dcsimg

Custos do seguro auto para idoso

Custos do seguro auto para idosoRecentemente, no Reino Unido algumas notícias têm chamado a atenção da população e elas estão ligadas ao aumento do seguro auto para os idosos. Isso está se tornando cada vez mais constante e os aumentos em alguns casos chegam a 50% em relação ao ano anterior.

As seguradoras têm informado que esse reajuste está sendo necessário porque dependendo da faixa etária do motorista o risco de acidentes aumenta devido a diminuição dos reflexos por mais que ele tenha cuidado. Outro fato alegado é que eles não são os únicos condutores do veículo e com isso os riscos aumentam.

No Brasil

No Brasil a situação é bem diferente do que acontece no Reino Unido, isso porque por aqui o seguro auto para os idosos ainda são mais baratos do que para o restante da população. Isso acontece porque as seguradoras vêm os motoristas com mais de 60 anos mais cautelosos e eles costumam se envolver em menos acidentes.

Além disso, eles não costumam sair com o carro a noite e de madrugada o que reduz os riscos de roubos e colisões. Por conta disso, semente esse fator já faz com que a seguradora tenha um bom motivo para cobrar a menos.

Em médio o valor do seguro para um idoso costuma custar menos do que para um jovem, porém pode haver variação conforme a localidade e o modelo do veículo. A Minuto Seguros fez um levantamento considerando homens de 20, 35, 45 e 60 anos nas cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo.

Quando comparado o valor do seguro entre uma pessoa de 45 e outra de 60 anos a variação média de valor é 33%. Já comparando um jovem de 20 anos e um idoso de 60 na cidade de São Paulo a variação pode chegar a 177% para um mesmo modelo.

Se essa tendência permanecer não iremos precisar nos preocupar, isso porque os idosos continuam sendo os que menos se envolvem em acidentes e por isso pagam menos. Mas parece que essa não e a mesma realidade que tem acontecido em alguns países do mundo.

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário