dcsimg

Carros autônomos

Os carros autônomos, aqueles que não precisam de um motorista aos poucos começam a se tornar realidade, tanto que já existem diversas empresas fazendo testes com eles para que logo possam estar disponíveis a todos. Apesar de muito se falar e dúvidas do funcionamento deles, os resultados têm sido satisfatórios.

Google

O Google já possui carros autônomos em circulação para testes nos Estados Unidos, porém recentemente um dos seus carros foi parado na Califórnia por dirigir em baixa velocidade. Apesar de parecer estranho foi isso mesmo que aconteceu e a empresa explicou que isso ocorreu para que os sensores pudessem ser melhor posicionados e testes feitos.

Outra melhoria que os carros têm apresentado é o reconhecimento de sirenes assim eles podem desacelerar e liberar passagens para as viaturas. Eles são equipados com sensores de som e com câmeras que detectam as luzes piscando.

A mudança no trânsito das cidades

A Toyota anunciou a comercialização do seu carro autônomo prevista para 2020 e isso foi muito bem recebido na Cidade de Los Angeles. Isso porque hoje um dos grandes problemas que a cidade enfrenta é a dificuldade para estacionar os veículos uma vez que o número de estacionamentos não é suficiente. Com o carro autônomo isso seria facilmente resolvido.

Estudos revelam que essa preocupação não é à toa já que hoje 14% de toda a área da cidade é ocupada por estacionamentos e que 30% do movimento na região central se refere a pessoas que buscam vagas. Com isso pode haver uma transformação nas cidades e assim facilitar o trânsito.

Outra coisa que chama a atenção nos veículos autônomos é a facilidade de compartilhar o carro, assim ao invés de ficar parado enquanto você está trabalhando outro membro da família poderia utilizá-lo. Uma outra maneira de utilizar o veículo seria com o carro compartilhado e não necessariamente com os membros da família, mas até mesmo com desconhecidos.

Essas mudanças permitiram uma economia com a compra e manutenção dos veículos o que garantia mais dinheiro para outras coisas. Além disso, pessoas que hoje tem dificuldade para se locomover e dependem de outros como os cegos e deficientes teriam mais autonomia sem que precisassem de ajuda.

No Brasil, os carros autônomos têm a sua ideia bem aceita por cerca de 80% dos brasileiros, tanto que projeto Carina, está sendo desenvolvido na USP e já conta com um protótipo que tem apresentado bons resultados.

Você pode entender melhor sobre os carros autônomos!

O carro usado é um Palio Weekend Adventure com câmbio Dualogic que conta com sensores a laser, câmeras de leitura da pista, GPS e unidade inercial, além de dois computadores. O GPS utilizado é mais preciso do que os usados pelos carros particulares e isso garante mais precisão. O atual modelo custou cerca de 50 mil reais e carrega 250 mil em equipamentos.

Porém existe um plano de fazer um novo projeto ainda mais barato com um carro de 30 mil e 20 mil em equipamentos e para isso teriam que trocar os sensores por modelos similares aos que são usados pelo Google e que custam menos.

Apesar do projeto ter dado bons resultados ele ainda não atraiu a atenção de nenhuma montadora, mas com a nova versão isso deve mudar.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário