Diminua o valor do seguro auto mesmo com a violência das cidades
Um dos motivos que leva um pessoa a contratar um seguro auto é se prevenir de alguma maneira da violência das cidades, como roubo, assaltos e pessoas que dirigem de forma imprudente. Se por um lado o condutor busca diminuir o valor do seguro auto, por outro, o índice de sinistralidade aumenta, fazendo exatamente o caminho oposto.
Para se ter uma ideia, a cada minuto é roubado ou furtado um veículo e o Rio de Janeiro está no topo desse ranking.
Em 2016 foi realizado um levantamento para identificar quais estados tinham as maiores taxas de roubo e o resultado pode ser conferido a seguir.
A questão é que quanto maior a taxa de roubo de um veículo, maior tende a ser o valor do seguro.
Um levantamento realizado e publicado no Jornal Gazeta do Povo deixa isso evidente. É possível verificar a variação de preço de um estado para outro.
Diminua o valor do seguro auto com essas dicas
Mesmo sabendo de todos esses números, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) aponta que 70% da frota do país não possui seguro.
Mas, se você é esperto e já pensou em proteger o seu veículo, veja algumas dicas e diminua o valor do seguro.
Prefira os carros menos roubados
Evite comprar o carro que aparece no topo da lista dos veículos mais roubados. No momento em que escrevíamos esse artigo a carro que aparecia em primeiro lugar no ranking da Susep era o Gol 1.0.
Ele possuía 3.088 registros de roubo/furto em todo o país, fazendo com que 1,32 da frota tenha sido exposta a esse tipo de sinistro.
Porém, se for analisado o percentual de veículos mais roubados x frota, o que se destaca é a Towner com 9,507% dos carros sinistrados.
Dirija em horários mais tranquilos
Prefira dirigir nos horários considerados menos perigosos. Um estudo encomendado por duas seguradoras conseguiu identificar que cerca de 52% dos furtos ocorrem entre as 18h e 24h. Já das 0h às 6h é o horário que se teve a menor incidência, com apenas 8% delas.
Por isso, se sua rotina permitir, opte por dirigir nos horários em que o veículo fica menos exposto.
Escolha as cores certas dos carros
Tenha carros com cores menos visadas. Os carros de cores prata, preta, brancas e cinza e vermelha são os mais furtados. Juntos somam 93% dos veículos roubados.
Por isso, na hora de comprar um carro vale a pena considerar a cor do veículo e optar pelos menos visados, isso ajuda a diminuir o valor do seguro auto.
Instale um rastreador veicular
Tenha um rastreador de veículo. Ter um equipamento desses instalado no carro pode fazer com que o preço do seguro caia significativamente.
Isso acontece porque em média o índice de recuperação de veículos chega a 95% com o rastreador, bem acima dos carros que não possuem esse equipamento.
Comentários
Sem comentários. Seja o primeiro a responder!
Postar um comentário