dcsimg

Fuja dos buracos usando a tecnologia

As ruas são bastante esburacadas e dirigir nelas pode ser uma verdadeira aventura, pois se precisa desviar desses pequenos empecilhos.

E não se trata apenas de não ter que balançar toda vez que passa por um buraco. Eles podem destruir o carro, estragando a suspensão, proteção de cárter, entre outros.

Sem falar que o pneu pode furar e você ter que ficar um bom tempo parado trocando ele.

Por isso, ter apenas habilidade ao volante pode não ser suficiente para lidar com esse problema comum nas ruas brasileiras, é preciso contar com a tecnologia e assim conseguir evitar dores de cabeça.

A Ford conta com uma tecnologia que ajuda a desviar dos buracos e assim minimizar esses problemas.

Desvie dos buracos com a Ford

Até pouco tempo a tecnologia contra buracos era encontrada apenas nos carros de luxo, porém, por conta de sua utilidade hoje já está presente nos sedans médios.

A tecnologia anti-buracos trabalha com sensores que conseguem perceber a presença de buracos ou alguma irregularidade.

Ela fará uma leitura das condições do asfalto e enviará as informações para o controle de suspensão e carroceria. Dessa forma a suspensão pode ser ajustada, minimizando o impacto ao passar por um buraco.

As rodas traseiras trabalham de forma separada das dianteiras, assim, quando as da frente caem no buraco, as traseiras enrijecem o sistema de suspensão. Assim, os ocupantes do carro não percebem esse problema de forma agressiva.

A tecnologia presente nos modelos dos veículos pode variar. No Ford Fusion Sport V6 existem 12 sensores de alta resolução que percebem as irregularidades na pista que estejam a frente do veículo.

A cada 2 milissegundos o computador faz a leitura da pista e consegue fazer os ajustes antes de que se chegue até o buraco.

Porém, as inovações não param por aí. O sistema faz uma investigação aprofundada dos terrenos esburacados, enviando as informações recebidas para uma nuvem.

Esses dados são transmitidos para um centro da Ford na Alemanha e pode ficar à disposição de outros motoristas.

Além disso, está em teste uma pista com cerca de 1,9 km que reproduz diversos buracos, inclusive os piores do mundo. Sendo possível prever como o carro irá se comportar em diferentes situações.

Apesar de ser novidade, o sistema anti-buracos deve chegar ao mercado brasileiro ainda em 2017, com o Ford Fusion.

Porém, ao contrário do que se pensa essa não é uma tecnologia exclusiva da Ford. A Mercedes já possui no seu “Classe C”.

Leia mais artigos sobre:

Comentários

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário