Seta Balao

Simule o preço do seu Seguro Auto

Qual é a marca do seu carro?

Mitos e verdades sobre aumentar a vida útil da bateria do seu carro

Quando o assunto é otimização do uso de veículos, existem muitos mitos e verdades que nos rondam. Neste artigo você conhecerá todos os mitos e verdades sobre aumentar a vida útil da bateria do seu carro, acompanhe.

As baterias de carro, assim como diversas outras peças e equipamentos automotores, possuem uma vida útil. O que isso significa? Significa que em algum momento, estejam elas sendo usadas ou não, elas deverão ser substituídas.

No entanto, se você tem trocado a bateria do seu carro a cada dois anos ou menos, algo deve estar errado. Neste caso, vale a pena acompanhar este artigo e descobrir alguns mitos e verdades sobre aumentar a vida útil da bateria do seu carro. Além de conhecer algumas dicas de manutenção que poderão ser muito úteis.

Mitos e verdades sobre aumentar a vida útil da bateria do seu carro

Imagem: Getty

Entenda melhor o que é e como funciona a bateria do seu carro

Segundo especialistas, a bateria veicular nada mais é do que um acumulado de placas positivas e negativas de chumbo, e uma diluição de ácido sulfúrico, conhecidos também como eletrólito.

Essas substâncias ficam devidamente alojadas dentro de um invólucro de plástico em formato de caixa. Assim pode ser definida a bateria veicular, nada mais do que uma simples fonte de energia.

Mas não se engane, não é porque se trata de uma peça simples que esse item precisa de menos atenção. Manter a manutenção da bateria do seu carro em dia é fundamental para que ela funcione corretamente e durante todo o seu período de vida útil.

Afinal, além de auxiliar na partida do veículo, a bateria também é fundamental para alimentar equipamentos como aparelhos de som e imagem, lanternas e faróis, alarmes, vidros e travas elétricas, rastreadores e outros itens elétricos que não são desligados nunca.

Por isso, para que sua bateria tenha uma boa vida útil, é importante manter o funcionamento de todos esses componentes eletrônicos em perfeito estado, assim, eles não consumiram mais energia do que o necessário.

Conheça alguns mitos e verdades sobre aumentar a vida útil da bateria do seu carro

Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre aumentar a vida útil da bateria do seu carro:

  1. Aparelhos de som e DVD diminuem a vida útil da bateria?

Verdade – como explicamos acima o uso de aparelhos de som e imagem como o DVD aumentam o consumo da bateria, consequentemente diminuindo o tempo de vida delas. No entanto, esse aumento de consumo não é tão considerável assim.

  1. Usar o ar-condicionado reduz o tempo de vida da bateria veicular?

Mito – na verdade, o ar-condicionado não consome energia da bateria para funcionar e sim combustível. Para que você entenda melhor, esse tipo de equipamento só pode ser acionado quando o motor do veículo é ligado.

  1. Posso reaproveitar uma bateria usada?

Verdade – sempre que uma bateria de carro deixa de funcionar o mais indicado é que ela seja devolvida ao fabricante. Pois, a bateria usada poderá ser usada para a produção de uma nova bateria.

  1. Quanto mais pesada é a bateria, melhor é seu desempenho?

Mito – a capacidade de funcionamento de uma bateria de carro não dependendo peso do produto, mas sim da tecnologia que é empregada no equipamento. Uma bateria pode ser mais leve e possuir uma amperagem maior, o que promoverá uma maior eficiência.

  1. As baterias de prata possuem todas a mesma eficiência?

Mito – muitos fabricantes utilizam liga de prata, no entanto, isso não significa que sejam todas iguais. A principal diferença entre elas, está na tecnologia empregada na grade onde se concentra a prata, componente principal da bateria. Por isso, vale a pena conversar melhor com um mecânico antes de escolher uma bateria deste tipo.

Dicas de manutenção da bateria

Se você deseja saber como aumentar a vida útil da bateria do seu carro, fique atento as dicas de manutenção que mostraremos a seguir:

  1. Fique atento aos terminais da bateria

Uma das principais dicas de manutenção da bateria veicular é se manter atento a limpeza dos terminais da bateria e verificar se existem sinais de corrosão, pelo menos uma vez por mês.

Existe no mercado, sprays específicos para realizar a limpeza desses terminais garantindo uma boa transferência de energia, além disso, é possível encontrar capas de proteção para eles que evitam o efeito corrosivo.

  1. Mantenha a bateria sempre protegida

É importante que você sempre mantenha a bateria do seu carro, isolada das alterações extremas de temperatura. Para isso, basta utilizar um dos kits de isolamento térmico para baterias, disponível no mercado. Se seu carro é um modelo mais novo, não há com o que se preocupar, pois, eles saem de fábrica com esse kit.

  1. Garanta que a bateria estará firme em seu compartimento

É fundamental manter a bateria bem fixa e segura em seu compartimento. Afinal, baterias suscetíveis as vibrações e chacoalhões podem ser danificadas apresentando curto circuito.

  1. Tenha atenção ao nível da água

Esteja sempre atento ao nível de água da bateria, atualmente as baterias indicam a reposição da água sempre que necessário. Procure fazer isso com o auxílio de um mecânico e usando apenas água destilada para bateria.

  1. Procure ter um bom carregador para bateria de carro

Vale a pena investir em um bom carregador de bateria veicular, capaz de manter o nível ideal de carga mesmo quando o veículo estiver fora de uso. Assim você conseguirá aumentar a vida útil da bateria do seu carro e ainda terá um bom auxílio de partidas.

  1. Verifique o alternador

Para que não haja falhas de alimentação ou desperdício de energia da bateria é importante que você verifique se o alternador do carro está carregando corretamente.

Para isso, você precisará de um multímetro, medidor voltímetro, de 20V, basta que você conecte o cabo vermelho ao pólo positivo e o preto ao negativo e faça as seguintes anotações de voltagens:

  • Anote a voltagem com o carro ligado, motor frio e o ar-condicionado desligado;
  • Deixe o veículo funcionando até que o ventilador seja acionado, e anote novamente a voltagem;
  • Desligue o motor, espere esfriar e anote a voltagem novamente;
  • Desligue o multímetro, dirija por 20 minutos, para que o alternador possa gerar energia, e durante o trajeto, ligue o ar-condicionado. Desligue o veículo e meça mais uma vez a voltagem da bateria.

Com todas as anotações em mão, será muito mais fácil entender o funcionamento do alternador. Veja como a interpretação dessa análise do alternador deve ser feita:

  • Funcionando corretamente: se a última e primeira medição, com o veículo andando e parado, deverão ter voltagens próximas. Sendo que, durante a análise com o veículo parado, a voltagem deverá ser maior.
  • Funcionando com defeito: as medições devem ser parecidas, independentemente de o carro estar andando ou parado, com o motor quente ou frio. Se ao dar uma volta no quarteirão, ou mesmo depois de acionar algum equipamento do veículo, a voltagem diminuir, é sinal de que há algo errado com o alternador.
  • Não está funcionando: se o carro em movimento apresentar um valor menor de voltagem do que com ele parado, e durante o teste parado não haver variação de voltagem, então o alternador não está funcionando.

Agora que você conhece os principais mitos e verdades sobre aumentar a vida útil da bateria do seu carro e sabe um pouco mais sobre a manutenção desse equipamento. Certamente parará de trocar esse item a cada dois anos ou menos.

Leia mais artigos sobre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *