Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Cuidado com golpes e assaltos no trânsito

Que a violência nas cidades aumenta cada vez mais não é nenhuma novidade, por isso é que sempre precisamos estar atentos para nos proteger.

Os bandidos estão sempre preparados e costumam usar alguns truques ou voltar a atenção para determinadas pessoas porque eles estão vulneráveis. Por isso é bom ficar atento a alguns detalhes no trânsito para não ser vítima deles.

Cuidado com golpes e assaltos no trânsito

Imagem: Getty

Cuidado ao parar no semáforo

Existem alguns lugares ao parar no semáforo que podem ser mais perigosos que outros, por isso sempre evite parar próximo a faixa e do lado esquerdo. Isso porque esses são os lugares em que as pessoas sofrem mais assaltos, por isso ao perceber que o sinal está fechando prefira ficar do lado direito e mais para trás.

Sempre mantenha o carro em movimento

Dificilmente seu carro será abordado em movimento, isso normalmente ocorre quando ele está parado, por isso ao se aproximar de um sinal fechado de preferência por diminuir a velocidade e assim continuar andando do que parar. Outro ponto de atenção é que os bandidos costumam chegar por trás do lado do motorista, então fique atento a isso.

Atenção por onde você anda

Lugares escuros, com pouco movimento e em favelas podem ser um facilitador na hora do assalto, isso porque dificilmente terá mais alguém por perto. Então na hora de ir para algum lugar desconhecido estude bem o seu trajeto antes.

Abordagem para informar algo errado no veículo

Uma técnica usada pelos bandidos para fazer os motoristas pararem é informar que existe um problema no veículo como um porta-malas aberto ou a placa caindo. Com isso a pessoa é obrigada a parar o carro para verificar e nesse momento é feita a abordagem.

Caso isso ocorra o ideal é não parar e seguir até um posto policial ou comércio em que haja movimento para que possa verificar.

Barulho estranho

Outra técnica usada é amarrar latinhas ou outros objetos que façam barulho quando o carro se movimenta. Por instinto o motorista deixa a chave conectada e desce para ver. É nesse momento que o ladrão entra no carro e o leva. Nessa situação é válida a mesma informação, sempre se dirija a outro local para parar e ver o que está acontecendo.

Pneu furado

Se ao estacionar o seu pneu estava normal, ao retornar para o carro ele também deve continuar. Se notar algo estranho de repente não para de imediato para verificar, vá para um lugar movimentado.

Obstáculos na pista

Ao encontrar pedras e outros objetos no meio da pista não pare para tirar do caminho. Continue andando e desvie deles, pois nesse caso a armadilha deve estar preparada.

Objetos lançados contra o carro

Ao passar principalmente por pontes pode ocorrer de cair uma pedra no vidro que vai trincá-lo ou alguma substância gosmenta que vai sujar o vidro. A dica é não ligar o para-brisa para tentar limpar pois isso só vai sujar mais e se você parar com certeza cairá em uma armadilha. Por isso mantenha o carro em movimento e só para em um local seguro.

Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Possui mais de 2.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *