Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Indenização integral paga franquia no seguro auto?

Quem tem um seguro auto ainda pode ter diversas dúvidas sobre o produto que possui, uma delas é em relação ao pagamento da franquia. Mas será que você sabe o que é isso?

O que é a franquia?

A franquia é um valor estabelecido na apólice que permite que o segurado contribua com um valor em caso de sinistro do veículo. Se houver a necessidade de reparo, o motorista deve pagar a franquia, com um valor já pré-estabelecidos para que os reparos sejam feitos pela seguradora.

Essa é uma forma de “dividir” os custos com o conserto, mas seguindo algumas regras estabelecidas pela SUSEP e também discriminadas na apólice.

Quais são os tipos de indenização existentes?

São basicamente dois tipos de indenização com o qual as seguradoras trabalham, uma quando ocorre perda parcial e outra quando há perda total.

No caso de perda parcial significa que o veículo sofreu alguma dano e que o rapado desse não supera 75% do valor total do veículo.

Nesses casos costumam ser situação que podem ser resolvidas em uma oficina como quebra da lanterna, amassado na lataria, entre outros.

A perda total é quando o carro sofre um dano mais abrangente, isso quer dizer que boa parte dele foi comprometido.

A perda total é reconhecida quando o valor do conserto do veículo vai ser superior a 75% do seu preço.  Assim, se ele custa R$ 30 mil e o valor do reparo fica em R$ 24 mil e considerado que ocorreu perda total.

Mas final, em caso de indenização integral preciso pagar a franquia?

A indenização integral pode ocorrer por conta de diversos fatores como uma colisão que causou grandes danos, explosões, roubo e furto.

Nesses casos não compensa reparar o carro devido aos altos custos que serão gerados, por isso as seguradoras optam por pagar a indenização integral.

Como a franquia e uma espécie de “contribuição” para pagar o conserto, ela deixa de ter sentido quando ocorre a perda total.

Assim, como não há nada para ser reparado, também não haverá a cobrança da franquia. A seguradora vai arcar com todos os custos pagando a indenização integral conforme previsto na apólice.

Porém, é importante ressaltar que o pagamento da indenização integral só é feito mediante algumas condições como o pagamento o seguro estar em dia e o motorista não dirigir embriagado.

Se essas condições não forem atendidas, nem com o pagamento da franquia a seguradora fará o reembolso.

Leia mais artigos sobre: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *