Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Carros mais seguros do Brasil para você adquirir em 2018

O consumidor precisa conhecer os resultados dos testes de segurança para modelos novos de automóveis brasileiros. Os testes ajudam quem vai comprar um carro novo em 2018.

O Programa de Avaliação de Carros Novos para a América e o Caribe (Latin NCAP), divulgou no final de setembro os resultados de avaliação da quinta série de testes realizados em 2017.

Carros aprovados como os mais seguros do Brasil

Imagem: Uol

O Programa Latin NCAP foi lançado em 2010 com a finalidade de desenvolver um sistema independente de testes de veículos em situações de colisão, para estabelecer um ranking de segurança regional de veículos. Os testes realizados são réplicas dos que são aplicados nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Ásia, nos últimos trinta anos e já demonstraram ser eficazes para avaliar a segurança de automóveis. Os testes de colisão são aplicados em seis fases e seus resultados, relativos a mais de 60 carros, são publicados desde 2010. 

Os resultados mais recentes, referentes à quinta série aplicada, mostraram a máxima qualificação para o Toyota Corolla e o Volkswagen Polo, na avaliação relativa a proteção do ocupante adulto e proteção do ocupante infantil.

Carros aprovados como os mais seguros do Brasil

Imagem: Uol

Volkswagen Polo

Produzido pela montadora brasileira e lançado recentemente, o Volkswagen Polo recebeu cinco estrelas para a proteção de ocupante adulto e infantil. A avaliação refere-se a impacto frontal, impacto lateral de poste e impacto lateral. Os airbags de cabeça e tórax provaram ser eficientes nos impactos laterais.

O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC, em inglês), está de acordo com as condições do Latin NCAP. Com relação à segurança infantil, o modelo obedece a norma i-size, garantindo uma boa segurança para crianças, em impactos. Conta ainda com ancoragens ISOFIX, além de um interruptor que desliga o airbag do passageiro, cintos de três pontos para todos os assentos e proteção para pedestres. Para a proteção do ocupante infantil, o Polo recebeu cinco estrelas, além de ganhar o prêmio Latin NCAP Advanced Award pela proteção aos pedestres.

Toyota Corolla

Com sete airbags, o Toyota Corolla recebeu cinco estrelas, tanto para a proteção do ocupante adulto como do ocupante infantil. O carro, que foi atualizado, possui Controle Eletrônico de Estabilidade, de forma padrão. Em 2014, ele já havia conseguido cinco estrelas para a proteção de ocupante adulto. Posteriormente, foi reavaliado segundo o último protocolo da Latin NCAP e avaliado em suas diferentes versões. Teve bom desempenho nos impactos laterais, e no impacto frontal. Seu Controle Eletrônico de Estabilidade mostrou estar de acordo com as exigências do Latin NCAP e recebeu novamente cinco estrelas para a proteção do ocupante adulto e infantil. A versão produzida nos Estados Unidos também foi aprovada com cinco estrelas. O Corolla recebeu também o prêmio Latin NCAP Advanced Award por seu desempenho quanto à proteção dos pedestres. Esses resultados são válidos para todas as versões do Corolla, a partir de setembro de 2017, seguindo válidos para 2018.

Ranking dos modelos com melhores notas de segurança

Imagem: Uol

Ranking dos modelos com melhores notas de segurança

Os resultados dos testes de colisão aplicados pelo Latin NCAP mostram o nível de segurança dos carros vendidos no Brasil e também na América Latina. Os testes são feitos quanto a impacto lateral e frontal e atropelamento e as simulações são feitas com bonecos.

As notas dos testes são conferidas de acordo com a capacidade do carro de proteger seus ocupantes, evitando os ferimentos. Desde 2016, as exigências estão mais rigorosas. Com critérios mais rígidos, agora são incluídos obrigatoriamente testes de impacto lateral e contra postes, para todos os modelos, destinados a avaliar o controle eletrônico de estabilidade. O carro que melhor se saiu nesse tipo de teste foi o Volkswagen Golf.

Com as novas regras, alguns veículos já testados estão sendo submetidos a novos testes. É o que ocorreu agora com o Toyota Corolla e com o Chevrolet Onix, que com critérios mais rigorosos não obteve a nota mínima.

Ranking dos modelos com melhores notas de segurança

Imagem: Carro Bonito

De acordo com os novos critérios de avaliação, a nota máxima passou a ser de 34 para adultos e 49 para o ocupante infantil. Veja como ficou o último resultado divulgado pelo Latin NCAP, com os modelos que obtiveram as melhores notas.

  1. Volkswagen Golf (7 airbags)
    Adulto: cinco estrelas – nota 33,30 de 34
    Criança: Cinco estrelas – nota 43.52 de 49
  2. Volkswagen Polo (4 airbags)
    Adulto: cinco estrelas – nota 32,13 de 34
    Criança: cinco estrelas – nota 43,00 de 49
  3. Toyota Corolla (3 airbags)
    Adulto: cinco estrelas – nota 29,60 de 34
    Criança: quatro estrelas – nota 44,88 de 49
  4. Honda HR-V (2 airbags)
    Adulto: cinco estrelas – nota 16.70 de 17
    Criança: cinco estrelas – nota 43.30 de 49
  5. Ford Focus (2 airbags)
    Adulto: cinco estrelas – nota 16.52 de 17
    Criança: quatro estrelas – nota 38.06 de 49
  6.  Toyota RAV4 (3 airbags)
    Adulto: cinco estrelas – nota 16.41 de 17
    Criança: quatro estrelas – nota 36.57 de 49
  7. Honda Fit (2 airbags)
    Adulto: cinco estrelas – nota 16.26 de 17
    Criança: quatro estrelas – nota 39.48 de 49
  8. Jeep Renegade (2 airbags)
    Adulto: cinco estrelas – nota 16.12 de 17
    Criança: cinco estrelas – nota 43.54 de 49
  9. Honda City (2 airbags)
    Adulto: cinco estrelas – nota 16,07 de 17
    Criança: cinco estrelas – nota 41,81 de 49
  10. Volkswagen up! (2 airbags)
    Adulto: cinco estrelas – nota 15.86 de 17
    Criança: quatro estrelas – nota 39.54 de 49

Ranking dos modelos com melhores notas de segurança

Os testes de segurança beneficiam o consumidor e a sociedade

O Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, declarou que os resultados mostram que os fabricantes de automóveis estão incorporando níveis mínimos de segurança existentes em outros países do mundo. Há a necessidade de investir em maior segurança e isso precisa ser feito pelo mercado, que ainda está adiando adotar maiores medidas.  Os consumidores exigem e há fabricantes adotando níveis de segurança cinco estrelas, até mesmo antes que o governo regulamente a questão.

O Latin NCAP publica resultados assim que um modelo é lançado para a venda, sem que os consumidores tenham que esperar meses por essa informação tão importante. Se todos os veículos no mercado fossem assim testados, o consumidor teria toda a informação necessária antes de comprar um carro novo, o que levaria a uma elevação nos níveis de segurança do mercado como um todo, pressionado pela competitividade. Com carros mais seguros, todos nós sairíamos ganhando.

Com fabricantes assumindo um compromisso com carros mais seguros, mesmo antes de existir regulamentação, há uma demonstração de que existe capacidade na produção para adotar medidas mínimas de segurança, o que viria a salvar a vida de muitos ocupantes dos veículos e pedestres, com benefício para toda a sociedade.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *