Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Direção defensiva: Dicas para motoristas novatos

Quando você é novato na direção, uma das coisas que vai ouvir muitas vezes é que precisa dirigir defensivamente. Em resumo: fique de olho no que os outros motoristas ao seu lado estão fazendo e siga as dicas!

Para evitar pequenos acidentes

Você não precisa ficar sempre tenso e simplesmente esperando que vai acontecer um acidente. Direção defensiva significa que você tem que ficar de olho no que os outros motoristas estão fazendo nas proximidades. Tente antecipar o que eles vão fazer. Se você for capaz disto, vai ser capaz de evitar muitos pequenos acidentes, pequenas batidas, que, é claro, não deseja que aconteça.

Mesmo os mais experientes motoristas não sabem todas as nuances e habilidades que tornam o ato de dirigir mais fácil. É possível saber como se tornar um motorista confiante, com dicas para motoristas que nem sempre se aprende em uma autoescola.

Direção defensiva: Dicas para motoristas novatos

Imagem: Getty

Como dirigir defensivamente

Existem muitos novos motoristas que acabam por se meter em acidentes, principalmente por causa de sua inexperiência atrás do volante. Essa é uma das razões pelas quais existe o sistema de ensino de direção nas autoescolas, para que novos motoristas sempre tenham motoristas licenciados  ao seu lado, até que estejam prontos para estar sozinhos nas estradas.

Nos Estados Unidos algumas estatísticas esclarecem bem essa necessidade. No país, mais de 25% dos acidentes com todos os veículos automotivos envolvem motoristas adolescentes, nos Estados Unidos. A maior causa de morte de jovens entre 15 e 20 anos é por colisões de veículos. Os adolescentes estão envolvidos em mais de 5.000 acidentes em cada 100.000, o que pode ser comparado com 500 acidentes em cada 100.000 na faixa de adultos experientes.

Existem algumas dicas que especialistas indicam e que você precisa saber sobre direção defensiva, que são especialmente úteis para motoristas novatos. Mas elas também são úteis para todos, não importando há quanto tempo estão dirigindo. As dicas ajudarão você  a saber o que fazer em muitas situações e você poderá chegar ao seu destino são e salvo.

Dica 1. Nunca use o celular enquanto dirige

Tanto para bater papo ou para mandar mensagens de texto, você não dará total atenção para a direção se estiver usando o celular. Não vai ser possível estar atento ao que está acontecendo com os outros motoristas ao seu lado. O celular nos distrai demais e somente devemos usá-lo com o carro parado. Se tiver que fazer ou atender uma ligação de emergência, tente estacionar numa área permitida ou ao menos pare no acostamento, antes de usar o celular.

Dica 2. Nunca dirija muito perto do veículo a sua frente

Você precisa cuidar para que haja bastante espaço entre o seu carro e o veículo à frente, para o caso de precisar fazer uma parada brusca.

Se não houver espaço suficiente, há chance de acabar colidindo na traseira do veículo e, mesmo que a responsabilidade seja do outro motorista, sua companhia de seguro provavelmente ainda vai elevar suas taxas no futuro, considerando que o acidente foi sua culpa. Procure deixar pelo menos o espaço equivalente a dois veículos entre o seu veículo e aquele que vai à frente. Dessa forma, você vai ter espaço para frear rapidamente.

Andar colado no carro da frente não significa que você vai chegar mais rápido. Guarde a distância de segurança entre carros para evitar acidentes e multas.

Dica 3. Aprenda a dirigir em qualquer condição climática

As condições do tempo podem causar vários acidentes com veículos, portanto, é melhor não dirigir com mau tempo ou mesmo se estiver escuro, até que o motorista esteja muito confiante em sua habilidade. Mesmo assim, é bom estar atento para que haja alguém com você, quando dirige à noite, até que esteja suficientemente habilidoso.

Dica 4. Dê passagem para outros motoristas

Existem situações, como em cruzamentos de quatro vias, em que será difícil imaginar quem tem o direito de avançar primeiro. Quando estiver nesse tipo de situação, o melhor é simplesmente dar a passagem para outros motoristas. Se você avançar e alguém fizer o mesmo, você vai acabar batendo em outro carro. É melhor perder alguns poucos segundos e esperar, para garantir que chegue onde está indo e chegue lá em segurança.

Quando dirigimos defensivamente, podemos estar certos de que sempre estaremos em completo controle quando estivermos atrás do volante e seremos capazes de antecipar o que outros motoristas irão fazer, sendo assim capazes de evitar acidentes.

Dica 5. Sempre cheque se todos os espelhos estão ajustados corretamente

Se os espelhos não estiverem corretamente ajustados, aparecerão pontos cegos. Um ponto cego é um local na estrada ou via que você não pode ver, portanto, você não percebe um carro na faixa ao lado. Para eliminar pontos cegos, ajuste os seus espelhos laterais, de forma que não possa ver o seu próprio carro neles. Para checar se há algum ponto cego, dirija ao lado de um veículo estacionado, no sentido contrário, olhando pelo espelho lateral. Assim que ele desaparecer na imagem do espelho, você deverá vê-lo com a sua visão lateral.

O espelho retrovisor precisa ser ajustado de forma que você possa ver o vidro traseiro de seu carro por inteiro. Quando estiver ajustando os espelhos, você deve adotar a sua posição normal para dirigir.

Dica 6. Aprenda a sentir onde as rodas estão

Se você deseja estar em condições de evitar buracos na estrada e não arranhar suas calotas quando estacionar, você precisa aprender a sentir onde as rodas estão. Use uma garrafa plástica vazia, amasse com o pé e coloque onde quer praticar. Pratique dirigindo sobre ela com as rodas esquerdas e depois com as direitas. Abra o vidro para ouvir o ruído que a garrafa vai fazer quando for corretamente amassada.

Dica 7. Estacione observando janelas e espelhos

Quando estacionar na perpendicular, ao lado de demais carros, pare assim que você ver a calçada embaixo do espelho lateral. Dessa forma a distância entre o carro e a calçada vai ser mínima e você não vai arranhar o pára-choque.

Quando parar em vaga paralela à calçada, certifique-se que não vai arranhar as calotas. É melhor estacionar na vaga paralela em marcha à re, dessa forma, a calçada é visível através do espelho lateral, portanto você não vai chegar tão perto dela.

Dica 8. Seque os freios depois de passar por uma poça d’ água.

Antes de qualquer poça, mesmo as menores, é melhor diminuir a velocidade e atravessá-la devagar, sem movimentos e ou mudar a velocidade. Se você acelerar, existe a chance da água entrar no sistema de ignição e no motor. Além disso, pode acontecer uma aquaplanagem, que é quando o carro perde a tração e você não consegue controlá-lo.

Depois de atravessar um alagamento, não desligue o motor ou mude a velocidade. Primeiramente seque os freios, pressionando o pedal do combustível e pressionando o pedal do freio algumas vezes. A fricção provoca calor e assim a água evapora das pastilhas do freio.

Dica 9. Observe as manobras dos veículos mais altos que estão na sua frente

Fique alerta não somente ao carro que está exatamente na sua frente na estrada, mas outros que estão mais adiante. Os motoristas dos veículos mais altos (caminhões e ônibus) enxergam as situações da estrada com muito mais clareza. Se eles começam a mudar de pistas todos de uma vez, é bem provável que viram um acidente ou outro tipo de bloqueio. Siga o seu movimento e mude de faixa também.

Se o carro da faixa ao lado diminuir a velocidade, faça o mesmo. É provável que o motorista queira deixar um pedestre ou animal passar.

Dica 10. Se o carro não ligar, ligue os faróis altos

Algumas vezes, no inverno, o carro não liga na primeira tentativa. Antes de tentar, aqueça a bateria do carro ligando os faróis altos. Ligar o rádio pode funcionar também.

Dica 11. Abaixe o espelho retrovisor à noite

Muitos motoristas não sabem que o retrovisor padrão tem 2 posições, a diurna e a noturna. Para evitar o ofuscamento provocado pelos faróis do carro que está atrás do seu, mude o ângulo do retrovisor, puxando a alavanca que fica embaixo.

Dica 12. Ligue o ar condicionado

Mesmo quando não costuma utilizar o ar condicionado, como no inverno, por exemplo, é recomendado que você o ligue regularmente por um curto período de tempo. De outra forma, os dutos podem ressecar.

Dica 13. Não vire a direção com antecedência

É perigoso virar a direção com antecedência antes de fazer uma conversão à esquerda. As rodas devem permanecer na posição inicial. Se um carro atingir o seu na traseira, você poderá ser lançado na pista contrária, onde a colisão com outros carros seria inevitável.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *