dcsimg

Carros de 2015 econômicos no combustível

Carros de 2015 econômicos no combustívelOs aumentos de preços andam preocupando todo mundo e quem tem carro não está fora dessa estatística. O aumento dos combustíveis tem feito muita gente deixar o carro em casa e pensar em maneiras criativas de economizar.

Quem não abre mão do conforto do carro precisa optar por modelos que consumam menos combustível para não deixar suas contas nas alturas. Para conseguir uma ajudinha na hora de fazer esse levantamento o INMETRO realizou uma pesquisa com 586 veículos de 36 montadoras.

A 7ª edição desse levantamento incluiu 49 novos modelos e auxilia no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Programa esse que classifica a eficiência energética dos veículos atribuindo notas de A (menor consumo) a E (maior consumo) conforme o melhor aproveitamento do combustível.

Subcompactos

Dentro dessa categoria o Volkswagen Up! Foi o que mais se destacou levando a nota máxima. Foram avaliadas todas as versões, sendo elas com ar condicionado. O rendimento foi avaliado na cidade e na estrada, sendo que com gasolina ela anda 13,5 km/ e 14,6 km/l e com etanol 9,2 km/l e 10,2km/l.

O Renault Clio 1.0 de 4 cilindros e câmbio manual também recebeu nota AA (nota máxima). A versão sem ar, roda com etanol 9,5 km/l e 10,7 km/l e com gasolina 14,3 km/l e 15,8 km/l. Já a versão com ar faz com etanol, 9,1 km/ e 9,6 km/l e com gasolina 13,1 km/l e 14,3 km/l. Esses valores foram obtidos considerando o percurso na cidade e nas estradas.

O SmartFortwo também acompanhou os concorrentes e conquistou nota máxima fazendo com gasolina 13,2 km/l na cidade e 14,2 a 14,4 km/l na estrada.

Compactos

Os carros dessa categoria que conseguiram nota máxima foram: Toyota Etios 1.5, Ford Ka 1.0, Nissan New March, Volkswagen Fox BlueMotion e Honda Fit CVT. Todos eles foram avaliados em versões com ar condicionado.

O Ford Ka, por exemplo, consegue fazer 8,9 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada) utilizando álcool. Já com gasolina o consumo diminui para 13,0km/l (cidade) e 15,1 km/l (estrada).

Já o Fiat Palio que é o modelo mais vendido no país recebeu classificação B, assim como o Gol que conquistou a mesma nota na média geral.

Médios

Os veículos que receberam nota AA foram o Honda City, Nissan Versa reestilizado (que será vendido a partir deste mês), o sedã Ford Ka+ 1.0, Lexus CT 200h, Toyota Prius, Toyota Etios Sedan e Hyundai HB20S 1.0.

HB20S com câmbio manual e motor 1.0 de 3 cilindros tem um ótimo desempenho e com etanol faz 12,3 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada) e com gasolina 12,3 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada).

O City de motor 1.5 e câmbio CVT quando abastecido com etanol anda 8,5 km/l (cidade) e 10,3 km/l (estrada) e com gasolina 12,3 km/l e 14,5 km/l, respectivamente.

Extra grandes

Somente um modelo dessa categoria conseguiu atingir a nota máxima, sendo ele o Ford FusionHybrid que conta com um motor elétrico e outra a gasolina. Ela faz em média 16,6 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada) o que lhe garantiu o título do carro mais eficiente de 2015.

Os que mais gastam

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Para quem não quer um carro que consome muito combustível também pode encontrar nessa lista quais são os carros que devem ser evitados. Dentre os que tiveram o pior desempenho está a Ferrari F12 Berlinetta, MaseratiGhibli, Ghibli S, Quattroporte, GranCabrio S, GranCabrio MC, GranTurismo S, Lamborghini Aventador, LamborghiniHuracán, Mercedes-Benz S63 AMG, Porsche 911 Turbo e Turbo S, BMW M4 Coupé e Cabrio, além do Rolls-Royce Ghost, Volvo S60.

Na categoria dos veículos grandes nenhum foi considerado econômico, já os utilitários alguns receberam nota E: BMW X4 xDrive 35i, X5 xDrive 35i e X6 xDrive 50i, Jeep Grand Cherokee e Wrangler, Land Rover Range Rover Vogue, Jaguar XJ.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sanaira Silveira - 12 de novembro de 2016 às 13:27

Bom dia Robson,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Robson de Santana - 8 de novembro de 2016 às 21:30

Olá,

Gostaria de ver uma reportagem com o uso do hidrogênio no auxílio da economia de combustível.

Obrigado

Postar um comentário