Se você não tem garagem em casa e seu carro fica exposto ao ar livre, cuidado com agentes que podem danificar a lataria, como o sol, dejetos de pássaros, granizo e seivas de árvores. Veja como proteger o carro!
Quem não tem a oportunidade de estacionar o carro em uma vaga coberta sofre uma ameaça ao patrimônio, que é o seu veículo. Isso acontece no trabalho e também quando se utiliza um estacionamento para mensalistas, que não têm todas as vagas cobertas. A dificuldade também é de conseguir comprar ou alugar um imóvel que tenha vagas cobertas para todos os veículos de uma família. Essa é uma preocupação para quem deseja prolongar a vida útil de um carro, cujo valor médio no Brasil é alto.
Além de dejetos de pássaros, granizo e seivas de árvores danificarem a pintura, o sol intenso atinge diversos componentes, como plásticos e borrachas, que sofrem muito desgaste. Com o tempo é necessária a sua troca, principalmente dos que fazem parte dos frisos e vedações. O tecido que reveste os bancos fica com aparência de queimado depois de muito tempo exposto ao sol.
O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!
Como proteger o carro com capas protetoras – será que resolvem?
Às vezes, nem mesmo capas são eficientes para proteger os carros, porque com o tempo elas podem manchar a pintura. Com o calor do sol elas podem até mesmo aderir à pintura da carroceria.
Algumas capas são de boa qualidade, mas precisam ser colocadas com muito cuidado. É preciso que sejam removidas todos os dias, o que dá um certo trabalho. Mas, isso é necessário, para evitar que elas se fixem na pintura. Além disso, é preciso lavar o carro toda a semana, porque os resíduos de poeira, em contato com a capa, podem entrar em atrito com a pintura e arranhá-la.
Para não gastar dinheiro à toa em uma capa e ter a lataria manchada, são indicadas as capas de polietileno especial texturizado, com forração total, até nas laterais. Elas também devem ter um cabo de aço com cadeado para evitar furtos e evitar que se solte com ventos mais fortes. O ideal é que tenha um balão inflável, encaixado entra a capa e a lataria, o que evita o contato e ajuda a ventilar. O preço vai variar conforme o tamanho.
É importante ficar sempre atento para não colocar a capa se ela estiver molhada ou se o carro estiver molhado. A lataria deve estar sempre seca para usar a capa. Como a capa é impermeável, qualquer umidade que existir não vai evaporar e assim causará manchas. Também nunca se deve colocar a capa se o motor do carro ainda estiver quente ou em carros que foram pintados recentemente.
Quando encerar
Segundo opinião de especialistas em estética automotiva, o carro que fica ao ar livre precisa de mais proteção para a pintura, o que pode ser conseguido com uma cera de longa duração. O carro com o tempo vai perdendo o brilho, o que pode ser recuperado com o enceramento. No carro com a cera preservada, a água escorre com facilidade pela lataria. O proprietário pode verificar se está na hora de encerar novamente quando percebe que isso não está mais ocorrendo.
Para a proteção e renovação de partes plásticas, que costumam ser danificadas pelo sol intenso, existem produtos específicos à venda em lojas de autopeças e alguns supermercados, que podem amenizar esse efeito.
Dejeto de pombos, seiva de árvores e chuva ácida
O verniz dos carros importados, como BMW, Mercedes-Benz ou Audi, resiste mais a agentes agressivos, porque tem aditivos de cerâmica.
Segundo especialistas, o dejeto dos pombos e pássaros é um dos agentes mais agressivos para a pintura de um carro. É recomendável ter sempre no porta-malas uma garrafa de água e um pano, para limpar o mais rápido possível esse tipo de sujeira, especialmente se o carro fica exposto ao sol.
Parar na sombra de árvores pode proteger do sol, mas em compensação há seivas de árvores que pingam sobre o carro e deixam marcas. Elas devem ser retiradas com solvente. A chuva ácida também representa um problema, porque contem elementos corrosivos que se encontravam no ar e que danificam a pintura. Quando isso acontece é preciso tentar corrigir o defeito com polimento, cristalização ou ainda a vitrificação, apesar de que a eficácia desses procedimentos vem sendo questionada por muitos, além de ter um alto custo.
Granizo, um evento temido
Se o seu carro fica estacionado a céu aberto, existe o risco de que seja danificado por uma chuva de granizo. Isso depende da região do Brasil onde você mora, porque esse é um evento que ocorre com mais frequência na região sul e sudeste. O granizo costuma provocar muitos prejuízos e amassa o teto do carro, muitas vezes quebrando o para-brisa. Nesse caso, nem uma capa protegeria a lataria.
Além da pintura é preciso reparar o amassado da lataria e o tempo para o serviço e valor vão depender dos danos, que variam conforme o tamanho das pedras de gelo, mas é possível afirmar que não ficaria menos do que R$ 1.000.
Enceramento, primeiro passo para proteção
O enceramento consiste em uma simples aplicação de cera, para proteger a pintura, o que pode ser feito por você mesmo, na sua casa. No entanto, é preciso cuidado é técnica, para se conseguir um bom resultado de brilho uniforme.
Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.
Polimento ou espelhamento – é para dar brilho e melhorar a aparência
O polimento é um processo que só deve ser aplicado a pinturas já danificadas ou riscadas e só deve ser feito no máximo a cada dois anos. Ele utiliza uma cera abrasiva especial, aplicada com um equipamento específico e existe o risco de reduzir a camada original de tinta do veículo.
Algumas marcas de produtos específicos adotam o nome de espelhamento, o que é um processo semelhante ao polimento, para efeito reparador e que não pode ser realizado com muita frequência, pelos mesmos motivos.
Profissionais da área de funilaria explicam que polimento não protege a pintura. O seu efeito é reparador e o que se consegue é corrigir algum problema que afetou a pintura, eliminar riscos e recuperar o brilho.
Cristalização é proteção light
A cristalização pode proteger contra o sol e o orvalho, que comparativamente com outros agentes não danificam de forma grave. Seu efeito pode oferecer proteção por até seis meses. O próximo passo para resguardar a pintura é a vitrificação.
Vitrificação
A vitrificação consiste em uma camada de resina protetora especial, aplicada no verniz, cujo efeito dura três anos. O processo seria uma fase avançada da cristalização e o preço costuma ser o dobro desta. Se o serviço for realizado na concessionária do veículo, o valor cobrado fica bem acima do praticado nos serviços autônomos.
Carros novos não precisam de proteção preventiva
Quem compra um carro novo não precisa de qualquer tratamento extra para proteger o carro, já que a pintura do carro que acabou de comprar. Os fabricantes usam um verniz protetor com durabilidade de 10 anos, que dispensam qualquer produto adicional, segundo informações de engenheiros da Fiat e da Renault. Produtos aplicados em uma pintura nova podem danificar o verniz e alterar a pintura original.
Engenheiros dessas montadoras afirmam que a modernização das fabricas no Brasil e no exterior levou à adoção de processos de pintura automatizada, que incluem quatro camadas, para proteger e manter o brilho. Essa é uma proteção feita para todos os tipos de pintura. A durabilidade do verniz depende do tipo de uso do carro, sendo que os que ficam expostos ao sol ou muita poeira costumam ter mais chance de ter a pintura danificada. Entretanto, certamente não se deve aplicar cristalização, vitrificação ou espelhamento em um carro zero. Para proteção, basta lavar com água limpa e detergente apropriado.
Conteúdo revisado por Walter Tadeu de Oliveira Filho, Corretor de Seguros – Registro SUSEP: 201103878



8 Comentários
LI TODO O ESCRITO E CONCORDO. AGORA, HÁ ALGUM TIPO DE COBERTURA SEM RELAR NO CARRO ARA PROTEGE-LO?
OBRIGADO.
Olá, Humberto! Sim, existem proteções como capas de proteção, rastreadores e alarmes que podem auxiliar na proteção do veículo mesmo sem “relá-lo”. Além disso, seguros contra roubo e vandalismo podem ser úteis. Atenciosamente, Equipe Seguro Auto.
Excelente explicação
Muito explicativa a matéria sobre a proteção de carros sem garagem coberta.matéria completa. Valeu, muito obrigada!
Prezada Carla,
Ficamos muito felizes em saber que você gostou da nossa matéria sobre proteção de carros sem garagem coberta. Agradecemos pelo seu feedback e esperamos poder continuar trazendo conteúdos úteis e relevantes para você.
Atenciosamente,
Equipe Seguro Auto
Não precisa passar toda vez que lavar o carro, pode no mínimo de 15 em 15 dias, em politriz só com uma flanela apropriada.
Boa tarde,
Me passe por favor o nome de uma cera barata pra cuidar da pintura contra o sereno.
Obrigada
Cera de carnaúba….em pasta.