dcsimg

Como contratar seguro para carro usado

Como contratar seguro para carro usadoCom a atual crise econômica do país as pessoas estão cada vez mais optando por adquirir um veículo usado, isso ocorre muitas vezes por conta do preço e pela desvalorização ser menor.

Isso não acarreta nenhum problema, porém na hora de adquirir um seguro isso pode ser um pouco mais difícil.

Dicas na hora de contratar seguro para carro usado

As seguradoras normalmente colocam algumas restrições na hora de fazer o seguro, por isso o consumir precisa estar atento a elas. Quem tem um carro zero e vai contratar um seguro pode muitas vezes fazer isso rapidamente e sem burocracia, mas quando o carro já é usado ele precisa passar por uma avaliação e nesse momento é que os problemas surgem.

Para que o valor do seguro seja determinado são avaliados diversos itens como perfil do condutor, modelo, índices de roubos e outros, mas para que ele seja aprovado é considerada a idade do veículo. Nesse caso as seguradoras normalmente optam por recusar carros nacionais com mais de 15 anos de uso e importados com mais de 5 anos.

Essa recusa acontece pela dificuldade de encontrar pelas de reposição e essas quando são encontradas costumam ter um valor bastante elevado e por conta disso acabam não representando nenhuma vantagem para as seguradoras.

Já quem possui um carro e esse já está segurado, por mais que ele já tenha muitos anos de uso consegue fazer a renovação do seguro sem que haja nenhum problema.

Seguro popular

Para tentar resolver esse problema e conseguir garantir que todos os carros possam ter acesso a um seguro foi criado o Seguro Popular.

Esse funciona de uma forma um pouco diferente e tem um preço bem mais acessível, porém em contrapartida não garante todas as coberturas que um seguro convencional. Mas se desejar contar com um seguro comum, saiba que você pode economizar muito com a contratação, já que existem várias opções de seguro auto barato no mercado.

No Seguro Popular as seguradoras podem utilizar nos veículos peças recondicionados desde que elas tenham sua procedência e qualidade comprovadas (isso acontece por meio de um cadastro das peças). Com isso fica muito mais fácil encontrar peças para os veículos mais antigos e o melhor é que com um preço reduzido.

Dessa forma também diminuiu a possibilidade de o carro sofrer perda total (PT), isso porque enquanto no seguro tradicional se não houver peça para reposição deve se considerar PT do carro, no seguro popular a possibilidade de encontrar a peça aumenta. Com isso o custo para as seguradoras é menor, pois compensa muito mais pagar pela peça do que pelo valor total do veículo.

Aproveite para contratar seguro para carro usado aqui no SeguroAuto.org e mantenha o veículo protegido.

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário