Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Chave automática aumenta o risco de roubo, previna-se!

Compartilhe nas redes sociais:

A chave automática permite abrir e fechar o carro, com a facilidade. Isso é muito prático, mas há um custo: aumenta o risco de roubo do seu carro.

O sistema é prático, mas o mais recomendável é que você fique atento a algumas técnicas que são recomendadas para reduzir o risco. De acordo com pesquisas realizadas, o sinal que é emitido pela chave automática é interceptado por ladrões, que conseguem reprogramá-lo em outras chaves.

Chave automática aumenta o risco de roubo, previna-se!

Imagem: forum

O mais recomendado oficialmente é a “bolsa de Faraday”, uma embalagem para a chave, que funciona como uma barreira que impede a identificação e transferência do sinal emitido pela chave do carro. A bolsa foi criada para agências do governo, militares e investigadores, com um desenho especial para a preservação e o transporte de dispositivos móveis. O material da bolsa forma uma blindagem em torno de telefones celulares, GPS, dispositivos bluetooth, laptops, etc., bloqueando o sinal. Uma vez dentro da bolsa de Faraday, o dispositivo não poderá voltar a se conectar com a rede, ainda que se encontre ligado, assegurando que ele não possa ser controlado, localizado ou bloqueado remotamente.

Chave automática aumenta o risco de roubo, previna-se!

Imagem: Bolsa Faraday.

Mas, se você quer economizar, pode encontrar uma alternativa para esse equipamento.A BBC publicou uma matéria em que afirma que embrulhar a chave em papel alumínio pode fazer esse mesmo efeito isolante que a bolsa de Faraday, impedindo que as ondas eletromagnéticas sejam copiadas por outra pessoa.

Chave automática aumenta o risco de roubo, previna-se!

Imagem: bbc

Envolver a chave com papel alumínio não é completamente eficaz em todos os casos. Outra alternativa já foi sugerida por um especialista em cibersegurança, que é a de usar uma lata de alumínio com tampa ou uma caixa forrada ou recoberta por papel alumínio. São alternativas que eliminam a tarefa de embrulhar e desembrulhar a chave todas as vezes em que é usada.

Muitos usuários comentam que é possível guardar a chave na geladeira ou no freezer, para oferecer uma proteção ainda maior. Mas o jornal Washington Post consultou especialistas que foram contra esse tipo de opção, já que esses equipamentos podem danificar os componentes eletrônicos da chave.

Chave automática aumenta o risco de roubo, previna-se!

Imagem: g1.globo

Esses especialistas garantem que não há motivo para tanto receio, apesar do risco existente. Existem chaves que não podem ser duplicadas e em caso de que seja produzida uma cópia, não há certeza de que ela vai fazer o carro funcionar. É preciso, portanto, buscar outras maneiras que garantir maior segurança, em procedimentos como estacionar em locais monitorados, por alarmes e câmeras, de preferência em estacionamentos fechados.

Existe também a recomendação para que se retire a bateria da chave, se ela não estiver em uso e se use também a chave tradicional, que vem incluída na automática.

Cuidados para proteger seu carro de roubos

Veja algumas dicas que podem evitar que seu veículo seja levado por ladrões:

1 – Cuidado com o local para estacionar

O estacionamento fechado é o melhor local para evitar furtos e roubos. Se for necessário parar o carro na rua, é preciso evitar lugares ermos e escuros. Se a rua tiver iluminação e o local for próximo a um prédio com vigia e câmeras, a sua segurança será maior. É preciso estar atento para ruas comerciais, que têm muito movimento de dia, mas depois do horário comercial se tornam desertas.

2 – Não deixe objetos dentro do carro

Objetos simples podem ser confundidos com algo de valor e atrair a atenção de ladrões. Acessórios como carregadores e adaptadores podem sinalizar que há algo de valor. Guarde sempre as compras e malas no porta-malas e não faça isso ao estacionar, pois poderá chamar a atenção de quem está observando.

Chave automática aumenta o risco de roubo, previna-se!

Imagem: clubedetran

3 – Não use adesivos que identifiquem origem e hábitos pessoais

Adesivos com o nome da faculdade, ou do time de preferência podem tanto atrair um ladrão como motivar um ato de vandalismo. As mulheres não devem indicar que o carro pertence a uma mulher, porque vai sinalizar que um assalto será mais fácil, diante de uma vítima mais vulnerável.

4 – Não deixe no painel boletos bancários e correspondências

Seu nome ou endereço podem direcionar um ladrão para sua conta bancária ou a sua casa. A carteira de motorista e documentos do veículo nunca podem ser deixados em seu interior. Com os documentos, será muito mais fácil para um ladrão vender o carro. Não deixe também as chaves de sua casa dentro do carro, se ele for roubado, vai ser muito mais complicado voltar para casa.

5 – Não deixe o carro aberto

Parece óbvio, mas muitos roubos são cometidos por esse motivo. O motorista acha que não precisa trancar o carro ao parar para ir fazer uma compra rápida, ir a uma banca ou padaria. Em dois minutos, um ladrão esperto leva o carro.

Chave automática aumenta o risco de roubo, previna-se!

Imagem: produto.mercadolivre

6 – Use dispositivos de segurança desencorajadores

Correntes, trancas de direção e outros dispositivos que estiverem visíveis, exercem um efeito desencorajador para quem planeja roubar o carro. Eles podem não evitar que um ladrão experiente roube, mas vão tornar sua ação mais difícil. Diante da dificuldade, ele vai desistir ou procurar um alvo mais fácil. Na maioria das vezes, os dispositivos de segurança são eficientes.

7 – Utilize rastreadores, localizadores e bloqueadores

São alguns equipamentos de segurança que funcionam para prevenção de furtos. O bloqueador impede a ignição de funcionar ou corta o fornecimento de combustível, além de acionar o alarme. O localizador informa a localização do carro que foi levado e o rastreador informa onde o carro está e permite a localização diretamente por parte do proprietário, sem necessidade de ativar a central de atendimento.

8 – Não informe quanto tempo vai demorar

Evite informar para manobristas e flanelinhas quanto tempo vai demorar para voltar. O melhor é dizer que volta logo, porque isso irá frustrar os planos de um ladrão.

9 – Se tiver problemas com a partida, desconfie de um falso mecânico

O falso mecânico costuma aparecer quando o motorista tem algum problema ao dar a partida. Às vezes o problema foi provocado pelo próprio ladrão. O melhor a fazer é trancar o carro e procurar assistência especializada. Alguns golpes costumam acontecer também quando um falso mecânico se aproxima do motorista para avisar de um suposto defeito, se oferecendo para ajudar a consertar. Quando o motorista encosta o carro o assalto é realizado. Portanto, se o veículo estiver em movimento, não estacione na rua, procure o primeiro posto de gasolina ou uma base da polícia.

10 – Estude seu itinerário com antecedência

Se for se dirigir a um lugar onde nunca esteve antes, planeje seu itinerário, consulte mapas, peça informações. Roteiros desconhecidos podem levar a locais perigosos, com risco de sofrer um assalto e o roubo do carro. Pesquise antes, mesmo que use um GPS ou aplicativo de celular.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *