dcsimg

Carro que anda sozinho: já viu?

Carro que anda sozinho: já viu?Já pensou em ter um carro que anda sozinho, sem ter que dirigir quando não estiver bem nem encontrar quem dirija para você? Pois alguém já pensou desta forma e enquanto montadoras como Volvo, Renault, Mercedes-Benz e Nissan já estão trabalhando nisso, um grupo de oito estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, em São Carlos, criou o Carina (Carro Robótico Inteligente para Navegação Autônoma).

O início do projeto foi em 2010 e seu protótipo Palio Adventure, usado atualmente no projeto, já é considerado Carina 2 e ficou pronto em 2012. Já fez 3.000 km de testes tanto dentro da universidade como nas ruas de São Carlos, detectando pedestres e semáforos.

De forma geral, o carro trabalha através de câmeras, sensores e radares que estão no veículo, sendo que o destaque vai para um sensor que fica no teto e consegue detectar 360° diante de uma velocidade de dez vezes por segundo. E é no porta-malas que fica um computador que registra tudo isso.

Possui ainda um computador menor na parte da frente, responsável pelos comandos. É ele que decide se vai frear, virar o volante, etc., transmitindo as ações às partes responsáveis, ou seja, ao freio e volante.

O câmbio é automatizado e para garantir a segurança o acelerador limita-se a uma velocidade de 20% da carga. Ele também pode detectar objetos e frear imediatamente.

Dê a sua opinião:

Você acha uma boa ideia ter um carro que dirigir sozinho? Acredita que o trânsito seria melhor se somente os carros controlassem seus movimentos ao invés de termos tantos motoristas irresponsáveis ou acha que isso não deve ser robotizado porque o melhor é que um ser humano dirija?

Artigos relacionados:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário