Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Começa a valer em Brasília o documento digital de veículos

Foi lançado no Estado do Distrito Federal o CRLVe, uma versão digital do documento do carro que pode ser acessada pelo celular. O planejamento do Denatran é que esse documento digital de veículos esteja acessível em todo o país até dezembro de 2018.

No dia 27 de agosto, o Ministério das Cidades lançou juntamente com o Denatran a versão eletrônica do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Agora o documento passa a ter valor legal quando apresentado através de um aplicativo de celular. Mas por enquanto está novidade está disponível apenas para o Estado de DF.

Conforme o Denatran e a SERPRO, empresa responsável pelo desenvolvimento do documento digital de veículos, o plano é que este documento esteja funcionando em todo o território nacional até o mês de dezembro de 2018.

Assim como a CNHe – Carteira Nacional de Habilitação eletrônica que já está funcionando e, disponível para todo o país, o CRLVe, que também é disponibilizado através de um aplicativo produzido pela SERPRO, em breve deverá estar acessível também em território nacional.

Começa valer em Brasília o documento digital de veículos

Imagem – Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica

Seguindo o mesmo padrão da CNHe, o CRLVe poderá ser acessado por um aplicativo chamado CDT – Carteira Digital de Trânsito, onde o motorista depois de baixar em seu celular o aplicativo, deverá digitar o número do RENAVAN e do código de segurança encontrado no CRLV, também conhecido como DUT e, estando com o documento pago e atualizado poderá então acessá-lo sempre que for necessário pelo celular.

O aplicativo, possui um QR-Code que permite às autoridades verificar se o documento digital apresentado é verdadeiro e está dentro da lei, e o motorista que fizer uso dessa tecnologia não precisará se preocupar com a conexão à internet todas às vezes que precisar usar o documento. Visto que, depois de baixar o app, e acessar a primeira vez o documento, ele ficará disponível offline no celular.

Começa valer em Brasília o documento digital de veículos

Imagem: CRLV Digital

Essa modernização promete facilitar muito a vida do brasileiro, já que agora, se o dono do veículo tiver qualquer tipo de problema com o documento impresso do carro, não precisará mais se encaminhar ao Detran de seu estado e solicitar uma nova via, enfrentando uma imensa burocracia.

Além disso, pessoas que compartilham o mesmo carro, também estarão livres de problemas em relação ao porte deste documento, que é obrigatório e deve sempre ser apresentado acompanhado da CNH para as autoridades em Blitz ou quando solicitado.

A expansão para todo o território nacional desse aplicativo dependerá apenas do Detran de cada estado. Já que a SERPRO, empresa responsável pelo desenvolvimento do app, precisa que os Departamentos Estaduais de Trânsito de cada estado, enviem todos os dados necessários para que a plataforma passe a funcionar.

Além do acesso simples e rápido através do celular, sempre que o motorista precisar apresentar o CRLV autenticado, ele poderá baixar uma versão do documento em PDF no celular, que virá com uma assinatura digital válida em todo o território nacional.

Integração digital

Assim que o documento veicular digital estiver disponível nos demais Estados, ele poderá ser acessado na mesma plataforma em que a Carteira Nacional de Habilitação digital funciona.

Começa valer em Brasília o documento digital de veículos

Imagem: Integração da CNH e do CRLV no mesmo APP

Além desses serviços, no mesmo aplicativo também estará disponível o seguro obrigatório DPVAT – Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres. Essa integração poderá poupar ainda mais o tempo que os brasileiros perdem com processos burocráticos.

Vale lembrar que o acesso ao documento digital de veículos citado aqui será disponibilizado apenas depois que o motorista estiver com os mesmos regularizados, com o pagamento de todas as taxas em dia.

Além disso, qualquer motorista que for parado pelas autoridades sem a posse de tais documentos obrigatórios, sejam eles impressos ou digitais, cometerá uma infração gravíssima, perdendo sete pontos na carteira e sendo obrigado a arcar com uma multa no valor de R$ 293,47.

Como acessar a CNH digital

Se você ainda não usa a CNH digital, que está disponível em todo o território nacional desde abril deste ano. Basta que solicite o documento com o código necessário ao Detran, presencialmente ou através do site.

Com posse dele, você deverá então baixar o aplicativo referente e escanear o QR-Code, pronto, você poderá acessar sua CNH digital sempre que precisar. Lembre-se apenas de atualizar todos os dados necessários antes de acessar o documento pelo aplicativo. Isso pode ser feito diretamente na página do órgão responsável ou pelo telefone 154.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *