dcsimg

O escândalo da Volkswagen: até onde chega a responsabilidade das montadoras com nossa saúde?

O escândalo da Volkswagen: até onde chega a responsabilidade das montadoras com nossa saúde?O mês de setembro de 2015 foi marcado por um grande escândalo automobilístico. Não foi espionagem, nem morte de algum piloto de Fórmula 1. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse escândalo e como ele afeta nós, brasileiros. Confira a seguir!

Todo mundo ficou chocado com a notícia, afinal, como que uma das maiores empresas do mundo consegue burlar por anos testes sofisticados e muito bem elaborados, além dos especialistas na área responsáveis pela fiscalização?

Ainda não entendeu? Acontece que a montadora alemã Volkswagen conseguiu aplicar um golpe tão grande que pode chegar a mais de 11 milhões de veículos. Fora isso, afeta diretamente a saúde do planeta e das pessoas, já que os carros envolvidos liberavam mais óxidos de azoto que o permitido.

Quem é o responsável por essa fraude?

Não se sabe quem é o responsável por tal fraude, no entanto, um homem assumiu a responsabilidade: o ex-presidente da Volks, Martin Winterkorn.

Óbvio que Winterkorn não montou o plano sozinho, mas até o momento ele assumiu o peso de sua culpa e pediu demissão da empresa. Para algumas pessoas, ele é considerado um criminoso, já que os níveis de NOx emitidos são altíssimos.

E o que é o NOx?

O NOx é o óxido de nitrogênio, resultado da combustão do óleo diesel. Muito poluente, também entra em combustão facilmente é o principal gás emitido pelos carros adulterados.

É um dos principais responsáveis pela chuva ácida, do nevoeiro fotoquímico, além de causar irritações e inflamações pulmonares. Crianças e pessoas com doenças pulmonares são as mais afetadas pelo NOx.

Quando essa fraude foi descoberta?

O escândalo da Volkswagen: até onde chega a responsabilidade das montadoras com nossa saúde?

Toda a trama da Volkswagen foi revelada apenas em 2015, mas muito antes da revelação, uma ONG e especialistas norte-americanos já desconfiavam da farsa tramada.

A Organização Não governamental – Conselho Internacional do Transporte Limpo (ICCT) – foi realizar teste para mostrar que o diesel era um combustível muito menos poluente que os outros e ‘acidentalmente’ descobriu a farsa da Volkswagen. Eles realizaram testes com carros em situações normais, ou seja, diferentes dos testes realizados pela Agência de Proteção Ambiental (EPA).

Com essa discrepância, eles resolveram alertar as autoridades – EPA – que revisaram os testes e descobriram que havia um software capaz de identificar quando o carro está sendo testado e assim modificar a quantidade de gases poluentes lançados no ar.

Quantos carros têm esse software?

Apenas nos Estados Unidos, a Volks possui quase 500 mil veículos. Porém, esse número sobe para quase 11 milhões de automóveis ao redor de todo o mundo.

O Brasil possui carros com esse software?

Sim! O Brasil possui aproximadamente 17 mil pick-ups Amarok nessa situação. A montadora alemã já informou que no início de 2016 será realizado um recall para trocar o software.

Outros carros estão envolvidos

Não são somente as pick-ups Amarok que estão envolvidas nesse escândalo. Muitos modelos da Volks que estão espalhados pelo mundo também estão na lista. Além desses, alguns carros da Porsche, da Audi e outros modelos movidos à gasolina já estão na relação de automóveis com o software adulterado.

Faça a cotação do seu seguro auto online!
Qual é a marca do seu carro?

Mas quais são as consequências para a saúde do planeta e das pessoas?

Por fim, a parte mais importante: como ficará a saúde das pessoas e da Terra? Devido a alta quantidade de NOx que foram emitidos no ar – mais de 40 vezes mais que o permitido -, os riscos para a saúde e para o meio ambiente são enormes.

Segundo a EPA, os automóveis da Volks emitiram entre 10 e 50 mil toneladas por ano de NOx, caso estivessem de acordo com as emissões de gases. Se todos os 11 milhões de carros que a Volkswagen anunciou realmente tiverem lançado esses gases, podem ter sido lançados na atmosfera quase 1 milhão de toneladas de NOx por ano. E as consequências podem ser devastadoras.

Para a saúde humana, os gases tóxicos lançados no ar podem causar inflamações e infecções nos pulmões. Em pessoas que já possuem problemas respiratórios, os problemas podem ser ainda maiores. Especialistas afirmam que quem possui problemas no coração também é afetado.

Mas, sem dúvidas, a pior notícia é que a poluição exorbitante faz com que as pessoas expostas a ela morram mais rapidamente.

Por fim, sabemos que a Volkswagen separou metade do seu lucro de 2015 para trocar o software. Também já fomos informados que ela realizará a troca desse programa e que entrará nas regras. Mas, provavelmente, o pior dano à Volks é a credibilidade da empresa, que ficou ameaçada, sem nos esquecer dos processos que ela já começou a sofrer.

Entretanto, como serão resolvidos os danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas? Agora só nos resta esperar para saber quais as providências que a empresa tomará quanto a este problema.

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário