Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Idade pode deixar seguro auto 129% mais caro

Idade pode deixar seguro auto 129% mais caroPor um lado, o seguro automotivo é uma das opções mais confiáveis para garantir a segurança e comodismo dos condutores de todo o país. Do outro, é uma das opções mais caras para garantir toda essa proteção prometida, dificultando, muitas vezes, o acesso de quem busca pelas melhores opções no mercado de seguros para carros.

O problema começa na condução do valor dos seguros, uma vez que a seguradora levanta um perfil do seu potencial cliente, o que pode encarecer ainda mais o valor final da apólice, dependendo da região onde vive, do carro que dirige e da idade do proprietário.

Em uma pesquisa realizada recentemente, concluiu-se que jovens com uma média de 20 anos podem chegar a pagar até 129% a mais, de seguro, do que um segurado que esteja na casa dos 40 anos de idade. O gênero, também, influencia muito, ficando o seguro de automóveis cerca de 12% mais caro para os homens.

Na própria capital paulista, por exemplo, vê-se isso diariamente. Se não pela idade do condutor, pela região onde mora. Em São Mateus, zona leste paulistana e líder no ranking de bairros mais ameaçados por roubos de automóveis, os segurados costumam desembolsar quantias até 61% superiores a de quem reside na Vila Mariana, bairro da zona sul.

Algumas opções para baratear o seguro do carro

Existem, no mercado, opções que visam pesar menos no bolso do consumidor que busca por segurança sobre as quatro rodas que os levam para todos os lugares. E uma delas é a opção que algumas seguradoras têm testado de seguros sem a necessidade de uma prévia análise de perfil do condutor.

Com ela, o motorista ganha a proteção desejada, mas básica, cobrindo, usualmente e apenas, roubos e furtos do veículo. Há, claro, a possibilidade de acrescentar coberturas à apólice, como assistência 24 horas e proteção contra colisão, entre outras opções. Isso viabiliza que mais pessoas tenham acesso ao seguro automotivo, e possam sair às ruas com menos preocupações com a violência urbana.

Os motivos de serem tão caros os seguros automotivos para jovens

O carro próprio não é sonho só de quem já atingiu a maioridade e tem família e carreira consolidadas. Jovens anseiam por um carro que possa chamar de seu, também, mas se deparam com um desafio inusitado, que é o encarecimento do seguro para a camada mais jovem da sociedade.

O motivo principal para isso é que, estatisticamente, é nessa idade, entre 18 e 29 anos, que ocorrem mais chances de se gerar um sinistro, como o envolvimento em um acidente, por exemplo.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo revelou que, em 2012, os homens entre 22 e 29 anos foram responsáveis por 22% das internações decorrentes de um acidentes de trânsito, nos hospitais públicos da capital paulista.

O DPVAT, por sua vez, pagou 51% das indenizações, no primeiro semestre do ano de 2013, para vítimas que tinham entre 18 e 34 anos. Isso faz com que homens, e jovens, sejam o alvo mais cobiçado do encarecimento dos seguros automotivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *