Seta Balao

COTE AQUI SEU SEGURO AUTO RAPIDINHO!

Qual é a marca do seu carro?

Minha Brasília amarela… E de outras tantas cores…

Minha Brasília amarela... Há 21 anos, a banda Mamonas Assassinas morreu em um acidente aéreo, porém uma das suas músicas mais famosas não teve o seu personagem principal esquecido: a Brasília amarela.

“Minha Brasília amarela. Tá de portas abertas, Pra mode a gente se amar, Pelados em Santos…”. Era assim um dos refrões da música Pelados em Santos, que ficou muito famosa, e claro, que fazia referência a uma Brasília. Para a gravação do clipe da música foi usado um carro todo modificado e que ficou com características únicas, mas que com a morte da banda acabou sendo leiloado.

Porém, a família de Dinho, cantor da banda, encontrou o veículo após 10 anos abandonado e o reformou para que ficasse igual a época que fez sucesso, apesar de ser bem diferente do modelo original.

Minha Brasília amarela... E de outras tantas cores...

E nada melhor do que homenagear a banda relembrando um pouco da famosa Brasília amarela, que pode ser de tantas outras cores e não deixe de ser Brasília.

A paixão brasileira pela Brasília amarela (e de outras cores também)

O modelo do carro que lançado em 1973 foi criado para se proliferar nos centros urbanos, tanto que no Brasil foram comercializadas 950 mil unidades, um número muito grande para época. Ela era vendida como um carro econômico, feito para durar e que tinha linhas supermodernas. Isso era ressaltado nos anúncios que a Volkswagen fazia.

 

Brasilia

Brasilia

Outras Brasílias famosas

Não é somente a Brasília amarela dos Mamonas Assassinas que fez sucesso. Existem outras que também ficaram conhecidas. Confira algumas abaixo:

New Brasília

Na verdade, ela não passou de um projeto, mas que ficou perfeito e relembrou alguns traços do modelo original. Eduardo Oliveira redesenhou o carro e publicou em um blog, mas tudo não passou de uma brincadeira.

New Brasília

World Cup Rally

Em 1974, entre os carros do World Cup Rally, que ocorreu em diversos países da Europa, estava uma Brasília. E se engana quem acha que ele não aguentou. Dos 75 carros que fizeram a largada, ela chegou em 12º lugar.

World Cup Rally

Divisão 3

Era uma extinta corrida que, em 1974, teve uma Brasília como carro vitorioso. O carro de número 17 nunca foi esquecido por muitos.

Ingo Hoffman

Brasília do Chaves – Seu barriga

O personagem do Chaves também tinha um carro desses, que fez muito sucesso. No programa, ele foi lavado pelo Chaves e Kiko e também precisou de uma mãozinha do Seu Madruga para funcionar.

Brasília do Chaves - Seu barriga

E então, você lembra da Brasília amarela e tantas outras famosas? E você, teve alguma Brasília como paixão? Deixe nos comentários qual foi e mande a foto!

Leia mais artigos sobre:

2 Comentários

  • Vinicius Silveira de Caxias RS says:

    Olá,

    Tenho uma azul 1974l RAT LOOK estou há quase um ano, muitas histórias, motor original era 1600, um carburador coloquei um kit turbo e comando de sp2, caixa de Kombi e suspensão fixa, está sendo muito boa.
    E antes disso, meu pai e meu irmão tiveram também.
    Meu pai teve três, a primeira ele tem até hoje guardada, é a relíquia, comprou zero km 1975, hoje tem placa preta vermelho bombeiro, nunca foi feita a lata nem motor, andou pouco de 10.000 km aproximadamente mas logo em 1984 meu pai teve sua segunda Brasilia uma 1976 azul com rodas esportivas de época e assim deixando parada a vermelha. Em 1990 ele vendeu a azul e comprou o terreno da nossa casa e logo após construir a casa, ele mais uma vez, pegou uma 1978 marrom estava surrada mas meu velho não desistiu quando se firmou no seu trabalho reformou inteiramente em 1994 a brasa 1978 marrom savero estava pronta e totalmente original era de dois carburadores solex, então em 2002 decidiu dar ela para meu irmão mais velho que fez a segunda reforma na Marronzinha, colocou pneus maiores, permaneceu com as rodas originais da época, colocou películas e espelhos do Passat Gts e colocou dois carburadores Webber 40 substituindo os solex e na época colocou os bancos de gol quadrado nela, mas hoje em dia voltou com os originais e retirou a película interior original e espelhos somente com suspensão a ar legalizada.

    Att

    • Sanaira Silveira says:

      Boa tarde Vinicius,

      Obrigada por comentar no seguroauto.org,
      Que bacana!
      Caso tenha interesse em fazer uma cotação de seguro, acesse nosso site e preencha o formulário para que possamos entrar em contato com você.

      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *