Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Diminua o valor do seguro auto mesmo com a violência das cidades

Um dos motivos que leva um pessoa a contratar um seguro auto é se prevenir de alguma maneira da violência das cidades, como roubo, assaltos e pessoas que dirigem de forma imprudente. Se por um lado o condutor busca diminuir o valor do seguro auto, por outro, o índice de sinistralidade aumenta, fazendo exatamente o caminho oposto.

Para se ter uma ideia, a cada minuto é roubado ou furtado um veículo e o Rio de Janeiro está no topo desse ranking.

Em 2016 foi realizado um levantamento para identificar quais estados tinham as maiores taxas de roubo e o resultado pode ser conferido a seguir.

Diminua o valor do seguro auto mesmo com a violência das cidades

Imagem: UOL

A questão é que quanto maior a taxa de roubo de um veículo, maior tende a ser o valor do seguro.

Um levantamento realizado e publicado no Jornal Gazeta do Povo deixa isso evidente. É possível verificar a variação de preço de um estado para outro.

Imagem: Gazeta do Povo

Diminua o valor do seguro auto com essas dicas

Mesmo sabendo de todos esses números, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) aponta que 70% da frota do país não possui seguro.

Diminua o valor do seguro auto mesmo com a violência das cidades

Mas, se você é esperto e já pensou em proteger o seu veículo, veja algumas dicas e diminua o valor do seguro.

Prefira os carros menos roubados

Evite comprar o carro que aparece no topo da lista dos veículos mais roubados. No momento em que escrevíamos esse artigo a carro que aparecia em primeiro lugar no ranking da Susep era o Gol 1.0.

Ele possuía 3.088 registros de roubo/furto em todo o país, fazendo com que 1,32 da frota tenha sido exposta a esse tipo de sinistro.

Porém, se for analisado o percentual de veículos mais roubados x frota, o que se destaca é a Towner com 9,507% dos carros sinistrados.

Dirija em horários mais tranquilos

Prefira dirigir nos horários considerados menos perigosos. Um estudo encomendado por duas seguradoras conseguiu identificar que cerca de 52% dos furtos ocorrem entre as 18h e 24h. Já das 0h às 6h é o horário que se teve a menor incidência, com apenas 8% delas.

Por isso, se sua rotina permitir, opte por dirigir nos horários em que o veículo fica menos exposto.

Escolha as cores certas dos carros

Tenha carros com cores menos visadas. Os carros de cores prata, preta, brancas e cinza e vermelha são os mais furtados. Juntos somam 93% dos veículos roubados.

Por isso, na hora de comprar um carro vale a pena considerar a cor do veículo e optar pelos menos visados, isso ajuda a diminuir o valor do seguro auto.

Instale um rastreador veicular

Tenha um rastreador de veículo. Ter um equipamento desses instalado no carro pode fazer com que o preço do seguro caia significativamente.

Isso acontece porque em média o índice de recuperação de veículos chega a 95% com o rastreador, bem acima dos carros que não possuem esse equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *