dcsimg

Como funciona o sinistro

Como funciona o sinistroQuem tem um seguro auto espera nunca precisar usá-lo, mas se isso acontecer será que todo mundo sabe como proceder?

Quando o veículo é roubado, sofre alguma colisão ou outro tipo de dano que está ou não coberto pelo seguro, a primeira coisa que o motorista deve fazer é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) que pode ser feito em uma delegacia ou no próprio local com a presença de um policial. Nos casos de colisão é importante pegar os dados do motorista do outro veículo e também de algumas testemunhas, isso porque essas informações poderão ser solicitadas para o pagamento dos valores.

O próximo passo é comunicar a seguradora sobre o ocorrido, que pode ser feito nos canais de atendimento ou por meio do corretor. Nesse momento é importante verificar também se a sua cobertura contempla o ocorrido, se existe um carro reserva que possa ser usado, oficinas que podem fazer o reparo, apesar de não necessariamente ter que optar por elas.

Para poder receber a indenização é preciso entender como ele funciona e existem duas situações nesse caso: a perda total e dano parcial. A perda total é usada em casos de roubo e furto nos quais o veículo não foi recuperado ou que o conserto fique com um valor igual ou acima de 75% do carro. Nas demais situações se usa o dano parcial.

Quando a indenização não é integral o valor pago pelo conserto é feito diretamente a oficina, porém no momento da retirada do veículo você deverá pagar a eles a franquia. E para que esse serviço seja liberado, após a comunicação do ocorrido ela costuma acontecer em 2 ou 3 dias.

Já nos casos em que há indenização total o prazo pode ser um pouco maior, levando até 30 dias a contar da comunicação e entrega dos documentos. Porém quando esses documentos estão todos corretos esse pagamento costuma ser antecipado. Existe ainda os casos em que as seguradoras estipulam na apólice um período menor para pagamento, como por exemplo, 5 dias úteis.

Valores do seguro e inadimplência

Ao acionar o seguro acaba se perdendo uma vantagem que se tem, os bônus. Esses são pontos que se acumulam ao longo dos anos, usados para a concessão de descontos nas apólices. Essa pontuação vai de 0 a 10 e, quanto maior for, maior também será o seu benefício.

Quando acontece algum sinistro ele é classificado conforme a sua gravidade e isso pode fazer com que a sua pontuação diminuía ou até mesmo seja zerada. Por conta disso, antes de acionar o seguro muita gente verifica os tipos de danos para analisar se vale a pena pagar por fora ou não.

Uma coisa que pode causar problema na hora de receber a indenização é estar inadimplente. Por isso é sempre preciso calcular bem as datas do pagamento para não deixar as parcelas atrasarem e se ver que elas forem ficar muito caras na contratação, é bom tentar usar seus bônus para reduzir o valor.

Ao atrasar a parcela o seguro, já pode ser suspenso, porém isso vai variar muito no número de vezes que ele foi parcelado porque conforme a parcela em atraso se tem uma redução no tempo do seguro e dependendo da data em que o sinistro ocorreu isso pode causar transtornos.

Comentários

Sanaira Silveira - 18 de julho de 2017 às 19:05

Boa tarde Gislene,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Por favor, entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajuda-la.
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página para que um corretor entre em contato com você.

Atenciosamente.

Gislene Vilar Rezende - 15 de julho de 2017 às 01:22

Oi,

Meu carro está na oficina faltando peças e sem previsão de entrega.
Gostaria de saber como resolver a situação.
Sinistro 1879860.

Sanaira Silveira - 27 de junho de 2017 às 23:17

Boa noite Waldir,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Por favor, entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajuda-lo.

Atenciosamente.

Waldir da Silva Costa - 22 de junho de 2017 às 18:25

Prezados Senhores, eu fiz o seguro junto aos senhores e estou pagando, mas ainda não recebi coisa alguma tais como: carteirinha, apólice dizendo qual a cobertura que tenho no meu veiculo, e tudo mais. Gostaria de receber tudo bem orientado, para eu ficar atendo, e saber como proceder em caso de sinistro. Por favor, eu tenho o meu e-mail, mande resposta ao meu pedido. Estou aguardando ansioso

Agradeço desde já, tudo de bom.

Postar um comentário