Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Como funciona e como usar a Tabela Fipe motos

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), a Tabela Fipe motos trás como objetivo, divulgar a faixa de preço desses veículos no Brasil.

A Tabela Fipe motos é bastante usada por quem está pensando adquirir um novo veículo, afinal, é caracterizada por possuir muitas informações, que podem facilitar a compra.

Não importa se a moto é nova, velha ou usada, com as informações dessa tabela, negociar seu meio de transporte nunca foi tão fácil.

Mas vale lembrar que esses dados servem como um parâmetro, ou seja, uma estimativa média de valor, que na loja física, pode ser superior ou inferior ao proposto.

Essas alterações na questão de valores estão atreladas ao fato do estado de conservação em que se encontra o veículo.

Serve como parâmetro tanto para quem está pensando em comprar um novo meio de transporte, como para quem quer vender o seu.

No entanto, as informações obtidas pelo Instituto devem ser apenas uma base inicial, independente da situação.

Assim, com esse valor médio inicial, o próximo passo é saber a quilometragem, revisões feitas, itens de série e demais especificações.

Na hora de vender, procure não baratear demais o seu veículo, ao mesmo tempo que não pode ser um valor absurdo.

Compare o valor que gastou para comprar e o valor de um novo atualmente, e faça a média para ter uma base inicial. Saiba mais!

Como funciona e como usar a Tabela Fipe motos

Imagem: Getty Images

Como funciona a Tabela Fipe motos?

Visando manter todos os brasileiros constantemente atualizados acerca dos valores, a Fundação busca manter a tabela com os dados mais recentes possíveis.

Dessa forma, os cálculos e estimativas são feitos mensalmente, conforme a marca e modelo do veículo escolhido, bem como a estimativa de preço pelas próprias empresas.

Caso tenha interesse em pesquisar mais a fundo sobre determinada moto, basta acessar o site oficial ou baixar o aplicativo gratuito do Instituto.

Em ambas as ocasiões, para realizar a consulta, será necessário informar a marca do veículo, o modelo e ano modelo.

Logo após preencher esses três campos solicitados, basta clicar em pesquisar e em poucos segundos, a Tabela Fipe motos para o modelo escolhido irá aparecer em sua tela.

Um adendo a ser feito é que, no momento em que estiver preenchendo os campos, ficar atento ao modelo desejado.

Uma vez que no site é possível verificar os valores não só de motos, assim como, de carros, caminhões e demais meios de transporte.

Se tiver dúvidas acerca do modelo da moto desejada, faça uma busca com antecedência, pois no site mostrará somente informações por extenso, sem imagens.

Com essa tabela, é possível obter uma média de preço de motos com ano de lançamento desde 1990.

Agora, para outros tipos de veículos, como carros e caminhões, esse ano tende a ser diferente, portanto, é preciso se informar corretamente.

Para que a Fundação chegue a um valor médio é feita uma pesquisa entre concessionárias, levando em consideração qual o maior e o menor valor que a empresa consegue vender a motocicleta.

Como usar a Tabela Fipe motos?

Conforme mencionado anteriormente, a tabela pode ser usada como um parâmetro. Nem sempre os valores obtidos por meio dela serão iguais nas concessionárias.

Dessa forma, antes mesmo de sair de casa em direção a uma loja, verifique o valor na tabela, para que possa ter uma estimativa.

Lembre-se que ela é constituída com valores médios, portanto, caso na loja o valor seja superior, não compre.

Espere por mais uns dias, pesquise um pouco mais até finalmente conseguir comprar o veículo desejado.

Afinal, fatores como cor, quilometragem e modelo são os principais que fazem os valores subirem.

Portanto, é normal que esses fatores sejam levados em consideração ao comparar com a tabela.

Ou seja, se a loja vender somente seminovos, o valor será inferior ao da Fipe. Agora, se for um novo, a tendência é ser superior.

Lógico, o ideal era comprar uma moto zero km, mas às vezes, o orçamento não bate com o valor do mercado, fazendo com que optemos por uma versão inferior.

Esse é o objetivo da Tabela Fipe, possibilitar a aquisição do meio de transporte, gastando um limite razoável.

Nesse ponto, a tabela é de grande ajuda, uma vez que disponibiliza a opção de informar o valor médio de um veículo zero km.

Uma outra maneira de usar as informações da Fipe é por meio da comparação. No próprio campo de preenchimento é possível comparar os valores mensais dos modelos.

Assim, podemos verificar o período em que a moto desejada estava custando menos. Acompanhar essas atualizações pode ser útil e no final, benéfico.

Quanto menor for a média descrita na Tabela Fipe motos, maiores serão as chances de economizar.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *