Você poderia comprar um modelo bem melhor se impostos e taxas sobre o preço fossem menores
As principais taxas e impostos fazem com que o carro no Brasil seja um dos mais caros de mundo. Um reexame desses tributos faria com que o preço ficasse bem mais barato.
Se você está pensando em adquirir um veículo zero km, faça a cotação do seguro auto e conheça o peso dos impostos e taxas no preço final:
- ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (estadual) – Em São Paulo é de 12%. Não tem destinação específica.
- IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados – 2% para motores 1.0 e 8% para motores mais possantes. Para importados a alíquota é de 38%. Não tem destinação específica.
- Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social). Taxa de 7,6%. Destinado a financiar o INSS.
- PIS – Taxa de 1,65%. Destinado ao Programa de Integração Social.
- IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) – alíquota varia em cada Estado do país, em São Paulo é de 4% anualmente.
- Licenciamento – taxa federal, controlada pelo Detran. O valor é de R$65,66.
- DPVAT – seguro obrigatório contra Danos Pessoais causados por Veículos Automotores. O valor é de R$101,16.
Os impostos devem ser cobrados para subsidiar o desenvolvimento e financiar os serviços públicos. Quando são aplicados da maneira correta, em educação, saúde, saneamento, transporte e outros serviços necessários, fazem com que aumente o bem-estar e o desenvolvimento em que a qualidade de vida é tão importante quanto a economia. O que é preciso saber é se a aplicação dos impostos que pagamos é feita de forma correta.
O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!
No Brasil, a carga tributária por habitante, entre 2000 e 2013, cresceu 277,3%, de acordo com o Instituto ASSAF. A entidade analisa os dados do Impostômetro, instalado pela Associação Comercial de São Paulo, para demonstrar o quanto o cidadão brasileiro paga de impostos por ano.
Enquanto que o PIB – Produto Interno Bruto, nos últimos 13 anos cresceu 273,3%, a carga tributária per capita aumentou 284,3%.
Quando o governo brasileiro deve enfrentar uma crise econômica lança mão da redução do IPI para o setor automotivo. Isso vem acontecendo desde 2008 e a intenção é manter o mercado de automóveis aquecido, mas é uma medida temporária e o imposto volta a ser cobrado, sob a alegação de que é preciso fechar as contas públicas.
Estudo realizado pelo IBPT 0 Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação mostrou que mesmo com isenção parcial ou total do IPI não há redução da arrecadação federal. O que acontece é que o governo perde com o IPI, mas ganha com o PIS e Cofins, que são cobrados na produção do veículo. Isso quer dizer que o aumento da produção traz maior recolhimento para o PIS e Cofins, compensando a isenção do IPI.
Portanto, a conclusão é que se há arrecadação e os problemas de receita fiscal do governo continuam, podemos afirmar que a aplicação do dinheiro não é adequada.
Um olhar sobre os preços dos carros no exterior e os importados no Brasil
Os preços de carros no Brasil já geraram comentários internacionais, inclusive pela revista americana Forbes, uma das mais prestigiadas publicações sobre finanças no mundo, que rotulou a situação de “ridícula”. Comparando preços no mercado americano e o valor cobrado no Brasil, essa foi a conclusão a que chegaram os especialistas, diante de uma situação que beira o absurdo.
O veículo cujo preço mais chamou a atenção dos analistas foi o Jeep Grand Cherokee, que no Brasil custa o equivalente a 80 mil dólares. Segundo a Forbes, em Miami, com o mesmo valor, podemos comprar três veículos desse modelo, ou seja, no mercado americano o Jeep custa 28.000 dólares. Esse preço altíssimo é produto das taxas e impostos de importação e ocorre não apenas com veículos da marca Cherokee, mas com todos os modelos e marcas. Em comparação não somente com os Estados Unidos, mas com os demais países, os preços praticados no Brasil não tem similares.
O alto preço, que não corresponde à realidade no exterior, faz com que os modelos importados se transformem em símbolos de status no Brasil. É o caso do Corolla, Civic ou Dodge, considerados carros populares nos Estados Unidos, Canadá e outros países e que aqui são acessíveis apenas a uma elite.
Não deixe de cotar o seguro do seu automóvel para rodar tranquilo!
Fontes:
www.veja.abril.com.br
www.icarros.com.br
Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878
13 Comentários
Bom dia,
O preço que pagamos é uma vergonha, só sabem nos roubar aqui no Brasil.
Até mais
Boa tarde Cristiano,
Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.
Abraço
Bom dia,
Gostaria que vocês adicionassem também o lucro das concessionárias, que também faz parte do custo final do veiculo.
Att.
Bom dia Persio,
Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário na home-page do nosso site, teremos prazer em atende-lo.
Abraço.
Olá,
A obrigação será mostrar os impostos no seu total, aí ficará sempre o governo federal como o único culpado, mas e os impostos dos governadores corruptos e criminosos?
Até mais.
Boa tarde Valdi,
Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, o SeguroAuto.org é o melhor lugar.
Visite nosso site e faça sua cotação!
Preencha o formulário em nossa página https://www.seguroauto.org e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.
Abraço!
Olá,
Esse imposto é o que nos rouba na cara dura. País corrupto!
Até mais.
Bom dia Izaias,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, o SeguroAuto.org é o melhor lugar.
Preencha o formulário em nossa página e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.
Obrigada!
Olá,
Esse é o famoso, ‘se colar, colou’, usado pelas montadoras, governo e revendedoras, fazendo nós, brasileiros, como trouxas.
Até mais.
Bom dia Jurandir,
Agradecemos sua mensagem,
Nossos artigos são feitos através de pesquisa de dados
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, o SeguroAuto.org é o melhor lugar. Visite nosso site e faça sua cotação! Preencha o formulário em nossa página https://www.seguroauto.org e receba todas as informações necessárias para a realização de sua proposta.
Obrigada!
A margem de lucro das montadoras é o responsável pelos preços caros.
Brasil vergonhoso, pessoas sem amor ao próximo e sim ao dinheiro. Se não amam ao próximo, não amam a Deus. “Se dizes que amas a Deus e não amas teu irmão, és um mentiroso e não estás na verdade” assim é o Brasil, na sua maioria, só pensa no lucro, mesmo que prejudique a qualidade de vida dos seus cidadãos.
Bom dia,
O que fazer para acabar com essa situação exploradora? Lutamos contra um sistema muitíssimo bem articulado a defender os interesses de uma elite. Há os que participam dela e os que pagam por ela!