Seta Balao

Cote o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Consórcio de carro usado: como funciona e quando compensa fazer

Tire todas as suas dúvidas sobre consórcio de carro usado! Saiba como funciona e entenda se compensa fazer.

Os consórcios de automóveis trazem duas possibilidades ao seu participante, a primeira e mais comum dela é fazer a aquisição de um carro 0km, ou então adquirir um carro usado.

E consórcio de carro usado, apesar de não ser algo tão comum, é uma prática possível e dependendo da situação pode compensar para você.

Consórcio de carro usado: como funciona e quando compensa fazer

Imagem: Pixabay

Como funciona o consórcio de carro usado?

A modalidade de consórcio de carro usado é exatamente igual às modalidades de carros 0km. Assim como em outros consórcios você vai procurar uma administradora para dar início ao processo.

Depois de decidir quanto você precisa para uma carta de crédito, a administradora te colocará em algum grupo com pessoas que têm interesses em comuns aos seus.

Dentro desse grupo você participará de assembleias para ter a chance de ser contemplado e pagará as parcelas até o fim do consórcio.

Como as chances são por sorteio ou lance, não é possível dizer com certeza quem será sorteado a cada vez.

Depois de ser contemplado, seja por sorteio ou por lance, você pode fazer a compra a vista do veículo usado que você tem em mente. Seja ele de qualquer marca ou modelo que você quiser, porém, não pode ter mais de 5 anos de uso.

Como funcionam os sorteios e lances?

Os sorteios são realizados pela Loteria Federal e anunciados pela administradora de consórcios em todas as assembleias gerais ordinárias.

Já os lances podem ser fixos ou livres, no caso dos fixos eles possuem porcentagens previamente definidas pela própria administradora.

Enquanto na modalidade livre, o consorciado pode fazer o lance com a porcentagem que desejar, contanto que cubra a porcentagem mínima imposta pela administradora.

Como saber se o carro usado vale a pena?

Entrando em um consórcio de carro usado você terá acesso a uma carta de crédito para fazer a sua escolha, mas essa precisa ser uma boa escolha, ainda mais se tratando de um carro usado.

O primeiro passo é inspecionar a lataria e o interior do carro, faça essa inspeção com um mecânico de confiança já que defeitos ocultos podem existir e até mesmo causar problemas futuros.

Cheque a documentação do carro também, ela é importante para não comprar algum veículo roubado e possibilitando que você possa fazer o seguro do carro usado no futuro.

Lembre-se que manter o carro regularizado é extremamente importante e precisa ser um processo feito a partir do momento da compra.

Confira a credibilidade do seu vendedor, principalmente se for alguém desconhecido. Amigos, familiares e lojas conhecidas são mais seguras de fazer negócio, mesmo assim é importante considerar todos os detalhes.

Analise se o vendedor do carro vem fazendo a manutenção correta e nos períodos certos. Todos os pontos são importantes e devem ser checados durante o processo de compra do seu carro usado.

Tenha certeza de checar se o carro está em boas condições para que não tenha que gastar tanto dinheiro no futuro com manutenções.

Por que optar por um carro usado?

Um carro usado traz benefícios aos consorciados também, estes que vamos conhecer agora.

O primeiro deles é o preço, que é mais barato por conta de ser um carro usado, se pensarmos por esse lado, automóveis são bens que possuem uma taxa alta de desvalorização.

Além disso, o valor do seguro desses carros usados são mais baratos também. Até mesmo os documentos, que em carros novos acabam ultrapassando mil reais, podem ter o seu preço reduzido apenas por se tratar de um carro usado.

Os impostos de veículos também são menores, principalmente o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que é pago anualmente.

Lembre-se que usado e seminovo não é a mesma coisa, carros são considerados seminovos quando possuem até 3 anos de uso e possuíram apenas 1 dono.

Já o carro é usado quando teve a lataria danificada durante algum acidente, teve mudanças no motor ou foram colocados acessórios diferentes dos originais.

Agora que você conhece todos os pontos de um consórcio de carro usado, já pode pensar se é um tipo de modalidade que vale a pena para você e o que está buscando em um bem futuro.

Leia mais artigos sobre:
Foto de Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.