Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

DeLorean: o carro do ‘De volta para o futuro’ que ficou na história

DeLoreanAlguma coisa te lembra a data de 21 de outubro de 2015? Para algumas pessoas é apenas uma data qualquer, mas para os fãs do “De volta para o futuro” esse momento foi bem esperado.

Se tem um filme que fez muito sucesso na década de 80, foi a trilogia do “De Volta para o Futuro”. No filme, um cientista e seu ajudante conseguiam viajar através do tempo a bordo de um carro superequipado.

No segundo filme, a parada é em 21 de outubro de 2015, às 16h29, na cidade de Hill Valley. Mesmo que a cidade não seja a mesma que está, ainda estamos no mesmo horário (ou pelo menos próximo a ele, dependendo de quando ler esse texto). Emocionante, não?

O filme mostra como estariam as coisas no futuro, que nem sempre se aproximam da realidade de hoje. Isso porque, apesar de pensar em um mundo super tecnológico, os criadores se apegaram a evoluções de coisas que existiam na época e a internet e os smartphones ficaram de fora.

Apesar disso, até hoje o filme reúne seguidores por todo mundo e faz muito sucesso, tanto que a data de hoje era aguardada por muitos fãs.

DeLorean: o carro do futuro

O famoso carro do filme, o DeLorean na verdade existiu com uma versão comercial. Apesar de no filme ter diversas adaptações para que pudesse viajar no tempo, como um relógio onde se escolhia a data e combustível especial que era obtido a partir do lixo doméstico, a versão comercial é mais simples.

O modelo DeLorean DMC-12 foi criado pelo design John DeLorean, que queria fazer um carro bastante futurista e para isso conseguiu um investimento de 300 milhões de dólares na época. Ele foi todo desenvolvido em aço inoxidável e não deveria ter uma pintura, afinal, a escolha do material foi feita para que ele ficasse aparente. As portas que se abriam para cima foram inspiradas nas asas de gaivotas.

O motor de V6 3.0 de 141 cv permitia que ele chegasse até a 200k/h. A transmissão poderia ser automática, com 3 velocidades ou manual com 5 marchas. O eixo cardã não era necessário, já que o motor ficava na parte traseira.

Para que ele tivesse o acabamento perfeito, além de sua estrutura em aço inoxidável, ainda tinha ar condicionado, som de alta qualidade e bancos de couro.

O carro, que foi comercializado de 1981 a 1983, custava cerca de US$ 30 mil. Na época, foram produzidas 9.200 unidades, das quais 6.000 ainda estão rodando por aí.

Apesar de o carro não fazer muito sucesso, uma vez que perdia espaço para os concorrentes, ele chamou a atenção em 1985 ao fazer parte do primeiro filme da trilogia “De volta para o futuro”.

A inspiração para os carros atuais

DeLoreanQuem assistiu ao filme sabe que muita coisa que foi imaginada hoje ainda não existe, como o skate voador (apesar de já existirem protótipos que estão sendo testados). Já outras, como o fax, são super ultrapassadas e ficaram no século passado.

Mas o carro pode trazer algumas inspirações para os modelos que conhecemos hoje. O câmbio automático é uma delas. O sistema de som dos veículos está cada vez mais potente e inclui uma coisa que não foi prevista nos filmes, os equipamentos de DVD.

O combustível alternativo, infelizmente ainda não é uma realidade, mas já está sendo possível utilizar uma versão menos poluente, como a energia elétrica, apesar de ainda não estar disponível para todo mundo.

“De volta para o futuro” também inspirou as montadoras

Utilizando o sucesso dos filmes, algumas montadoras aproveitaram esse momento para divulgar seus carros. Veja só:

Toyota

A montadora aproveitou para divulgar o Toyota Mirai, o primeiro carro produzido em série que utiliza hidrogênio. A montadora termina o vídeo de divulgação com a frase: ‘começo do futuro’. Não tem como não lembrar do filme, não é mesmo?

Veja só:

https://www.youtube.com/watch?v=xFyY7_hc-14

Mercedes-Benz

A marca fez três curtas em que relembra algumas das previsões do filme e aproveitou para reforçar os veículos autônomos, como o F 015. Ela encerra os vídeos agradecendo ao cientista do filme, que inspirou os seus engenheiros, e com a frase ‘Feliz Dia De Volta para o Futuro’. Assim deu para agradar aos fãs, concorda?

Veja os vídeos:

Vídeo 1 – Mercedes Benz – De volta para o futuro

Vídeo 2 – Mercedes Benz – De volta para o futuro

Vídeo 3 – Mercedes Benz – De volta para o futuro

Ford

Ela divulgou o capacitor de fluxo, acessório para os modelos Fiesta e Focus. No filme, esse era o equipamento essencial para que o carro funcionasse e o vídeo de divulgação precisará cumprir com os mesmos critérios do original. Porém, com muito humor, a empresa lembra que interferir nos eventos históricos pode resultar em consequências inesperadas. Você também acha? Olhe:

https://www.youtube.com/watch?v=CsHBKcwyK3I

E você, como está comemorando o dia 21 de outubro de 2015? E hoje, qual modelo de carro podemos considerar uma máquina do futuro? Se seu carro pudesse ir até 21 de outubro de 2030, o que você esperaria encontrar por lá? Compartilhe e deixe registrado que daqui a 15 anos podemos relembrar mais essa data.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *