dcsimg

Pensando em comprar um carro zero km? Veja o imposto que você vai pagar!

Você poderia comprar um modelo bem melhor se impostos e taxas sobre o preço fossem menores

As principais taxas e impostos fazem com que o carro no Brasil seja um dos mais caros de mundo. Um reexame desses tributos faria com que o preço ficasse bem mais barato.

Se você está pensando em adquirir um veículo zero km, faça a cotação do seguro auto e conheça o peso dos impostos e taxas no preço final:

  • ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (estadual) – Em São Paulo é de 12%. Não tem destinação específica.
  • IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados – 2% para motores 1.0 e 8% para motores mais possantes. Para importados a alíquota é de 38%. Não tem destinação específica.
  • Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social). Taxa de 7,6%. Destinado a financiar o INSS.
  • PIS – Taxa de 1,65%. Destinado ao Programa de Integração Social.
  • IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) – alíquota varia em cada Estado do país, em São Paulo é de 4% anualmente.
  • Licenciamento – taxa federal, controlada pelo Detran. O valor é de R$65,66.
  • DPVAT – seguro obrigatório contra Danos Pessoais causados por Veículos Automotores. O valor é de R$101,16.

Os impostos devem ser cobrados para subsidiar o desenvolvimento e financiar os serviços públicos. Quando são aplicados da maneira correta, em educação, saúde, saneamento, transporte e outros serviços necessários, fazem com que aumente o bem-estar e o desenvolvimento em que a qualidade de vida é tão importante quanto a economia. O que é preciso saber é se a aplicação dos impostos que pagamos é feita de forma correta.

No Brasil, a carga tributária por habitante, entre 2000 e 2013, cresceu 277,3%, de acordo com o Instituto ASSAF. A entidade analisa os dados do Impostômetro, instalado pela Associação Comercial de São Paulo, para demonstrar o quanto o cidadão brasileiro paga de impostos por ano.

Enquanto que o PIB – Produto Interno Bruto, nos últimos 13 anos cresceu 273,3%, a carga tributária per capita aumentou 284,3%.

Quando o governo brasileiro deve enfrentar uma crise econômica lança mão da redução do IPI para o setor automotivo. Isso vem acontecendo desde 2008 e a intenção é manter o mercado de automóveis aquecido, mas é uma medida temporária e o imposto volta a ser cobrado, sob a alegação de que é preciso fechar as contas públicas.

Estudo realizado pelo IBPT 0 Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação mostrou que mesmo com isenção parcial ou total do IPI não há redução da arrecadação federal. O que acontece é que o governo perde com o IPI, mas ganha com o PIS e Cofins, que são cobrados na produção do veículo. Isso quer dizer que o aumento da produção traz maior recolhimento para o PIS e Cofins, compensando a isenção do IPI.

Portanto, a conclusão é que se há arrecadação e os problemas de receita fiscal do governo continuam, podemos afirmar que a aplicação do dinheiro não é adequada.

Um olhar sobre os preços dos carros no exterior e os importados no Brasil

Os preços de carros no Brasil já geraram comentários internacionais, inclusive pela revista americana Forbes, uma das mais prestigiadas publicações sobre finanças no mundo, que rotulou a situação de “ridícula”. Comparando preços no mercado americano e o valor cobrado no Brasil, essa foi a conclusão a que chegaram os especialistas, diante de uma situação que beira o absurdo.

quatro_rodas

O veículo cujo preço mais chamou a atenção dos analistas foi o Jeep Grand Cherokee, que no Brasil custa o equivalente a 80 mil dólares. Segundo a Forbes, em Miami, com o mesmo valor, podemos comprar três veículos desse modelo, ou seja, no mercado americano o Jeep custa 28.000 dólares. Esse preço altíssimo é produto das taxas e impostos de importação e ocorre não apenas com veículos da marca Cherokee, mas com todos os modelos e marcas. Em comparação não somente com os Estados Unidos, mas com os demais países, os preços praticados no Brasil não tem similares.

O alto preço, que não corresponde à realidade no exterior, faz com que os modelos importados se transformem em símbolos de status no Brasil. É o caso do Corolla, Civic ou Dodge, considerados carros populares nos Estados Unidos, Canadá e outros países e que aqui são acessíveis apenas a uma elite.

tabela_precoNão deixe de cotar o seguro do seu automóvel para rodar tranquilo!

Fontes:

www.veja.abril.com.br

www.icarros.com.br

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sanaira Silveira - 13 de Janeiro de 2017 às 14:06

Boa tarde Cristiano,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Cristiano - 12 de Janeiro de 2017 às 16:51

Bom dia,

O preço que pagamos é uma vergonha, só sabem nos roubar aqui no Brasil.

Até mais

Sanaira Silveira - 26 de Março de 2016 às 14:00

Bom dia Persio,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário na home-page do nosso site, teremos prazer em atende-lo.

Abraço.

Persio Souza Lima - 23 de Março de 2016 às 00:33

Bom dia,

Gostaria que vocês adicionassem também o lucro das concessionárias, que também faz parte do custo final do veiculo.

Att.

Sanaira Silveira - 10 de Fevereiro de 2016 às 16:54

Boa tarde Valdi,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, o SeguroAuto.org é o melhor lugar.
Visite nosso site e faça sua cotação!
Preencha o formulário em nossa página //www.seguroauto.org e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.

Abraço!

Valdi - 5 de Fevereiro de 2016 às 15:53

Olá,

A obrigação será mostrar os impostos no seu total, aí ficará sempre o governo federal como o único culpado, mas e os impostos dos governadores corruptos e criminosos?

Até mais.

Sanaira Silveira - 23 de novembro de 2015 às 10:59

Bom dia Izaias,

Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, o SeguroAuto.org é o melhor lugar.
Preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.

Obrigada!

Izaias - 21 de novembro de 2015 às 00:27

Olá,

Esse imposto é o que nos rouba na cara dura. País corrupto!

Até mais.

Sanaira Silveira - 5 de novembro de 2015 às 12:25

Bom dia Jurandir,

Agradecemos sua mensagem,
Nossos artigos são feitos através de pesquisa de dados

Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, o SeguroAuto.org é o melhor lugar. Visite nosso site e faça sua cotação! Preencha o formulário em nossa página //www.seguroauto.org e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.

Obrigada!

Jurandir - 4 de novembro de 2015 às 12:27

Olá,

Esse é o famoso, ‘se colar, colou’, usado pelas montadoras, governo e revendedoras, fazendo nós, brasileiros, como trouxas.

Até mais.

Williamlima - 25 de julho de 2015 às 17:16

A margem de lucro das montadoras é o responsável pelos preços caros.

ROSÁRIO QUEIROZ - 28 de Fevereiro de 2015 às 21:20

Brasil vergonhoso, pessoas sem amor ao próximo e sim ao dinheiro. Se não amam ao próximo, não amam a Deus. “Se dizes que amas a Deus e não amas teu irmão, és um mentiroso e não estás na verdade” assim é o Brasil, na sua maioria, só pensa no lucro, mesmo que prejudique a qualidade de vida dos seus cidadãos.

Davy - 2 de novembro de 2014 às 06:43

Bom dia,
O que fazer para acabar com essa situação exploradora? Lutamos contra um sistema muitíssimo bem articulado a defender os interesses de uma elite. Há os que participam dela e os que pagam por ela!

Postar um comentário