dcsimg

Cuidados para manter seu carro fresco neste verão!

Na alta temporada de verão, seu carro pode chegar a temperaturas perigosas, que tornam seu interior insuportável. 

Nem todos podem contar com o luxo de um ar condicionado, mas existem algumas coisas que você pode fazer para livrar você, seus filhos e seus animais de estimação a salvo desse calor.

Manter o carro fresco não apenas aumenta o conforto e bem estar de quem o usa, como também salva vidas. Em nenhuma circunstância um animal ou criança pequena deve ser colocada ou deixada em um veículo superaquecido. Crianças podem apresentar insolação em questão de minutos. Pelo menos vinte e sete pessoas morrem a cada ano nos Estados Unidos por ficarem presas a um carro quente sufocante, e este número nem sequer considera os muitos casos em que o problema acontece com animais.

Se uma criança pequena ou animal forem vistos em um carro, num dia quente, sem ventilação significativa, é aconselhável entrar em contato com o 193, Emergência dos Bombeiros, imediatamente.

Se você sair da praia, ao regressar ao seu carro vai descobrir que a temperatura no interior é perigosamente quente e particularmente desconfortável. No dia em que a temperatura estiver 32ºC a 35ºC, a temperatura em um veículo passará dos 60ºC. Isto porque a luz solar fica presa dentro do carro.

Uma temperatura assim não é apenas prejudicial ao corpo humano ou de um animal, como também provoca um desgaste desnecessário a um veículo. Felizmente, é possível tomar alguns cuidados para manter um carro fresco no sol do verão. 

Mantendo o carro fresco enquanto está estacionado

Um método acessível e totalmente gratuito é deixar mantas ou cobertores nos assentos, enquanto o carro não estiver em uso. A manta vai ficar exposta, mas o banco vai ser protegido da luz solar direta. Claro, as cobertas vão estar quentes quando o condutor e os passageiros voltarem, mas eles podem simplesmente ser guardados no porta-malas.

Uma alternativa para o método das cobertas é o protetor sombreador. São protetores metálicos, que se parecem com uma folha de alumínio estendida por dentro do para-brisa. Alguns são feitos para o para-brisas traseiro, como personagens e temas infantis. Sua utilização ajuda a impedir o sol de atingir o interior do carro, aquecendo os assentos. Se não for possível encontrar um protetor, o melhor a fazer é estacionar na sombra ou em uma garagem, o que é altamente recomendado.

Cuidados para manter seu carro fresco neste verão!

Ao retornar para um carro em um dia quente de verão, o motorista e seus passageiros podem tirar um tempo para limpar o volante e o controle de marchas com água. Você pode fazer isso com um pano bem molhado. A água evapora-se rapidamente devido ao calor e com isso uma parte do calor irá embora. Outra forma simples é deixar as janelas ligeiramente abertas, com uma pequena fenda, o que irá ajudar a ventilar o interior do veículo. Em alguns países já está à venda um novo dispositivo, que é um pequeno ventilador, que fica preso na parte superior dos vidros das janelas, alimentado por um pequeno painel solar, que quando acionado, ajuda a eliminar o ar quente de dentro para fora do carro.

Protetor solar

Mantendo o carro fresco quando está em movimento

Protetores de para-brisas e janelas não podem ser utilizados quando o veículo estiver em movimento. Para combater o sol, muitos carros têm vidros esfumados. Vidros esfumados permitem a passagem de luz e a quantidade da luminosidade depende do tom do escurecedor utilizado. Há um limite máximo para que os filmes escurecedores sejam utilizados, de modo a permitir a fiscalização policial.

Insulfilm

Certifique-se de verificar o bom uso da ventoinha para o controle do calor do motor. Tenha certeza de que o controle da temperatura está funcionando e mantenha um reservatório de água extra para o caso de emergência.  

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Além do motor, existe uma outra parte do carro que temos que evitar que fique demasiado quente: os pneus. Pneus girar rapidamente em uma pista muito quente e este atrito também gera calor. A melhor maneira de evitar que esse calor fique excessivo é certificar-se que os pneus estão cheios corretamente. Pneus com baixa pressão entram em contato com uma área maior da superfície do solo e, portanto, criam mais atrito quando giram. O calor resultante pode levá-los a se desgastar mais rapidamente e até mesmo a estourar de repente.

Muitas campanhas ambientalistas desencorajam o uso de aparelhos de ar condicionado a todo custo, mas o ar condicionado é instalado no carro por um motivo. Na verdade, ele não é particularmente bom para o meio ambiente, no entanto, se você usar para alguns trechos da viagem ou passeio de carro vai ajudar a manter o motor frio e diminuir o desgaste. O uso do ar condicionado no carro só é recomendado quando está realmente quente no exterior do veículo. Se não for necessário, utilize outros métodos de ventilação.

Dicas para manter o seu carro fresco neste verão

O calor do verão pode fazer com que uma bela temporada se torne francamente desagradável.

Para o motorista que não gosta de calor intenso, entrar em um carro que foi estacionado no sol quente pode fazer com que se sinta assado vivo. Para tirar mais proveito do seu verão lembre-se destas dicas para evitar que seu carro aqueça demais enquanto estiver estacionado:

  1. Use um protetor sobreador no para-brisa e janelas. Este método pode manter seu carro fresco, enfrentando temperaturas quentes. Coloque o protetor sombreador cada vez que você sair do seu carro por mais de alguns minutos. Mantenha-o ainda mais frio por longos períodos, colocando um protetor na janela traseira também.
  2. Use uma cobertura de tecido no volante, painel e câmbio. Você não vai se sentir tão oprimido pelo calor, se não tiver que tocar superfícies de vinil quentes. Protetores de tecido também protegem superfícies de vinil sensíveis aos danos do sol, que pode causar rachaduras e desbotamento.
  3. Cubra o volante com uma toalha de mão. Mesmo se você usar um protetor sombreador no para-brisa, é uma boa ideia cobrir o volante com uma pequena toalha. Isso vai ajudar a manter a temperatura de contato mais baixa.
  4. Estacione em uma área com sombra sempre que possível. Se tiver que se afastar por um período de tempo mais prolongado, vale a pena caminhar um pouco mais para estacionar em uma sombra. Você vai ficar feliz em entrar em um carro menos quente quando retornar.
  5. Mantenha seus bens preciosos fora do sol. CDs, óculos ou peças delicadas que você tenha em seu carro devem ser mantido fora do caminho da luz solar direta. Tente armazenar seus CDs e equipamentos debaixo do assento. Você também pode jogar uma manta sobre seus esses itens delicados. Se você não conseguir encontrar um lugar em seu carro para esconder mercadorias sensíveis ao calor, tente colocá-las no porta-malas.
  6. Procure um estacionamento coberto quando possível. Seu carro vai estar fora da luz solar direta e terá o benefício de sombra quase constante. Até mesmo um estacionamento quente é melhor do que um carro estacionado ao sol durante todo o dia.
  7. Mantenha as janelas ligeiramente abertas, em ao menos uma fresta. Mesmo uma pequena fresta irá promover a ventilação e ajudar a manter o seu carro fresco.
  8. Se puder, compre um ventilador movido a energia solar. Colocado na fresta das janelas, ele pode fazer seu carro ficar mais agradável, mesmo durante os dias mais quentes de verão. Esses pequenos ventiladores trabalham para expelir o ar quente e ao criar uma circulação de ar constante, baixam a temperatura do seu carro.
  9. Use mantas nos assentos. Se o seu carro possui assentos de couro ou vinil, você já deve saber o quanto esses materiais podem esquentar quando expostos à luz solar e altas temperaturas. Para manter assentos de carro frescos você pode jogar cobertas sobre eles. Quando voltar para o carro, coloque as cobertas sobre o assoalho ou guarde no porta-malas. Manter seus assentos frescos fará com que seu carro fique mais agradável em dias quentes de verão.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário