Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Manutenções que você não pode deixar de fazer no seu carro

Compartilhe nas redes sociais:

A maioria dos motoristas quer apenas pegar o seu carro e sair dirigindo por aí, afinal, o veículo é um meio de transporte.

Não há nenhum problema em rodar com o carro por muitos quilômetros, porém, é preciso cuidar para que ele sempre esteja em boas condições.

Não é raro ver carros que nunca fizeram uma troca de óleo e já possuírem mais de 20 mil quilômetros rodados. Esse é apenas um dos problemas que aparecem com uma certa frequência nas oficinas mecânicas.

A questão é que, se os cuidados não forem tomados, os problemas vão começar a aparecer e em pouco tempo o veículo vai te deixar na mão. Sem falar nos riscos de acidentes que aumentam.

Por isso, antes de começar a ter dor de cabeça é melhor se prevenir. Veja as manutenções que são simples e que não podem ser deixadas de lado.

Manutenções que você não pode deixar de fazer no seu carro

Confira a pressão dos pneus

Os pneus são extremamente importantes, isso porque quando calibrados corretamente ajudam na aderência do veículo ao solo.

Os outros pontos são:  quando estão descalibrados acabam tornando a direção mais dura, aumentam o consumo de combustível e se desgastam mais rapidamente.

Todos esses fatores podem acabar resultando em um acidente, aumento de consumo e gasto com o carro.

Para saber a calibragem exata do pneu, o melhor é sempre consultar o manual do proprietário. Lá se encontra qual a pressão certa para cada um deles e essa deve ser seguida.

Mas, não basta saber o correto, é preciso verificar regularmente se está tudo certo com o veículo e sempre fazer a calibragem.

Cheque o filtro de ar

Pode parecer bobagem, mas o filtro de ar irá influenciar no desempenho do veículo. Ele permitirá que o ar chegue até o motor e esse possa fazer o seu trabalho.

A questão é que a poluição, terra e outros resíduos ficam retidos no filtro. Se não for realizada a limpeza, em algum momento a passagem de ar ficará obstruída, influenciando no funcionamento e na potência do veículo.

A limpeza periódica vai garantir a passagem do ar e não sobrecarregará o seu motor.

Verifique os fluidos

Todos os fluidos são essenciais para garantir um bom funcionamento do veículo, entre eles estão, o fluido de freio, fluido de direção hidráulica, refrigerante e fluido de transmissão.

Alguns deles são bem fáceis de conferir, sendo preciso apenas verificar se o nível está adequados, caso não esteja é preciso completar ou trocar. .

Já em outras situações, apenas o nível não é suficiente, é preciso verificar a qualidade de fluido. Isso porque, algumas fórmulas se degradam ao longo do tempo, sendo necessário substituir por completo, mesmo que a revisão seja periódica.

Troque o filtro de combustível

Os filtros são essenciais para que o veículo funcione, porém, com alguns combustíveis irregulares, eles acabam estragando em menos tempo.

Essas são peças chaves para que o carro não apresente problemas e devido a sua fragilidade devem ser sempre verificadas.

Ele fica dentro do tanque de combustível do veículo e quando se anda com os níveis de gasolina muito baixos, ele fica exposto. Como resultado acaba aquecendo mais facilmente e estragando mais rápido.

O melhor é fazer a substituição frequente sempre que o mecânico notar que ele está começando a apresentar problemas e deixar o tanque sempre cheio.

Substitua o filtro de ar da cabine

Trocar o filtro do ar-condicionado pode não parecer uma coisa muito importante, porém, eles vão impactar no funcionamento do veículo.

Se o filtro estiver sujo, o carro precisará fazer um esforço maior para enviar o ar para dentro da cabine, sem falar que o consumo de combustível vai aumentar.

Além disso, os ocupantes que ficam respirando um ar sujo e poluído podem ter mais riscos de desenvolver doenças.


Compartilhe nas redes sociais:
Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *