Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Como emplacar o carro sem contratar um despachante

Comprar um carro novo, muitas vezes, é a realização de um sonho. Porém, a quantidade de taxas e seus valores podem tornar essa realização num pesadelo. Por exemplo: quem adquire um carro zero precisa emplacá-lo, e geralmente tem que contratar um despachante. O emplacamento e o despachante cobram pelo serviço, o que pode pesar no bolso. Mas há uma solução: que tal emplacar o carro sem contratar um despachante?

Um despachante tem como função dar seguimento a trâmites burocráticos, como o emplacamento de um veículo e a troca de município no registro do carro.

Especialista no assunto, ele costuma agilizar os processos, trazendo facilidade ao usuário. É por isso que é comum contratá-lo para cuidar dos passos do seu veículo. Mas, você sabia que dá para emplacar o carro sem contratar um despachante?

É comum que as próprias concessionárias contem com um despachante. Outra opção é contratar o profissional por conta própria.

Porém, esses especialistas cobram por seus serviços, e o emplacamento do carro também é pago. Juntando todas as taxas, os custos podem pesar no bolso.

Se você não deseja, ou não pode gastar agora, este texto é para você. A seguir, explicamos como emplacar seu carro zero “sozinho”. Acompanhe!

Como emplacar o carro sem contratar um despachante

Passo a passo para emplacar o carro sem contratar um despachante

Para quem quer economizar, emplacar o carro sem contratar um despachante pode ser uma boa opção. E o procedimento para emplacar veículo não é tão difícil quanto parece.

Na verdade, ele só consome um pouco de tempo, devido às filas. É por isso que muita gente prefere “terceirizar” a tarefa.

A seguir, listamos as etapas básicas para regularizar seu automóvel. Em todo o caso, lembre-se que o procedimento pode mudar de um estado para outro.

Por isso, acesse o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) da sua localidade. Você também pode ligar para o órgão e se informar sobre qualquer particularidade do processo.

Passo 1: documentos

Você deve estar se perguntando: o que precisa para emplacar um veículo zero? A primeira coisa a se fazer para o emplacamento do carro é solicitar os documentos do automóvel à concessionária.

Você vai precisar do Decalque do número do chassi (original), da Nota Fiscal do Fabricante(cópia simples) e da Nota Fiscal da Revenda (original).

Passo 2: vá ao Detran e ao banco

É preciso que o proprietário do veículo, ou alguém com uma procuração assinada pelo proprietário, realize os procedimentos a seguir.

Vá ao Detran, unidade de trânsito ou Poupatempo da sua cidade. Além dos documentos do veículo, você precisará apresentar o seu CPF, RG e comprovante de residência recente (de até três meses atrás).

Nesse momento, será hora de conseguir a liberação da placa. Para regularizar o carro, também é preciso quitar alguns impostos.

Por isso, no Detran, você obterá os dados para pagamento do valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e do DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).

No órgão, o proprietário do carro ainda obtém o formulário do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), a “certidão de nascimento” do carro.

Com esses dados em mãos, é hora de se dirigir a um banco para pagar todas as taxas. Alguns bancos permitem o pagamento dos valores pela internet, por meio do seu aplicativo. Ainda assim, é mais comum a quitação pelo Caixa Eletrônico.

Esses documentos para emplacar carro zero são importantes também para o futuro, pois vão comprovar que o automóvel está regular. Por isso, depois de tirar o auto da concessionária, mantenha-os sempre à mão.

Vai aproveitar o carro novo para viajar? Não fique sem conferir as nossas dicas para organizar a bagagem, :)

Passo 3: volte ao Detran

Com os formulários e taxas pagas, vá ao Detran escolher a placa do carro. Este passo é realizado no Setor de Classificação de Placas.

Feito isso, vá ao setor de Certificado de Registro de Veículo (CRV), para dar entrada na documentação.

O CRV não fica pronto na hora do pedido. É preciso aguardar alguns dias, e o prazo é informado ao consumidor no momento da solicitação.

Passo 4: faça o emplacamento do veículo

Com todos os documentos e liberações em mãos, para emplacar o carro, é só se dirigir a um ponto de emplacamento autorizado pelo Detran. Lá, não é necessário pagar nenhuma taxa, pois todos os valores já foram recolhidos.

Vale a pena lembrar que os locais para realização do serviço variam de uma cidade para outra.

Por exemplo: às vezes, o setor de CRV pode ficar em um prédio diferente do setor de solicitação do IPVA. Dessa forma, é sempre bom verificar os locais corretos, pelo site ou telefone de atendimento do órgão.

Agora que você está com o carro novo, aproveite para contratar um seguro auto. Conheça as nossas dicas e contrate o melhor corretor!

Um seguro auto é fundamental para manter o seu bem seguro, e para prevenir prejuízos após colisões, roubo ou outros sinistros.

Algumas vezes, os serviços para emplacamento do carro podem ser agendados, tornando o atendimento mais rápido. Informe-se no Detran de sua cidade sobre a melhor forma de emplacar o carro sem contratar um despachante.

12 Comentários

  • Clair Paes says:

    Bom dia, por favor, gostaria de saber como devo proceder para licenciar carro zero pra PCD sem contar com ajuda de despachante. Sou de Jundiaí.

    Obrigada

  • Rita de Cassia Prates says:

    Bom dia,

    Gostaria de saber se posso emplacar o carro que meu marido comprou?

    Grata.

  • Anônimo says:

    Boa tarde,

    Quanto custa mas ou menos para emplacar meu carro zero (Valor das taxas e quis são?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Por favor, entre em contato com o órgão responsável para que possam ajuda-lo
      Caso você tenha interesse em fazer uma renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://goo.gl/gc1bj1 para que um corretor entre em contato com você.

      Atenciosamente.

  • Julio says:

    Ah, e pra quem esta comprando automaticamente o despachante fará esse processo mais rápido sem estresse, mas quem compra usado terá que deixar seu carro em ordem como farol, lanterna, pneus, tudo bom e funcionando como parte elétrica fará o processo de marca um laudo da sua região que custará entre 130,00 reais se tiver tudo certinho passou no laudo, ele te dará uma laudo com o seu registro do carro como placa chassis do veiculo etc. Quando ele te entregar, você irá no Poupatempo e vc irá pagar o valor que eu expliquei em cima e o documento sai no mesmo dia.

    Att

  • Julio says:

    Oi galera, boa tarde,

    Pra quem está com duvidas, o emplacamentos de veículo custa entre variações de onde foi comprado, tipo concessionário custa entre media 181,95 com o dono próprio fica 117,91 já incluso com o lacre mais o licenciamento do Renavam, fica entre 261,41 agora se tiver em dia fica 181,34 isso da região de Guarulhos, mas creio que na sua região seja a mesma coisa. Boa sorte!

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Julio,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • Cintia says:

    Boa tarde,

    Por gentileza, poderia me dizer a sequência do que devo fazer e pagar, para emplacar meu carro zero com isenção PNE?

    Grata Cintia

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Cintia,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, preencha o formulário na home-page do nosso site para que um de nossos parceiros entre em contato com você.

      Abraço.

  • Benedito says:

    Boa noite,

    Gostaria de saber os valores das taxas que terei que pagar para emplacar e licenciar, incluindo o valor do IPVA do meu carro Crossfox 2016.

    Obrigado.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Benedito,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Nosso site é para cotações de seguro, caso você tenha interesse, entre na home-page e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço.

  • sinara says:

    Boa tarde. Então, minha placa com final 8, corsa 98, tenho que fazer o emplacamento (pagar), não quero pelo despachante. Quais os procedimentos?, Documentos? Onde ir primeiro? Custo mais ou menos tudo? Agradeço desde já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *