Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Desconto no seguro auto para os carros autônomos

Carros que dirigem sozinhos, sem a intervenção do motorista, apesar de ainda não serem comercializados em larga escala, ao que tudo indica, isso deve acontecer em pouco tempo.

O que parecia coisa dos filmes do futuro, nos faz perceber que essa realidade está bem próxima. Andar em carros que dirigem sozinhos, será uma realidade em pouco tempo.

Inclusive, já existem diversos veículos em testes que têm comprovado essa teoria. Não se assuste se ver um carro na rua sem motorista.

Os carros semiautônomos por sinal, já estão presentes em maior número nas ruas. Eles são capazes de frear quando detectam situações de risco e mantêm uma distância segura do carro da frente.

Porém, já existem veículos em testes rodando pelas ruas de alguns países, principalmente, nos Estados Unidos.

A Tesla já utiliza o Autopilot que permite que o carro ande sozinho, porém, por segurança, o motorista precisa assumir o volante de tempos em tempos.

Apesar desse modelo ter volante e pedais, a Google testa veículos que vem sem esse tipo de equipamento, ou seja, o motorista não teria nenhuma autonomia sobre o automóvel e não poderia fazer intervenções.

Um levantamento feito agência norte-americana de tráfego e segurança veicular (NHTSA), mostrou que esse veículo da Tesla tem 40% menos de chances de se envolver em acidentes. Mesmo após ocorrer um acidente com esse modelo de veículo, ele continua sendo considerado seguro e vale reforçar que ainda está em fase de teste.

A Ford é outra montadora que está se preparando para lançar um veículo 100% autônomo, e promete fazer isso até 2021.

Desconto no seguro auto para os carros autônomos

O seguro dos carros autônomos

Com base nos estudos já realizados, algumas seguradoras dos Estados Unidos estão revendo as suas apólices.

Com base nos estudos apresentados pela NHTSA, as seguradoras descobriram que os riscos envolvendo esse tipo de veículo é menor. Por conta disso, os valores começaram a baixar.

Uma das seguradoras concedeu um desconto de 40% em relação ao preço inicialmente proposto para os veículos da Tesla equipados com o Autopilot. Quem indicar que está utilizando essa função, ganha uma redução de valor na apólice.

Porém, o desconto não se resume apenas a esse único recurso. Os carros que contam com recursos semiautônomos também estão sendo beneficiados. Como o risco de acidentes diminui e os números tem sidos satisfatórios, o seguro auto tem saído mais barato.

A previsão é que quanto mais essa tecnologia for se popularizando, os descontos passem a ser ainda maiores.

Na Inglaterra, outra seguradora também aproveitou a oportunidade e resolveu investir nesse tipo de apólice. Os carros autônomos e semiautônomos também podem se beneficiar com o valor das apólices.

O seguro visa proteger o motorista de todos os problemas comuns enfrentados, quando se tem um veículo, como roubo, furto, colisão, entre outro.

Entretanto, o diferencial está na cobertura em relação ao sistema autônomo. Quando esse falhar, o segurado poderá contar com o apoio da seguradora. Essa cobertura se estende, mesmo quando o erro for ocasionado por uso errado do controle manual.

Um diferencial está na cobertura contra hackers. Se o sistema do carro for invadido e sofrer qualquer modificação, ele estará coberto.

Se por algum momento o carro ficar off-line, perdendo suas conexões, ele também estará amparado pelo seguro.

Apesar desses diferenciais, a seguradora britânica aposta da mesma forma que a americana. Com o tempo, esses carros serão cada vez mais seguros e as pessoas passarão a utilizar em larga escala. Isso será um grande atrativo para os clientes e as seguradoras poderão oferecer preços cada vez mais competitivos, uma vez que os riscos diminuirão.

A grande questão, ainda em discussão é de quem é a responsabilidade pelas falhas no veículo, as montadoras ou os motoristas?

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *