Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

O que fazer com seu carro em enchentes e como acionar o seguro

O carro em enchentes pode trazer muito prejuízos, mas quando não tem como fugir do problema é preciso estar amparado por um seguro auto. Veja como essa proteção pode ser de grande utilidade em dias de chuvas fortes.

As fortes chuvas podem acontecer a qualquer momento e se estiver na rua o seu carro em enchentes pode ser uma realidade.

Nas grandes cidades cada vez mais é comum vermos carros sendo levados pelas enxurradas que se forma nas ruas e muita gente acaba perdendo o seu veículo.

Quem possui um seguro auto pode ficar um pouco mais tranquilo desde que se tenha cobertura para esse tipo de acontecimento.

O que fazer com seu carro em enchentes e como acionar o seguro

Carro em enchentes: como saber se o seguro cobre

Quando você contrata um seguro para o seu carro pode escolher quais são as coberturas que serão incluídas, mas, o problema é que muita gente não se atenta a essa questão.

Para que haja cobertura em casos de alagamento é preciso que isso esteja especificado na apólice e normalmente consta como cobertura para desastres naturais e envolve além de alagamentos e enchentes granizo e deslizamento de terra.

Normalmente esse tipo de proteção pode ser encontrado nos seguros com apólices compreensivas que são os mais completos comercializados.

Portanto, se a sua apólice compreende desastres naturais pode ficar um pouco mais tranquilo. Digo um pouco porque se colocar o carro em situação de risco perderá o direito a indenização.

Para entender isso melhor imagine o seguinte. Você parou o seu carro e logo em seguida começou a chover e a rua encheu. Você chegou antes da água e não tinha como saber que o seu carro ficaria preso ou seria arrastado pelas águas.

Nesse caso o seguro cobre os danos, pois, não foi intencional e nem se arriscou.

Por outro lado, se estiver andando e se deparar com uma rua alagada e tentar passar, você está assumindo um risco, pois sabe que o carro pode quebrar no caminho ou ser arrastado. Nesse trajeto se der algum problema a seguradora não arcará com os custos, pois, você colocou o veículo em risco.

Um ponto de atenção é que nem sempre está coberto o alagamento por água salgada, se houver uma ressaca com ondas altas ou um tsunami atingir o carro, a situação pode ser diferente.

Se houver esse risco o indicado é verificar com a seguradora a possibilidade de contratar a cobertura para água salgada como adicional.

O carro foi alagado, como acionar o seguro?

Se por acaso acontecer do carro ficar preso em um alagamento ou for arrastado é preciso entrar em contato com a seguradora por meio dos seus canais de comunicação.

Ao explicar a situação a pessoa que estiver lhe atendendo passará todas as orientações, o mais comum é que será enviado um guincho até o local para que seja feita uma vistoria e a remoção do veículo.

Depois disso será verificada a necessidade de reparos ou se ocorreu uma perda total para que possa ser dado o próximo passo.

Se for questão de reparos o carro será encaminho para uma oficina e você como seguradora terá de pagar a franquia. Se for uma perda total a seguradora arca com a indenização após o envio de todos os documentos solicitados.

Sabendo de como tudo funciona agora pode ficar um pouco mais tranquilo nos dias de chuva, mas não se arrisque com o carro em enchentes.

Se ainda não possui um seguro aproveite para fazer a cotação e garanta a cobertura de carro em enchentes.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *