Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Danos ao veículo em manifestações: o seguro cobre?

O país está passando por um momento difícil no qual além de crise financeira as pessoas estão expressando cada vez mais as suas opiniões realizando diversas manifestações nas ruas. Mas e se você estiver dirigindo e der de encontro com elas e seu carro for danificado. Será que o seguro vai cobrir danos ao veículo em manifestações?Danos ao veículo em manifestações, o seguro cobre?

Isso vai depender muito do que sua apólice abrange, mas na maioria dos casos manifestações, atos de guerra e outros similares não estão inclusos na apólice e em casos de danos não será possível contar com ele. Isso não quer dizer que sua seguradora não possua esse serviço, ele pode até existir, mas nesse caso será uma cobertura adicional.

Se sua seguradora conta com essa opção é preciso considerar bem se ele será necessário, até porque cobrir os danos ao veículo em manifestações podem fazer com que o valor aumente consideravelmente, sendo preciso fazer os cálculos avaliando os riscos com calma.

Como evitar os danos

Boa parte das manifestações são informadas com antecedência, inclusive as redes sociais têm facilitado bastante isso. Nesse caso a melhor coisa é evitar passar pela região e que elas estão ocorrendo, por menores que sejam uma vez que os danos ocorridos podem não ser proporcionais a elas.

E se de repente se deparar com uma delas a dica é nunca tentar passar por ela, sempre espere a situação se acalmar para seguir em frente. Os carros que tentam “furar” as manifestações correm um sério risco de sofrerem danos.

Agora se o seu horário não lhe permite evitar as manifestações pode ser melhor ir a pé ou utilizar o transporte público nesse dia para evitar riscos e deixar o carro na garagem.

Existe alguma maneira de ser indenizado?

Ninguém quer ter que arcar com os custos de danos que forma provocados por outras pessoas, e nesses casos para conseguir algum ressarcimento é preciso recorrer à justiça. Recorrer contra a segurado nem sempre é uma possibilidade de ganho de causa já que elas informam que as manifestações forma avisadas e que o motorista assumiu o risco.

Outra possibilidade seria entrar com um recurso contra o Estado, responsabilizando o poder público já que ele tem obrigação de garantir segurança das pessoas e seus bens. Porém esse pode ser um caminho bastante demorado e que a resposta final irá depender de diversos fatores e avaliações.

Por isso para evitar danos ao veículo em manifestações, a melhor coisa é evitá-las.

Então, eu serei responsabilizado pelos danos ao veículo em manifestações?

Como visto acima, sim. Se o seu plano de seguro auto não oferecer tal cobertura e a manifestação onde o seu veículo foi atingido ter sido informada com antecedência, você será o responsável. Você pode até entrar com ação, como já informado, mas suas chances de ganho de causa são mínimas de ganhar e a seguradora ser responsável pelos danos ao veículo em manifestações.

Conforme a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, é fundamental que o segurado leia atentamente a apólice antes de assinar o contrato. Entre tudo o que se deve ficar atento, é importante verificar as coberturas que está contratando. Verifique também sobre a cobertura contra danos que foram provocados por manifestação popular e se o seu plano oferece ou não a cobertura.

Conheça 5 situações que são resolvidas bem rápido se você tiver um seguro auto.

A CNSeg ainda ressalta que o consumidor precisa estar ciente de tudo o que consta no contrato e, no caso de dúvidas, sempre perguntar ao corretor antes de assinar. Então, você já estará consciente se a seguradora será ou não responsável pelos danos ao veículo em manifestações.

Leia mais artigos sobre:

3 Comentários

  • Edson Alves says:

    Olá,

    Eu moro na cidade de Itanhaém, Balneário de Gaivotas e não sei quais oficinas eu posso procurar para fazer um orçamento de pequenos reparos de funilaria em meu veiculo Astra ano 2010 e placa HNI 1997, sendo que pago o valor 204,49 todo mês, gostaria de obter um documento que me dê orientação das oficinas que eu posso utilizar para o serviço citado no primeiro comentário, por favor.

    Obrigado

  • Edson Alves says:

    Bom dia, gostaria de saber quais as coberturas que tenho sobre seguro auto sobre serviços mecânico e funilaria para meu veículo Astra ano 2010, tenho seguro com vocês e até hoje não utilizei nenhum serviço, gostaria que enviasse meu contrato para eu tomar ciência do que eu tenho direito de usar em caso de urgência como serviço de funilaria, mecânico e serviço elétrico do meu veiculo.

    Obrigado!

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Edson,

      Obrigada por comentar no SeguroAuto,
      Entre em contato com a seguradora responsável para que possam ajuda-lo.
      Já fez a cotação do seu seguro? Faça a sua solicitação através do formulário que está no link https://goo.gl/gc1bj1, após o preenchimento, um de nossos corretores parceiros entrará em contato para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *