinho

Quando você opta por cancelar o seguro você está escolhendo assumir os riscos sozinho, o que significa que em caso de um acidente natural, uma colisão ou mesmo um roubo, os prejuízos serão apenas seus.

Quando estamos com o orçamento baixo, é normal buscarmos meios de reduzir os gastos, para evitar o endividamento, e nesses casos o cancelamento do seguro pode parecer um bom negócio, já que esse não é considerado como uma necessidade básica, igual alimentação e orçamento familiar.

Há quem acredite que o seguro é a compra de um serviço que não será usado, mas a verdade é que não se pode prever o amanhã, você pode pagar o seguro por anos e nunca sofrer um acidente, cancelá-lo e na semana seguinte ter um sinistro grave e perder o veículo.

Por isso, é preciso dizer que não vale a pena cancelar o seguro do carro para economizar, mesmo em época de crise, além de estar sujeito a assumir o risco sozinho, você não terá todo o valor pago pela apólice restituído plenamente.

Apenas uma parte do pagamento será devolvida, um percentual que irá variar de acordo com o mês de contratação do serviço e o mês em que ele será cancelado, ou seja, além de perder a cobertura, você perderá também um bom dinheiro.

Ao cancelar o seguro do carro você perde muito

Quando você cancela o seguro do carro, não é apenas a cobertura para sinistros como os citados acima que você perde, você também perde o direito a ressarcimento de terceiros, e passa a assumir esse risco sozinho, e perde todo os benefícios que o serviço pode lhe proporcionar, como por exemplo a assistência 24h que a maioria das empresas oferece, que além de não necessitar do pagamento de franquia, cobre ocorrências mais simples e comuns como:

  • Guincho 24: para rebocar seu carro em caso de algum problema mecânico;
  • Pane seca: caso você fique sem combustível, é só acionar o seguro e eles levaram o combustível até você;
  • Pane mecânica: se seu carro parar de funcionar no meio do nada, eles enviam um mecânico;
  • Troca de pneus;
  • Chaveiro;
  • E muito mais.

Ou seja, além de estar sujeito a perder o carro, você também não terá auxílio em situações menores e que acontecem com uma maior frequência. Além desses benefícios todos você também perderá muito no fator psicológico, já que quando temos seguro do carro, ficamos muito mais tranquilo ao estacionar o carro em qualquer lugar.

O que fazer para economizar então?

Definitivamente, cancelar o seguro do carro não é uma boa saída para quem busca economizar, especialmente se o veículo é fundamental no dia a dia ou faz parte da sua fonte de renda, como ferramenta de trabalho, já que, se você o perder, seu trabalho será prejudicado.

No entanto, se achar que o valor está muito alto para seu orçamento vale a pena renegociar a sua apólice, talvez cancelando alguma das coberturas, uma que não ofereça grandes risco, seja uma boa saída.

Outra boa saída para economizar no seguro é instalando um rastreador e/ou bloqueador no veículo, caso ele ainda não tenha. Na maioria das seguradoras, os valores da apólice chegam a cair em 20% com a instalação desse equipamento.

Leia mais artigos sobre:

1 comentário

  • Soulsalt says:

    Olá,

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *