Você sabia que existe um limite máximo de indenização no seguro auto?
Os seguros de automóveis tem seu valor definido baseado no próprio veículo e em outros fatores.
Dessa forma, você terá uma indenização maior se possuir um carro de valor acima do mercado. Estes casos englobam carros de luxo, lançamentos ou de marcas famosas.
O seguroauto.org deseja que você adquira o melhor seguro para o seu carro. Veja como!
Qual o limite máximo de indenização no seguro auto?
Se o seu carro possuir um preço de manutenção muito alto ou peças de reposição muito caras, isso poderia acabar gerando certo prejuízo a seguradora. É por isso que existe uma certa limitação no que diz respeito a indenização que será paga.
A fim de se resguardarem contra grandes prejuízos, as seguradoras utilizam o LMI, ou limite máximo de indenização. A própria seguradora fixa esse teto nos contratos do seu seguro, e é o valor máximo que ela irá arcar sobre o risco coberto.
Tipicamente, a seguradora define este limite juntamente ao titular da apólice. Por isso, no momento da contratação pense na melhor escolha possível, considerando a área em que você vive, seus hábitos no trânsito e valores médios de reparos do seu carro.
Tipos de indenização no seguro auto
No seguro de automóveis existem dois tipos diferentes de indenizações que podem ser feitas: a parcial e a integral.
O que é a indenização parcial?
A indenização parcial é realizada quando o sinistro causa prejuízos que excedem o valor da sua franquia, definido no momento da sua contratação e estipulado na apólice.
Para receber a indenização parcial, sinistro ou avaria e seu reparo não podem ultrapassa a faixa de 75% do valor total do seu veículo.
Nesse caso, a seguradora ficará em cargo dos reparos enquanto o titular do seguro deve arcar com a franquia determinada em sua apólice.
A indenização parcial é feita principalmente quando o seu veículo pode ser reparado. Depois do sinistro, ele irá para a oficina onde o mecânico fará o seu laudo.
Vale lembrar que a seguradora precisa aceitar o orçamento de reparo do mecânico, caso contrário a seguradora pode não ser indenizada.
O que é a indenização integral?
A indenização integral é feita quando seu veículo é roubado ou furtado e, mesmo após feito o B.O, não foi localizado.
Além disso, você também deve recebê-la no caso do valor de reparação do veículo ultrapassar os 75% do valor total do seu carro.
Em caso de perda total, quando o valor de conserto é superior ao que consta na apólice, a oficina designada fará um laudo para diagnosticar o problema.
Simule o preço do seu seguro auto em nosso formulário.
Geralmente a oficina usada pelo titular é indicada pela seguradora, por ser alguém que eles sabem que não irão forjar um documento.
Prazo para receber a indenização do seguro
Após abrir um requerimento de sinistro, você deve enviar os documentos solicitados pela seguradora e esperar orientações sobre o que fazer.
Assim que você receber orientação de como prosseguir, seja em caso de roubo, furto, colisões, acidentes ou outros, eles terão 30 dias para entregar a indenização. Com a eventual solicitação de algum outro documento, o prazo é suspenso. Após o envio, os 30 dias recomeçam.
Sempre acionar o seguro de automóvel ao sofrer um sinistro?
Nem sempre você deve ou precisará acionar o seguro. Primeiro, você deve analisar o dano que o veículo sofreu.
Alguns danos pequenos, com um baixo custo de manutenção ou reparo, não valem a pena o acionamento do seguro.
Para saber se vale a pena, calcule o quanto seria gasto na oficina com um reparo por conta própria, e quanto seria sua franquia. Se a franquia for mais cara, seria uma desvantagem acionar o seu seguro.
Sabendo que os seguros possuem um limite de indenização, você pode fazer melhores escolhas na sua apólice, realizando uma contratação mais inteligente.
Junto do seu corretor e da seguradora, estabeleça limites que façam sentido para você, seus hábitos e com o que possa precisar futuramente.
Agora que entende como funciona o limite máximo de indenização no seguro auto, já pode fazer a contratação do serviço que irá proteger você e seu veículo.
Nenhum comentário