Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Gasolina aditivada ou comum: a aditivada compensa mais mesmo?

Na hora de abastecer o veículo, existem diversas opções e alguns motoristas podem ficar em dúvida. Quem possui um carro flex precisa escolher entre etanol ou gasolina, mas quem abastece somente com gasolina, deve escolher a aditivada ou comum?

Essa é uma dúvida bastante comum entre os motoristas e alguns acreditam que a gasolina aditivada é sempre a melhor escolha. Porém, apesar de ter alguns benefícios adicionais, não é bem assim que a história funciona.

As duas gasolinas existem por motivos diferentes, e quem sempre usou a comum, não deve fazer a troca pela aditivada de repente. Então, veja quando usar cada uma delas.

Gasolina aditivada ou comum: a aditivada compensa mais mesmo?

Imagem: Getty

Usando a gasolina comum

A primeira coisa a entender é que a melhor gasolina é aquela indicada pelo fabricante. Para que haja o melhor aproveitamento do motor é preciso utilizar um combustível com a octanagem adequada. Essa informação pode ser encontrada no manual do veículo.

Os carros a gasolina que sempre utilizaram a gasolina comum, devem continuar usando-a. Caso deseje fazer a troca, é preciso fazer uma limpeza para que não ocorra o entupimento do bicos injetores e carburador.

Nos locais que se transita em alta velocidade, como as estradas e onde o trânsito é livre, a gasolina comum é indicada e permite um bom desempenho do motor.

Usando a gasolina aditivada

A gasolina aditivada possui detergentes e dispersantes que ajudam a limpar o motor e os locais onde o combustível circula. Ela evita que resíduos se acumulem e causem entupimento.

Isso faz com que a durabilidade das peças seja maior e a conservação do veículo se dê por mais tempo, reduzindo os custos com a manutenção.

Em locais de trânsito intenso ou lentidão, é indicado que seja utilizada a gasolina aditivada para que se tenha um melhor rendimento do motor.

Outra vantagem de utilizar a gasolina aditivada é que se dispensa o uso de outros aditivos, já que a própria gasolina realizará essa função.

No caso de ser carro flex, pode usar qualquer tipo de gasolina sem nenhum problema, pois o motor já está programado para receber tanto etanol como gasolina, então não tem problema variar entre a aditivada e comum.

Por falar nisso, você sabe quando compensa etanol ou gasolina?

Atenção na hora de abastecer

Apesar de ser possível optar pelos dois tipos de gasolina e ainda garantir um bom rendimento do veículo, é preciso ter cuidado na hora de abastecer porque os combustíveis que sofrem adulteração podem prejudicar o desempenho do veículo. Com o tempo, as peças acabam ficando danificadas e o custo para manutenção pode ser bem elevado.

Sem falar que há a necessidade de verificar se o posto de combustível possui certificações e autorizações para operar. A resolução 273 DE 29 DE NOVEMBRO 2000 indica sobre algumas regras para o funcionamento dos postos.

Além disso, é preciso estar sempre atento, buscando abastecer em locais que possuem bandeiras conhecidas e que são recomendados.

Se após abastecer, perceber alguma mudança no veículo, não volte a abastecer no mesmo posto.

Sabendo escolher o local certo para abastecimento, evitam-se grandes problemas com o veículo, independentemente do tipo de gasolina escolhida.

Por isso, se ficar em dúvida se deve utilizar a gasolina aditiva ou comum, lembre-se das dicas dadas e escolha o melhor para o seu veículo.

Leia mais artigos sobre:
Jeniffer Elaina da Silva

Especialista em seguros, Jeniffer Elaina trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Marketing com pós em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. É apaixonada pelo que faz.

8 Comentários

  • Wilson da Silva Santos Filho says:

    Bom dia, meu carro é um Honda Fit, sempre usei gasolina comum, é o que diz no manual, meu carro tem uma batida de tucho, levei ao mecânico, ele perguntou se perdeu a potência, eu disse que não, mas um dia coloquei gasolina aditivada, melhorou e diminuiu a batida do tucho, foram duas vezes que coloquei, tem problema, coloquei meio a meio?

    Obrigado

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Wilson,

      Obrigada pelo contato.
      Para seu tipo de dúvida, favor entrar em contato com um profissional para que possa ajuda-lo.

      Visite nosso site e faça sua cotação já! Preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ e aguarde um corretor parceiro entrar em contato com você para tirar suas dúvidas.

      Atenciosamente.

    • Fabio Neves says:

      Boa tarde,

      O problema dos tuchos está no óleo e não no combustível. A diferença de som pode ser resultado de diferenças na temperatura. Se você começou a ouvir os “tic tic” dos tuchos, significa que pelo menos um deles está partido. Não importa o combustível, aditivos, nem mudanças de óleo, porque o que está partido não volta a colar. A única forma de resolver o problema é a substituição de tuchos. Mecânicos recomendam aditivar o óleo para eliminar o barulho, mas isso não resolve o problema, e a longo prazo pode danificar o motor. Quanto mais cedo for feita a substituição, menos prejuízo para o motor, menos terá que pagar. Para evitar problemas de tuchos, faça mudanças de óleo e filtro regulares, e certifique-se que ambos seguem a norma do veículo.

      Até.

  • Jorge Soares says:

    Boa tarde!

    Utilizo desde sempre a gasolina de 95 Octanas. É o que o manual do carro indica. Por vezes sinto o motor a engasgar e com falta de potência, durante a condução e sobretudo em vias inclinadas (subidas).
    Pergunto se posso agora utilizar a outra, de 98 octanas, e se isso irá ser prejudicial para o automóvel?
    Por favor, ajudem-me a esclarecer esta questão.

    Abraço cordial.
    Jorge Soares, Portugal.

  • Sanaira Silveira says:

    Boa tarde Carlos,

    Obrigada por comentar no SeguroAuto,
    Infelizmente para seu tipo de problema, não podemos ajuda-o.
    Para fazer uma cotação ou renovação de seguro, preencha o formulário em nossa página clicando no link https://www.seguroauto.org/cote/ para que um corretor parceiro entre em contato com você.

    Atenciosamente.

  • Carlos says:

    Bom dia,

    Abastecido com gasolina adulterada. O quê fazer? Veículo esta lento.

    Grato

  • Paulo Lima de Oliveira says:

    Bom dia,

    Eu costumo usar só álcool, mas de vez em quando uso gasolina comum + 20% aditivada, principalmente quando viajo.

    Até mais.

    • Sanaira Silveira says:

      Bom dia Paulo,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Caso você tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, entre em nosso site e preencha o formulário para que um de nossos corretores entre em contato com você.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *