Topo

Como encontrar um seguro barato?

Encontrar um seguro automotivo que seja acessível e ofereça uma cobertura adequada é uma prioridade para muitos motoristas.

Com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil saber por onde começar.

Neste artigo, vamos explorar algumas estratégias e dicas para ajudá-lo a encontrar um seguro barato que atenda às suas necessidades.

O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!

Como encontrar um seguro barato?

Imagem: Getty Images

Comparar Diferentes Seguradoras

Uma das melhores maneiras de encontrar um seguro barato é comparar as ofertas de diferentes seguradoras.

Cada empresa de seguros tem seus próprios critérios para calcular o prêmio do seguro, o que significa que os preços podem variar significativamente de uma seguradora para outra.

Ao comparar várias opções, você pode encontrar o melhor custo-benefício para o seu perfil.

Avaliar as Coberturas Necessárias

Ao procurar um seguro barato, é importante avaliar quais coberturas são essenciais para você.

Coberturas adicionais podem aumentar o prêmio do seguro, então considere quais são realmente necessárias para sua situação.

Por exemplo, se você possui um veículo mais antigo, pode optar por uma cobertura mais básica que proteja contra danos maiores, como colisão e roubo, mas deixe de lado coberturas opcionais que podem não ser tão relevantes.

Considerar Opções de Seguro por Quilometragem

Para motoristas que não utilizam seus veículos com tanta frequência, uma opção interessante pode ser o seguro por quilometragem.

Nesse tipo de seguro, o prêmio é baseado na quantidade de quilômetros percorridos, o que pode resultar em economia para aqueles que dirigem menos.

Isso é especialmente útil para motoristas que usam o veículo apenas ocasionalmente ou que têm quilometragem limitada por ano.

Explorar Descontos Disponíveis

Muitas seguradoras oferecem uma variedade de descontos que podem ajudar a reduzir o custo do seguro.

Por exemplo, descontos podem ser oferecidos para motoristas com histórico de condução limpo, estudantes com boas notas, veículos equipados com dispositivos de segurança, entre outros.

Certifique-se de perguntar sobre todos os descontos disponíveis ao solicitar cotações de seguro.

Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.

Manter um Bom Registro de Condução

Manter um histórico de condução limpo é uma das melhores maneiras de garantir prêmios mais baixos no seguro automotivo.

Infrações de trânsito e acidentes podem aumentar significativamente o custo do seguro, portanto, pratique uma condução segura e evite multas e acidentes sempre que possível.

Pagar o Prêmio Anualmente

Alguns seguradores oferecem descontos para segurados que optam por pagar o prêmio anualmente em vez de mensalmente.

Embora isso possa exigir um desembolso maior no curto prazo, pode resultar em economia significativa a longo prazo.

Utilizar um Corretor de Seguros

Os corretores de seguros têm conhecimento especializado do mercado e podem ajudá-lo a encontrar as melhores ofertas de seguro com base em suas necessidades e orçamento.

Eles podem comparar várias opções de diferentes seguradoras e ajudá-lo a entender as nuances de cada oferta, garantindo que você obtenha o melhor valor para o seu dinheiro.

Quais os carros com seguro barato?

A resposta é simples aqueles que representam menor risco de “precisarem do seguro”, ou menor risco de sinistro.

Para exemplificar, carros com motor de baixa potência e modelos básicos indicam às seguradoras que o veículo será usado para transporte.

Um motor de baixa cilindrada apresenta menor risco do que um mais potente e com apelos esportivos que têm um risco é maior.

Informação bastante relevante é o fato de alguns veículos serem mais roubados que outros.

Cote agora o preço do seu Seguro Auto!

A melhor cotação, com as melhores corretoras, pelos melhores preços.

Para conseguir saber quais são os carros mais visados pelos bandidos e provavelmente com o seguro mais alto é possível consultar uma lista deles.

A Susep costuma listar os carros mais roubados por região, apesar desse índice não ser fixo.

Mas assim já é possível ter uma boa noção e fugir de alguns modelos.

Outras informações relevantes para as seguradoras definirem o valor do seguro são os pessoais como sexo e idade do motorista, se é ou não casado, se tem filhos que recém-tiraram carteira, o local onde moram, onde estacionam o carro, porque também é fato de que em algumas regiões há mais furtos e roubos de veículos do que em outras da mesma cidade.

Para exemplificar: se o condutor principal é jovem, do sexo masculino, solteiro e com pouco tempo de carteira, o seguro será mais caro.

Se for mulher, com mais tempo de carteira, casada, com filhos pequenos e tudo mais que indicar maior responsabilidade, o seguro será mais barato.

Os carros modificados também podem ter seu valor bastante elevado e isso inclui modificações mais complexas como blindar um veículo ou rebaixá-lo e também algumas mais simples como trocar os faróis.

Isso se dá ao fato de não apenas as peças serem mais caras, mas também pelo fato da mão de obra nesse caso ser mais escassa o que encarece o serviço.

Conclusão

Encontrar um seguro automotivo barato pode exigir um pouco de pesquisa e paciência, mas os benefícios de economizar dinheiro e obter uma cobertura adequada valem a pena o esforço.

Ao comparar várias opções, avaliar suas necessidades de cobertura e explorar descontos disponíveis, você pode encontrar um seguro que se encaixe no seu orçamento sem sacrificar a qualidade da cobertura.

Faça uma cotação agora e encontre um seguro barato para você!

5/5 - (1 vote)

Artigos relacionados

seguro pcd

Seguro para PCD: Mais Barato ou Mais Caro?

Data: 02/04/24

Tempo estimado de leitura:

4 min
Categoria: Tipos de Seguros Leia agora

Seguro veicular barato: 5 dicas para contratar o seu!

Data: 05/04/23

Tempo estimado de leitura:

4 min
Categoria: Seguradoras Leia agora

Seguro cobre pneu furado?

Data: 30/03/23

Tempo estimado de leitura:

9 min
Categoria: Tipos de Seguros Leia agora

104 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • A
    Alexandre says:

    Bom dia,

    E quais as opções para veículos antigos? Queria pelo menos o seguro que indeniza terceiros em caso de um erro meu, só que até agora não achei nenhuma opção de seguro para isso.

    Tchau.


  • V
    Vera Lucia… says:

    Olá,

    Fiz seguro HDI e antes de terminar as parcelas houve um sinistro, nada muito grave e eles atenderam prontamente, tanto a mim quanto ao terceiro, apenas demorou para chegar as peças.

    Att


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Vera,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Que bom, realmente a HDI é uma ótima seguradora.
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • G
    Gilson Bicalho says:

    Oi,

    Ao contratar o seguro, cada segurado tem que levar em conta suas necessidades especificas no uso diário do seu veiculo. Reboque com quilometragem ilimitada, carro reserva, cobertura completa para vidros, etc.
    Estas informações têm que ser repassadas para o seu corretor. Na contratação do seguro auto o segurado não deve preocupar com o prêmio total a pagar na contratação do seguro e sim ter a preocupação em contratar um seguro que venha atender suas necessidades. Dar as informações corretas, principalmente, no perfil do condutor principal do veículo. Vale ressaltar que o seguro auto feito através de seguradora dá ao segurado o bônus em toda renovação sem sinistro e este bônus poderá chegar até 45% de desconto. Sempre recomendo a franquia reduzida ,pois, a diferença no custo final é pequena com relação a reduzida x básica.

    Abraços.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Gilson,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • R
    Robson Rossit says:

    Bom dia,

    Todo mundo sabe que ladrão não rouba carro amassado, logo é só ter aquela porrada que não encha os olhos de um policial rodoviário, para ele não te autuar, que ninguém leva teu carro, este é o seguro mais barato do mundo, não arrumar a última pancada que você consiga passar por uma vistoria de rodoviário, só isso o resto é besteira ninguém é mais trouxa, todos sabem que o seguro é dinheiro jogado fora, o que você não paga agora vai pagar depois.

    Abraços


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Bom dia Robson,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • A
    Artur says:

    Bom dia,

    Fuja de anúncios baratos, procure sempre obter informações da idoneidade da seguradora e da corretora de seguros antes de contratar.

    Abraço


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Artur,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • J
    Jarbas Dutra says:

    Há muita postagem de “seguro barato”. Lembre-se: Seguro trata-se de contrato de risco, reposição de perdas sofridas. Portanto, Quem procura preço, abre mão da qualidade. (PREÇO é o que você paga, VALOR é o que você leva). Queres ficar tranquilo? Procure um corretor profissional de seguros. Ele, de fato, saberá analisar suas necessidades, fará consulta e estudos com várias Cias. buscando lhe ofertar o produto com melhor custo beneficio. Corretoras on-line, associações, bancos, etc… jamais irão representar seus interesses como segurado. Pense nisso !


  • M
    Maurício Chaves says:

    Olá,

    Olha, o seguro de auto tem sim relação com o valor do carro, mas não é só isso, o perfil de condutor, sexo, idade, garagem e até o CEP da casa influenciam bastante no valor do seguro, agora, hoje sou corretor particular de uma Corretora, mas já trabalhei 12 anos em seguros de um banco aqui de Brasília e minha opinião é: não é o fato de fazer em banco ou corretor particular o seu seguro e sim fazer com quem entende e sabe o que faz, pois em ambas o profissional que atende é que deve orientar o melhor seguro para aquele cliente de forma a atendê-lo em caso de necessidade. Assim que deve ser! Mas, como saber se o profissional é bom no que faz? Pesquise e avalie seu atendimento, pois seguro barato demais, DESCONFIE, caro demais, DESCONFIE também, alguma coisa está errada.

    Att


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Maurício,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

  • P
    Paulo Ricartdo… says:

    Boa tarde,

    Meu carro (2007) tem seguro Porto e pago bem mais de R$ 3.000,00. Assim que precisei do seguro pela primeira vez para substituir o vidro trincado por uma pedra, na estrada, mudou o atendimento que esta sendo um papo diferente do momento de vender, fiz a vistoria dia 07.10.2016 e até o presente momento não recebi o vidro novo nem um telefonema explicando a demora, reclamei sexta passada e ouvi que o atendente não registrou o sinistro, mas que o funcionário não é da Porto..etc, um monte de desculpas esfarrapadas, é sim funcionário e solidário com a Porto e o péssimo serviço é da corretora contratante. Resolvi que mesmo pagando mais caro mudo de seguro na próxima renovação e não vou recomendar a Porto, ela até já foi boa, mas algo aconteceu e ficou uma droga, do outro carro a corretora a é Chubb, esta recomendo, tb nunca usei.

    Att.


    • S
      Sanaira Silveira says:

      Boa tarde,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço