dcsimg

Cuidado para não ser pego em fraudes do seguro auto

O seguro auto traz diversos benefícios para quem o possui, porém algumas pessoas acabam querendo se aproveitar ainda mais dele. É nesse momento que começam a surgir as fraudes que visam tirar proveito das seguradoras de forma irregular.

São diversos os métodos utilizados pelos trapaceiros, mas com o avança do tecnologia muitos deles podem ser identificados. Confira alguns.

Cuidado para não ser pego em fraudes do seguro auto

A tecnologia móvel como aliada

Localizar um veículo ou checar um sinistro ocorrido fica muito mais fácil com a utilização do serviços de geolocalização e utilização de imagens de diferentes fontes. Hoje, se consegue instalar equipamentos no veículo que permitem realizar esse monitoramento e também conseguir informações sobre o uso do veículo.

Assim, se o segurado alegar alguma coisa, mas os equipamentos indicarem outra, pode haver uma possível fraude.

Fraudes nas vistorias

As vistorias prévia ou até mesmo a de sinistro em boa parte das vezes é realizada em empresas terceirizadas, e que muitas vezes acabam passando informações que não condizem com a realidade.

Com o mapeamento do processo do início ao fim e criando regras especificas, mesmo que a vistoria continue sendo terceirizada é possível identificar mais facilmente onde estão as falhas. Com o uso de sistemas informatizados e cruzando as informações, esses erros serão minimizados.

Serviços realizados em terceiros

Oficinas, vistorias e outros serviços que são terceirizados, podem não ser tão sérios quanto a seguradora e muitos usuários veem nisso uma oportunidade. Só que as seguradoras já estão atentas a essa questão e utilizam a tecnologia com transmissão em tempo real das informações.

A seguradora consegue ter todo o controle da agenda, o passo a passo de atendimento que está sendo prestado entre outros. Isso impede que os “espertinhos” queiram levar vantagem, pois qualquer informação alterada será analisada.

Aprimoramento dos processos atuais

As seguradoras não pretendem mudar os processos, e para quem já conhece como tudo funciona sempre acha uma maneira de levar vantagem. A questão é que os processos estão sendo cada vez mais aprimorados já pensando em possíveis fraudes e formas de minimizá-las.

Por conta disso, pequenas mudanças podem não ser percebidas pelos segurados, mas vão criar sérios indícios de uma possível frade.

Uso de soluções apropriadas

Os sistemas criados pelas seguradoras nem sempre ofereciam toda a segurança que ela precisava, e com essas brechas. Levar vantagem em cima delas não era uma coisa muito difícil. Hoje, os sistemas passaram a ser desenvolvidos por empresas especializadas em segurança, e conseguem evitar um maior número de fraudes.

Os riscos de fraudar o seguro

Tentar levar vantagem sobre a seguradora, seja forjando um roubo ou simplesmente mentindo sobre um sinistro é considerado crime.

Os riscos para quem faz isso são grandes e podem ter consequências bastante variadas. Elas podem ser simplesmente a perda do seguro, deixando o seu carro desprotegido até mesmo a detenção.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Por isso, pense nos benefícios que o seguro auto pode trazer e veja que não vale a pena se arriscar por uma coisa tão pequena. Utilizando de forma correta não será preciso se preocupar e ainda terá o seu carro muito bem protegido.

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário