dcsimg

Conheça mais sobre o Caveirão da PM do Rio de Janeiro

Conheça mais sobre o Caveirão da PM do Rio de JaneiroVocê sabe como é o caveirão da polícia militar do Rio de Janeiro? Então conheça ele aqui!

Em meio a tantos conflitos nas comunidades do Rio, um veículo que sempre está ajudando na segurança da PM é o Caveirão, mas nem todos o conhecem direito. Esse é um veículo da polícia que recebeu blindagem e ajuda muito nas operações reforçadas.

O Bope (Batalhão de Operações Especiais) ganhou oito carros, a Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) ganhou dois e outros dois foram para o BPChq (Batalhão de Choque). Esses doze veículos custaram R$ 7 milhões para o governo do Estado.

Conhecido como Maverick, o Caveirão consegue chegar a 120 quilômetros e ele ainda consegue subir escadas e andar inclinado, perfeito para operações na cidade. O manual do veículo informa tudo o que os ocupantes precisam saber, além da autonomia de 700 quilômetros.

A empresa que desenvolveu o Maverick é a Paramount Group, empresa sul-africana. Homens das três forças policiais testaram por três meses o veículo em favelas do Rio de Janeiro e constataram que ele possui proteção para armas de grosso calibre, o que é uma proteção bem alta. Seus pneus continuam rodando em qualquer superfície e ainda resistem a tiros, de acordo com Miles Chambers da diretoria da empresa.

Suas paredes possuem proteção contra coquetéis molotov e também granadas, mas fora a proteção, o veículo ainda é bem inteligente. Ele tem um sistema de câmeras que grava tudo o que acontece por fora dele e em todos os ângulos e seus passageiros são de até 12 policiais. Sem contar que os ocupantes não sofrem com calor, uma vez que o veículo possui ar condicionado que funciona mesmo se o veículo estiver desligado.

Esse veículo é usado também nos países da África. E o caveirão chega até a 19 toneladas durante uma ação de combate, tendo capacidade para quatro toneladas apenas de cargas, podendo carregar de uma torre de tiro até mesmo a um canhão de água. Porém, ele ainda tem opções para armamentos mais simples e equipamentos para abrir a mata e cortar arame.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário