dcsimg

Como lavar o carro sem gastar água

Em tempos de crise de água e racionamento, quem tem consciência sabe que não tem como ficar gastando este recurso à toa, mas nem por isso quer deixar o carro sujo, não é? Veja dicas para lavar o carro sem gastar água.

Se a ideia é economizar tanto no bolso como na torneira, é bom ficar de olho na água. Para se ter uma ideia, os lava-rápidos da cidade de São Paulo já estão cobrando 20% a mais por uma lavagem.

Além disso, quem ainda gosta de lavar o carro em casa, pode sofrer com o aumento da conta de água ou ainda problemas com multas ao fazer isso, de acordo com o local em que reside.

Como lavar o carro sem gastar água

Veja como não gastar água para lavar seu carro:

1 – Use a água da chuva

Muitas pessoas já estão criando maneiras para aproveitar a água da chuva de diversas formas, seja para lavar o quintal ou até o carro.

Entre as ideias há várias dicas, como a do estudante de advocacia de 21 anos, Eduardo Darwin, que usa bacias e baldes perto das calhas do telhado para fazer esta coleta de água e depois armazena em galões para que possa lavar o carro quando quiser e deixá-lo sempre brilhando.

A dica aqui é usar uma boa dosagem ao jogar a água no veículo e evitar desperdícios. Além disso, lavá-lo na sombra colabora tanto para evitar manchas como para economizar a água, visto que se o carro estiver com a lataria quente, a água evapora mais rápido e ele acaba tendo que usar mais.

E por falar em economizar, você pode aproveitar para ver essas dicas de um corretor para economizar no seguro auto.

2- Aproveite a água da máquina de lavar

A água da máquina já está sendo usada para limpar o quintal por muitas pessoas, mas também pode ser usada para lavar o carro. O melhor é que ele já vai estar com um pouco de sabão e vai diminuir bastante o consumo desse produto.

Porém, na hora de enxaguar é preciso usar uma água mais limpa para não deixar nenhum resíduo e manchar a pintura.

2 – Que tal testar a lavagem a seco?

Se antes a lavagem a seco não era tão levada a sério, agora está sendo a alternativa de muitas pessoas que não querem deixar o carro sujo, mas também possuem consciência de que é preciso usar a água para as necessidades mais importantes do dia a dia.

Há produtos que podem fazer essa limpeza de forma a envolver as partículas de sujeira sem que tenha que utilizar água.

Para isso, você precisa usar um item de qualidade junto de toalhas de microfibras com cerdas. Na dúvida, sempre é melhor contratar um profissional. O valor de uma lavagem a seco está entre R$ 40 e R$ 80.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

4 – Utilize o aspirador de pó

Para fazer a limpeza interna do veículo não é preciso usar litros de água. O aspirador de pó pode remover boa parte da sujeira que fica nos bancos e tapetes sem gastar uma gota de água. Ele pode ser usado em qualquer parte do interior do veículo e com bicos aproximados se consegue alcançar todas as frestinhas.

Estas são somente duas formas de não gastar água de jeito nenhum para lavar seu carro, mas além delas você pode economizar muita água usando um balde e uma bacia e deixando a torneira desligada enquanto não tiver usando.

E você, tem outra maneira de lavar o carro sem gastar água? Compartilhe para que possamos ter sempre esse recurso natural em abundância, mas sem deixar o carro sujo :)

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sanaira Silveira - 21 de outubro de 2016 às 19:18

Boa tarde José,

Obrigada por comentar no seguroauto.org,
Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

Abraço

Jose Carlos - 19 de outubro de 2016 às 18:51

Oi,

Eu recomendo a lavagem ecológica, já foi comprovado que dura mais tempo.

Tchau

Postar um comentário